As tendências de Marketing B2B para 2022
Conheça as tendências de Marketing B2B descritas um estudo produzido pela GoAd Media.
São muitas as iniciativas de Marketing B2B, pois essa área está em franca ascensão. Ela avança à medida que mais empresas do segmento entram ativamente na transformação digital.
Ao mesmo tempo, os compradores profissionais também se abrem para as experiências digitais. Cerca de 70% deles assumiram os meios online de relacionamento com fornecedores como habituais, de acordo com estudo global da McKinsey.
Neste artigo, vamos apresentar em detalhes as previsões da GoAd Media para 2022. E você vai poder refletir sobre quais delas melhor se encaixam em seu negócio.
Confira!
As tendências de Marketing B2B mais quentes para 2022
Responsabilidade socioambiental e de governança
Environmental, Social and Governance. Você já ouviu falar do ESG? Esse conceito abrange um subconjunto de indicadores de desempenho para além das questões relacionadas às instituições financeiras. E vem sendo cobrado das empresas, tanto por investidores e clientes como pela opinião pública em geral..
Cada vez mais, além do compromisso em produzir produtos e serviços com mínimo impacto na sociedade, no meio ambiente e também respeitando as normas de regulamentação, as empresas devem comunicar isso a seus públicos de interesse.
Orientação por dados
Outra das tendências de Marketing B2B apontadas pela GoAd Media já vem sendo sentida com maior frequência ultimamente: a hegemonia dos dados.
A partir de 2022, toda e qualquer ação de marketing no mercado B2B deve considerar o uso estratégico de conjuntos cada vez maiores de informações (Big Data).
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Experiência do comprador
Neste movimento, tudo o que o Marketing B2B já faz para proporcionar a melhor experiência do comprador deverá ser intensificado a partir de agora. Isso considerando que os profissionais que compõem os comitês de aquisição nas organizações estão mais inclinados a interagir e comprar online.
Para se ter uma ideia, 67% dos compradores afirmam que ter uma boa experiência de negociação é uma prioridade. Dentro disso, a experiência digital é tida como definidora da continuidade do relacionamento com um fornecedor, segundo um estudo da DocuSign.
Marketing e tecnologia mais unidos que nunca
O relatório da GoAd Media também aponta que em 2022, a união do Marketing com a TI deverá se solidificar. E isso representa importantes mudanças na forma como as equipes trabalham, mas também no que se espera delas.
Em outras palavras, o valor esperado por um Marketing B2B mais orientado por dados e, portanto, mais próximo dos profissionais de tecnologia, deve ser mais complexo do que se viu até agora.
Dentro disso, vamos ver cada vez mais o emprego de plataformas tecnológicas dotadas de Inteligência Artificial, por exemplo, nas operações de Marketing. O que também requer mais qualificação dos profissionais da área, mas principalmente um diálogo mais aproximado com os profissionais de TI.
→ Leia também: Marketing e tecnologia unidas pela medição dos resultados!
Transformação digital ainda mais profunda
Engana-se quem pensa que o processo de transformação digital já está completo nos negócios. Ele ainda está em curso, e deve se aprofundar ainda mais em 2022, segundo a GoAd Media.
No mercado B2B, que vem aderindo às tecnologias e aos métodos digitais, o Marketing tem muito o que avançar. E ele será conduzido nesta direção com mais força em 2022.
→ Leia também: Marketing e tecnologia lideram a transformação digital nas empresas!
Resumindo
O Marketing B2B está se sofisticando, num movimento que acompanha a própria evolução do mercado das empresas que negociam com outras. Por isso, acompanhar as previsões de consultorias e pesquisadores do tema é muito importante.
Como vimos, as tendências de Marketing B2B que apresentamos aqui estão bastante focadas nas mudanças impostas pelo avanço da tecnologia digital. E mais: a responsabilidade socioambiental e de compliance exigida das empresas deve reverberar cada vez mais na área.
O que você achou das tendências de Marketing B2B que listamos neste artigo? Participe com comentários abaixo. E se precisar de ajuda no seu marketing digital B2B, você já sabe: fale conosco!