Como calcular o ROI de investimentos em Marketing Digital?
Veja por que medir o ROI em Marketing Digital é tão importante e como você pode fazer isso.
Calcular o ROI em Marketing Digital não é fácil mas, ao mesmo tempo, é uma tarefa absolutamente necessária. Sem saber quais são os retornos sobre os investimentos neste área fica praticamente impossível obter sucesso.
Para se ter uma ideia, 72% dos líderes de Marketing das organizações mais prósperas do mundo afirmam que calcular o ROI e tê-lo sob controle influencia positivamente seus resultados, segundo um estudo global feito pelo Content Marketing Institute.
Agora, por onde começar? Como saber se você está fazendo corretamente?
A boa notícia é que há métodos e ferramentas que podem ser empregados nesta missão. E é sobre isso que vamos refletir ao longo deste artigo.
Continue lendo para entender a importância do ROI no Marketing Online e como calculá-lo!
Por que é tão importante medir o ROI em Marketing Digital?
No Marketing Digital, o retorno sobre os investimentos (ROI) é a medida do lucro ou perda que você gera. Ela é mensurada quantitativa e qualitativamente com base na quantidade de dinheiro investido.
Em outras palavras, essa medida indica se você está obtendo o valor do seu dinheiro com suas campanhas de Marketing na web. Se tiver um retorno do investimento positivo, isso significa que suas campanhas estão gerando mais receita do que você gasta nelas.
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Dimensionar o ROI em Marketing Digital é importante porque, sem medir isso, você está essencialmente tateando no escuro. Isso é absolutamente prejudicial à melhoria contínua e, consequentemente, à lucratividade do negócio.
Assim que você puder identificar quais áreas não estão tendo um desempenho tão bom quanto esperava, poderá trabalhar analisando esses aspectos e tomando medidas viáveis para alcançar os objetivos.
→ Leia também: Os erros mais comuns no Marketing Digital!
Por onde começar para calcular o ROI em Marketing Digital?
Confira agora algumas práticas que vão facilitar seu cálculo do ROI em Marketing Online.
Estabeleça objetivos e metas
Medir o ROI em Marketing Digital depende de quais são seus objetivos. Ou seja, não é possível avaliar uma rota sem saber para onde se está caminhando.
Uma abordagem interessante para isso é o SMART, que, basicamente, determina que cada meta deve ser:
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Specific (específica);
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Measurable (mensurável);
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Attainable (atingível);
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Realist (realista);
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Time-bound (com limite de tempo para cumprimento bem claro).
Determine métricas e indicadores
A partir disso, é possível determinar quais métricas e indicadores serão usados para o cálculo. Em linhas gerais, estes são os tópicos mais comuns para as empresas acompanharem em sua estratégia de Marketing Digital:
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Taxa de conversão das campanhas;
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Custo de aquisição por cliente;
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Conversão ao longo do funil;
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Número de visitantes únicos;
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Número de leads gerados;
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Custo por lead;
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Taxa de fechamento de lead;
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Ticket médio dos pedidos gerados online;
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entre outros.
→ Saiba mais: Métricas em Marketing Digital: atenção às que importam!
Monitore com regularidade
Não basta apenas definir métricas e indicadores, é preciso acompanhá-los com frequência.
Para isso, você vai precisar contar com ferramentas tecnológicas que vão desde o Google Analytics até plataformas próprias de monitoramento de mídias sociais, entre outras.
Não hesite em buscar ajuda especializada
Por fim, mas também muito importante: avalie seriamente contar com uma consultoria em Marketing. Ao menos para organizar a casa em termos de planejamento, definição de objetivos e as primeiras medições.
→ Saiba mais: Por que contratar uma consultoria de Marketing?
O que você achou das nossas dicas para calcular o ROI em Marketing Digital? Se precisar de ajuda, fale conosco agora mesmo!