Principais tendências para gerar negócios B2B nas mídias sociais em 2022
Entenda como aproveitar as tendências para gerar negócios B2B por meio das mídias sociais.
Há uma série de tendências de mídias sociais para gerar negócios B2B que continuam sendo ignoradas por muitas empresas desse segmento. Isso porque esse universo empresarial tende a ser mais formal e menos ágil na questão de adoção de inovações quando isto diz respeito às relações com seus stakeholders.
Contudo, como você vai ver ao longo deste artigo, é preciso prestar muita atenção nas tendências e inovações no campo das redes sociais. Até porque a concorrência pela atenção do perfil de cliente ideal tende a ficar cada vez mais acirrada à medida que os compradores e outros stakeholders vão aderindo cada vez mais à socialização online.
Acompanhe essa reflexão!
A importância das mídias sociais no mercado B2B
As mídias sociais já abrangem 12,6% dos orçamentos de marketing B2B, aponta um estudo da Deloitte. E os investimentos devem aumentar nos próximos 5 anos, pois 73% dos profissionais da área acreditam que as redes são excelentes para alcançar clientes com mais eficiência do que outros canais, conforme pesquisa da Hootsuite.
Ao mesmo tempo, 84% dos compradores B2B buscam informações nas mídias sociais antes de fechar um contrato de aquisição de produtos e serviços, de acordo com um levantamento global feito pela Leadspace.
Obviamente, com ciclos de vendas mais longos e roteiros menos óbvios para o sucesso, é um desafio determinar qual estratégia de mídia social levará aos melhores resultados no B2B. Tanto que uma pesquisa do The Manifest detectou que 24% dos executivos desse setor veem como seu maior desafio construir uma estratégia formal nessa área.
→ Leia também: Tendências de Marketing Digital B2B para ficar de olho em 2022.
As principais tendências para gerar negócios B2B nas mídias sociais
Contudo, as coisas estão mudando e já há especialistas apontando caminhos bastante viáveis para a geração de negócios por meio das mídias sociais no mercado B2B. E são esses direcionamentos que você vai ver nos tópicos que seguem. Acompanhe!
Conteúdo perene
Mais do que publicar postagens que desaparecem em 24 horas, ou que perdem validade com o tempo, uma das fortes tendências para gerar negócios B2B são os conteúdos “evergreen”, que tendem a dar resultados recorrentes.
Isso porque os compradores B2B usam as redes de uma maneira mais propositiva, ao contrário dos consumidores B2C, que tem uma relação de entretenimento com seus feeds online.
→ Leia também: 4 dicas para melhorar sua estratégia de conteúdo no Marketing B2B.
Posts com dados
Os stakeholders dentro do ecossistema B2B valorizam muito o peso dos dados. Eles buscam informações consistentes, que sejam amparadas por estatísticas, por exemplo.
Na esteira disso, começa a surgir o conceito de Data Storytelling que, em síntese, se refere a conteúdos narrativos amparados em grandes volumes de dados, como descreve a Harvard Business Review.
→ Leia também: VP do Google afirma que os dados tornam o Marketing mais programático e rentável.
Vídeos e podcasts
As produções audiovisuais encantam públicos variados desde o surgimento do cinema mudo. E elas nunca foram tão onipresentes quanto são hoje — basta ver o crescimento exponencial do YouTube e do Tik Tok.
Neste sentido, as empresas B2B que melhor navegarem sobre a distribuição de materiais em vídeo e áudio tenderão a se destacar da concorrência. Com especial atenção para os podcasts, que remontam a velha paixão pelo rádio e dão ao público a liberdade de apreciar conteúdos ao mesmo tempo em que dirigem ou lavam a louça.
Multicanalidade
Outra das tendências para gerar negócios B2B é a exploração de vários canais de mídias sociais. E não se trata de obrigatoriamente estar em todas elas, mas sim saber qual é o grupo de redes nas quais os potenciais compradores costumam socializar.
E atenção: é interessante fazer com que os materiais conversem entre si, não meramente reproduzir os mesmos posts em vários feeds.
Influenciadores e líderes de opinião
Por fim, vale a pena traçar ações de Marketing de Influência, pois os influencers e líderes de pensamento são as novas celebridades — eles dialogam com nichos específicos e emprestam sua reputação às marcas.
Há empresas do mercado B2B que tem investido para transformar seus principais porta-vozes em líderes de pensamento, sobretudo no LinkedIn, onde as conversas giram em torno dos negócios.
Resumindo
Como vimos, é absolutamente inconcebível que uma empresa que forneça produtos e serviços para outros negócios negligencie uma estratégia na qual as mídias sociais estão no centro.
Agora, isso precisa ser feito com método e estratégia. O que, em muitos casos, requer a busca de ajuda especializada.
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