7 motivos para sua empresa investir em conteúdo

 Em Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo assumiu uma importância imensa nas estratégias de posicionamento de marca, alcance de consumidores potenciais e vendas. E isso aconteceu porque as pessoas procuram cada vez mais informações na internet, e assumiram a posição de buscadores ativos de conteúdos, deixando de ser meros espectadores na web.

Diante disso, a propaganda tradicional como era usualmente praticada deixou de ser o principal investimento das empresas, que agora podem criar e publicar seus próprios materiais, artigos e outros conteúdos em seus sites, blogs e perfis de redes sociais – e com isso se conectar fácil e rapidamente com seu público.

Contudo, nem todas as organizações estão aproveitando esse novo formato para se aproximar dos clientes, se relacionar com eles e conduzi-los para uma decisão de compra.

É sobre isso que vamos conversar neste artigo. A seguir, você vai ver as sete principais razões pelas quais a sua estratégia de marketing digital deve contemplar a produção e publicação de conteúdo. Acompanhe!

O que é conteúdo?

Antes, vamos relembrar rapidamente a que nos referimos quando falamos de conteúdo. Trata-se, basicamente, de informações relevantes sobre seu mercado, os problemas das pessoas que estão nele e suas soluções para o publico que lida com isto – informações estas que a sua empresa vai produzir e publicar a fim de atrair, despertar atenção, gerar e manter um relacionamento e conduzir os leads (potenciais clientes) até a decisão de compra.

Não se trata de um conteúdo de autopromoção. Pelo contrário! Estamos falando de entregar informações valiosas para sanar dúvidas e ajudar os clientes em assuntos relacionados ao seu universo de negócios.

Com isto estamos usando um dos braços do marketing realizado online, o Marketing de Conteúdo. Com a internet, sua empresa não depende mais de patrocinar conteúdo produzidos por terceiros (portais, jornais, revistas, emissoras de TV e rádio etc.). Agora é possível que a sua marca seja uma disseminadora de conhecimento, mirando em um público bem definido e estabelecendo com ele um relacionamento de confiança e inspiração.

Por que investir em conteúdo?

Para que você entenda o quanto produzir e publicar conteúdos é fundamental para a sua marca, separamos os 7 principais motivos que mostram como isso pode ajudar sua empresa:

1. Conteúdo posiciona sua empresa no ambiente digital

Uma pesquisa realizada pela TNS Research International, mostrou que mais de 90% dos brasileiros fazem pesquisas na internet antes de decidir sua compra – em sites de buscas, blogs, redes sociais, ferramentas de comparação de preços, etc. Isso acontece tanto no mercado B2C quanto B2B.

Em outras palavras, antes de comprar um produto ou serviço, as pessoas pesquisam na web e, para se tornar uma opção para o comprador, sua empresa precisa aparecer nos resultados dessas buscas.

As pessoas fazem perguntas ao Google relacionadas aos seus problemas, procuram respostas e só depois entendem que um produto ou serviço pode ajudá-las. Sua empresa só estará entre as opções se tiver conteúdo publicado. E mais: a qualidade deste conteúdo é decisiva para a indexação nos mecanismos de busca – ele deve ser original, relevante e engajador.

2. Conteúdo vende o seu produto ou serviço

Como hoje ninguém mais têm paciência para ser interrompido por propagandas, é o conteúdo da sua marca que deve fazer o trabalho de “vender” as soluções ofertadas. E isso é conseguido por uma sequência estratégica de publicação e distribuição, dentro de um método que chamamos de Inbound Marketing, que deve contemplar todas as fases do funil de vendas da sua empresa.

Logo, se o seu conteúdo for relevante, os consumidores tendem a confiar mais na marca e estarão mais propensos a fechar negócio.

3. Conteúdo estabelece liderança

Um dos objetivos de uma boa estratégia de marketing de conteúdo é transformar a empresa em um dos líderes no ambiente digital em seu segmento de atuação. Ou seja, as pessoas passam a vê-la como uma referência, pois confiam nas informações publicadas, sejam elas em formato de artigos, vídeos, áudios ou imagens.

4. Conteúdo abre um canal de comunicação

Outra forte razão para investir em conteúdo é abrir canais de diálogo com o público-alvo. Ao publicar no blog corporativo ou em redes sociais, a empresa passa a se colocar à disposição dos potenciais clientes para sanar dúvidas e interagir.

E é desse relacionamento de proximidade e rapidez na interação que surgem oportunidades de vendas, além de incrementar cada vez mais o posicionamento da marca.

5. Conteúdo fala diretamente com os consumidores

Ao produzir e publicar conteúdo estratégico, sua empresa não precisa de nenhum intermediador no diálogo com os consumidores. É nos canais próprios que são entregues as informações e é neles que as pessoas podem dialogar com a marca, agilizando bastante a interação.

Isso é fundamental, pois vai ao encontro do comportamento dos novos consumidores, cada vez mais conectados e não dispostos a esperar respostas por longos períodos.

6. Conteúdo permite um relacionamento

Mesmo os consumidores que não decidirem por realizar uma compra naquele momento estarão sempre em contato com a marca através do conteúdo. Eles podem, por exemplo, receber uma newsletter semanal com os principais textos publicados em seu blog.

E este relacionamento, que chamamos também de nutrição de leads, resolve um dos maiores desafios da atualidade: a dificuldade de reter a atenção do consumidor diante da concorrência acirrada na web.

7. Conteúdo é financeiramente acessível

Produzir conteúdo e publicá-lo nos canais próprios é imensamente mais barato do que patrocinar empresas midiáticas. Além disso, sua empresa tem a certeza de que está falando com o público certo e nos canais certos, o que não acontece no marketing tradicional.

E mais: por meio de ferramentas de análise de resultados online, é possível mensurar a efetividade de cada conteúdo publicado (tráfego no blog e por páginas, tempo de leitura, taxas de rejeição, conversões etc.), aumentando o ROI da sua empresa.

Você já tem uma boa estratégia de marketing de conteúdo? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a planejá-la e executá-la!

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