Marketing Digital B2B: 7 dicas estratégicas para sua empresa

 Em Marketing Digital

O Marketing Digital, também conhecido como marketing online, internet marketing ou ‘web marketing’, nada mais é do a promoção de marcas, produtos e serviços por meio de uma ou mais formas de mídia eletrônica.

Ao contrário do que muitos acreditam, as estratégia digitais – que englobam muito mais que redes sociais ou campanhas de e-mail marketing – também são importantes para empresas B2B (que vendem para outras empresas). Entretanto, existem diferenças entre o mercado B2B e B2C que merecem sua atenção e prioridade.

Pensando nisso, resolvemos trazer uma série de dicas de marketing digital para B2B (que vendem para outras empresas) interessados em explorar todas as possibilidades dessa estratégia. É o seu caso? Acompanhe!

As diferenças entre o mercado B2B e B2C

Quando olhamos para empresas que atuam no mercado B2B nos deparamos com características muito específicas em suas operações, como ciclos de vendas mais longos e complexos, mais de um tomador de decisão de compra e a necessidade de uma relação mais forte de confiança entre cliente e empresa.

Isso exige o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital que enfatize não só a atenção à marca e ao produto ou serviço oferecido, mas que também esteja adequada a este ambiente de maior complexidade.

Entre as diferenças B2B x B2C está também a existência de uma equipe de vendas especializada na prospecção no mercado. Isso faz com que seja essencial se pensar as atividades de marketing digital de forma integrada com a participação desta equipe, para que trabalhos como qualificação de leads sejam mais eficientes.

7 dicas matadoras para uma estratégia de Marketing Digital B2B de qualidade

1. Tenha um bom site

A maioria dos empresários sabe que é preciso ter um website, mas nem todos reconhecem o quanto isso crítico atualmente.

O site é o reino digital de uma marca, um lugar onde é possível compartilhar a história da empresa, descrever produtos e serviços, demonstrar diferenciais, conectar o negócio ao público-alvo e gerar vendas.

Portanto, a primeira dica para quem quer aproveitar as oportunidades do marketing digital é certificar-se de que a presença online da empresa esteja garantida através de um site próprio.

Este site deve proporcionar aos clientes, prospects e admiradores da marca uma experiência do cliente envolvente (conteúdo de qualidade, usabilidade, facilidade de navegação etc.).

2. Produza e publique conteúdo de qualidade

Agora, não basta ter um site estático. O site precisa ser mais do que um “cartão de visitas virtual”, ele deve levar ao público um conteúdo de qualidade.

Por diversas razões: é o que a empresa diz que atrai possíveis consumidores, a qualidade do conteúdo no site determina seu ranqueamento nos mecanismos de busca (Google, Yahoo!, Bing etc.), os consumidores podem sanar suas dúvidas sem precisar ligar para o SAC, dentre outras razões.

Também é muito importante ter uma estratégia de conteúdo que eduque o público-alvo e o conduza dentro de uma jornada (um passo a passo que o leve da descoberta da necessidade à decisão de compra) de forma automatizada. Isso é feito com campanhas de e-mail marketing, publicações regulares em redes sociais, entre outras formas.

3. Saiba como seu público-alvo consome informação na web

Também é muito importante conhecer os hábitos de consumo de informações do público-alvo.

Saber, por exemplo, em quais redes sociais as pessoas que são potenciais clientes costumam passar mais tempo, os formatos de conteúdos (texto, áudio, vídeo etc.) que elas gostam de consumir, pode ser decisivo na hora de escolher um método e colocar planos de ação em prática.

4. Explore o potencial das redes sociais

Tenha um plano tático para utilizar as redes sociais para atrair seus potenciais consumidores para o site.

Para isso, é claro, é preciso conhecer a essência de cada rede, saber se posicionar nelas, formatar perfis interessantes e entregar sempre conteúdo de qualidade.

Entre as principais redes que você deve observar com atenção, estão Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

O ideal é vê-las não apenas como um local para emitir mensagens, mas também como canais para dialogar e observar o comportamento do seu público.

5. Pesquise a atuação da concorrência na web

Faça um mapeamento de ações que seus principais concorrentes estão fazendo no ambiente digital. Verifique como é o site deles, qual o tipo de conteúdo que publicam, em que redes sociais estão presentes…

Faça uma averiguação minuciosa de tudo que a concorrência está explorando. Isso serve para você correr atrás do que ainda não fez e também para pensar em maneiras de se diferenciar.

Não esqueça que vivemos um excesso de informações ao mesmo tempo em que a atenção está escassa, logo, quem faz realmente algo diferente e criativo tende a ter mais audiência e a converter mais visitantes em leads.

6. Escolha um método de marketing digital b2b

Entre as várias metodologias utilizadas no marketing digital, uma tem recebido bastante destaque nos últimos tempos é o Inbound Marketing, que é estratégia que coloca o consumidor como protagonista das ações, atraindo-o com conteúdo e o conduzindo dentro da jornada por meio de ferramentas de automatização – diferente do “outbound marketing”, que se caracteriza pela abordagem mais explícita de propaganda, convidando diretamente para a compra, e não tem tanto poder de segmentação como o que é conseguido com a internet.

Mas também existem outras metodologias. O ideal é encontrar a que mais se adeque aos seus objetivos com o marketing digital e também à natureza do seu negócio e ao perfil de seu público-alvo.

7. Faça testes constantemente e busque inovar

Um dos grandes trunfos do marketing digital é que ele permite acompanhar a efetividade das ações em tempo real. Por meio de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, você consegue ver quais páginas estão atraindo mais internautas, quanto tempo as pessoas passam navegando no site e em páginas específicas, em quais regiões um determinado conteúdo tem mais sucesso e mais uma infinidade de dados.

Com isso, é possível fazer testes, corrigir a rota de uma campanha com ela em andamento e aprender cada vez mais. Claro, você pode e deve usar esta característica para inovar sempre; planejar e produzir ações inovadoras, que elevem a reputação da marca e resultem em mais oportunidades de negócio e vendas.

Esperamos que essas dicas de marketing digital para B2B ajudem sua empresa a explorar melhor as potencialidades dessa estrégia. Quer saber mais? Fale agora conosco e veja como podemos ajudá-lo!

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