Chegou a hora de pensar na transformação digital em vendas B2B

 Em Marketing Digital, Planejamento
Transformação digital: se tem um assunto que está em alta nos últimos anos é esse! Afinal, novas tecnologias surgem quase que diariamente e são inseridas em nossas rotinas.
Mas, por que pensar sobre isso é relevante para quem trabalha com vendas e marketing B2B?

Mas afinal, o que é a transformação digital?

A transformação digital consiste na utilização cada vez maior de recursos tecnológicos para substituir processos manuais e burocráticos. Isso ocorre tanto em nossa vida pessoal, quanto na profissional.
Vale lembrar que a transformação digital é um fenômeno cíclico, ou seja, não é algo que tem fim. Como novas tecnologias vão sendo lançadas, as antigas vão sendo substituídas e o processo se renova.

Por que é hora de pensar sobre ela?

Para quem trabalha com vendas B2B, pensar sobre a transformação digital é muito importante.
Isso se justifica porque os compradores das empresas já utilizam meios digitais para realizar as compras. O e-commerce, por exemplo, já é explorado no mercado B2B.
Além disso, por meio de tecnologias como a computação em nuvem e a internet das coisas, os vendedores podem otimizar os seus trabalhos. Isso facilita os contatos com os clientes e potencializa os resultados em vendas.

Como ela se aplica no campo das vendas B2B?

No campo das vendas B2B, a transformação digital se aplica, basicamente, a partir de alguns pilares. São eles:

Computação em nuvem

Softwares de computação em nuvem são essenciais para que os vendedores possam trabalhar em qualquer local. Esses sistemas agilizam as vendas e os pedidos, tornando os atendimentos aos clientes muito mais ágeis.

Big Data

As tecnologias de Big Data estão relacionadas ao acesso, à organização e ao uso estratégico de dados. Ao analisar os dados, pode-se ter bons insights para estratégias de marketing digital, como a produção de conteúdo em determinados eixos temáticos.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é o ramo da informática que desenvolve recursos que podem simular as atividades humanas.
Pode-se criar aplicações que preenchem automaticamente os formulários para receber pagamentos, por exemplo. Assim, o trabalho dos vendedores é otimizado.
Já em um e-commerce, quando o comprador de uma empresa coloca um produto no carrinho, uma aplicação pode mostrar anúncios personalizados de itens complementares.
Vamos supor que você tem uma loja de móveis para escritórios corporativos. Ao comprar uma escrivaninha, o cliente também pode receber a sugestão para comprar um armário. Se ele optar pela compra, o ticket médio do negócio aumenta.

Chatbots

Os chatbots são aplicativos de conversa instantâneos, que substituem os atendentes humanos em abordagens iniciais.
Com esse recurso, os clientes podem tirar dúvidas sobre os produtos no site, verificar se existem promoções, solicitar um atendimento com pessoas reais etc.
Os chats online agilizam as operações, tendo em vista que as dúvidas mais comuns que os clientes têm podem ser respondidas rapidamente.
Em alguns casos, a eficiência é tão grande que as vendas podem ser fechadas sem qualquer intervenção humana na abordagem.

Como começar a inseri-la na rotina empresarial?

Para inserir os recursos da transformação digital em sua rotina empresarial, inicialmente, é necessário fazer um levantamento dos processos atuais.
A ideia é que esse mapeamento mostre quais pontos da sua empresa podem ser automatizados e melhorados com os recursos tecnológicos.
Contar com uma empresa especialista em vendas B2B é uma ideia interessante nesse momento. Isso porque esse tipo de agência já tem experiência com planejamento de marketing e inclusão da transformação digital nos processos.
 
Esse é o caso da Tech4Biz! Somos especialistas em atender clientes B2B e podemos ajudar o seu negócio a se desenvolver no meio digital. Para saber mais, entre em contato conosco!

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