Por que investir em uma análise de concorrência para seu negócio?
A análise de concorrência é uma estratégia muito importante, porém quase sempre negligenciada pelos negócios. É bem comum que as empresas foquem muito no seu ambiente interno e deixem de prestar atenção naquilo que se passa fora da organização. Ao observar os concorrentes, os negócios conseguem desenvolver ações mais efetivas e implementar estratégias mais interessantes para aumentar as vendas e o faturamento.
O que é uma análise de concorrência?
A análise de concorrência é uma estratégia que dá à empresa uma ideia exata sobre o seu posicionamento de mercado. Por isso, a ideia é que seja realizado um trabalho investigativo, com foco na identificação de oportunidades e melhorias para o negócio.
Conforme você analisa as estratégias dos seus concorrentes, pode pensar em ações que coloquem a sua empresa sempre um passo à frente, garantindo maior efetividade na tomada de decisão e nos resultados.
Como desenvolver uma análise de concorrência eficiente?
1º passo: defina claramente quem são os seus concorrentes
Os concorrentes diretos são aqueles que vendem produtos ou serviços parecidos com os seus e que atuam no mesmo nicho ou região. Por exemplo: Duas clínicas de Medicina do Trabalho, que prestam serviços de saúde ocupacional para empresas de determinada cidade, são concorrentes diretas.
Os concorrentes indiretos, por sua vez, são aqueles que não vendem um produto similar, mas atendem às mesmas necessidades do seu público-alvo. Vamos supor por exemplo, que o RH de uma indústria está pensando em uma ação para premiar os colaboradores que se destacaram no ano. Entre as alternativas disponíveis, está a contratação de um buffet para um almoço comemorativo e uma agência de turismo que oferece pacotes de viagens em grupo para empresas.
Nesse caso, o buffet e a agência de viagens, mesmo vendendo produtos distintos, são concorrentes indiretos. Afinal, elas compartilham do mesmo público e atendem a mesma necessidade.
2º passo: colete dados e faça uma análise estruturada
Você pode analisar a quantidade de seguidores que eles têm nas redes sociais, o grau de engajamento com o público, quais são os canais de comunicação que eles utilizam, como está estruturado o departamento de marketing, entre outros indicadores para ajudar no desenvolvimento da melhor ação para o seu negócio.
Vale lembrar que a ideia não é copiar estratégias dos concorrentes, mas sim compreendê-las, para que a sua empresa possa elaborar o próprio planejamento e conquistar resultados positivos.
Para coletar os dados, você pode usar uma série de ferramentas estratégicas, como o Google Alerts, o SEMrush, o Google Trends, entre outras plataformas disponíveis no mercado.
3º passo: faça uma análise SWOT
A análise SWOT, cabe lembrar, é o cruzamento das forças (strengths) e fraquezas (weaknesses) da empresa com as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do mercado em que ela está inserida.
Com uma análise de concorrência, você terá mais subsídios para fazer o cruzamento SWOT e desenvolver estratégias eficientes para o marketing e demais departamentos do seu negócio.
Quais são os benefícios de realizar uma análise de concorrência?
Basicamente, a análise de concorrência pode ajudar a identificar as principais qualidades e as fraquezas de seus concorrentes. Além disso, também mostrará no que o seu negócio se destaca em relação aos demais. Assim, você poderá desenvolver ações para explorar ainda mais esses pontos fortes.
A Tech4Biz está à disposição para ajudar sua empresa a realizar esse trabalho e desenvolver uma estratégia de marketing digital. Converse conosco!