5 novas tecnologias para sua micro ou pequena empresa
Você, empreendedor, tem se informado sobre as novas tecnologias para pequenas empresas? Não?! Então, definitivamente, você precisa ler este artigo.
Antes de mais nada, saiba que as novas tecnologias disponíveis no mercado, e vistas neste texto, têm o potencial de atrair e converter novos clientes, otimizar a gestão do negócio, aperfeiçoar a gestão online de projetos e facilitar a execução de outras atividades.
Tudo isso, claro, serve para organizar processos e alavancar o negócio de pequenos empresários. A seguir, revelamos para você quais tecnologias permitem obter os resultados mencionados. Acompanhe!
1. Computação em nuvem
A computação em nuvem pode ser desconhecida para pequenos empresários e novos empreendedores, mas muitos sistemas já aderiram à solução, e não é pra menos: essa tecnologia permite armazenar informações de maneira remota e segura e acessá-las através da internet.
E não é só: soluções baseadas na nuvem prometem trazer muitas novidades quando se trata de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas, então, vale a pena ficar atento!
2. Software de gestão empresarial
Pode não ser uma tecnologia tão nova assim, mas é uma das mais importantes e que muitos pequenos empresários ainda desconhecem!
Em vez de utilizar planilhas para controlar as áreas de vendas, finanças, estoque, compras, cadastros, entre outras, é possível utilizar apenas um sistema ERP integrado que possui funcionalidades e módulos completos de gestão.
Por meio dele, você consegue:
- cadastrar clientes, produtos/serviços e fornecedores;
- controlar os orçamentos, as ordens de serviço e as vendas realizadas;
- controlar o fluxo de caixa, os pagamentos e recebimentos e outros pormenores da área financeira;
- emitir boletos bancários, notas fiscais eletrônicas e relatórios gerenciais;
- fazer a gestão completa do estoque e das compras;
- realizar a gestão dos atendimentos e dos contratos de vendas/serviços/locações.
Muito útil, não é?
3. E-mail Hunter
Imagine utilizar uma ferramenta que facilita a aproximação entre sua empresa e seus futuros clientes ou parceiros: isso é possível com o E-mail Hunter! Essa ferramenta está ligada à prospecção e à inteligência comercial, pois auxilia tanto gestores quanto vendedores na busca por parcerias, inclusive internacionais.
Resumidamente, essa solução fornece uma lista de e-mails de grandes empresas localizadas em diferentes locais do mundo, facilitando o primeiro contato. Ela também ajuda a conferir se um endereço de e-mail existe e pode ser integrada ao LinkedIn.
4. Plataforma online para gestão de projetos
Há mais de uma plataforma para realizar a gestão de projetos, mas aqui vamos citar uma das mais conhecidas e utilizadas: o Trello!
Com essa ferramenta, se organizar se torna simples: de modo geral, a plataforma do Trello permite criar diferentes quadros para diferentes projetos. Nesses quadros, por sua vez, podemos criar diferentes listas e adicionar cartões relacionados às atividades.
Vamos entender um pouco melhor com um exemplo?
Suponha que a sua equipe esteja trabalhando com um projeto de prospecção comercial. Ao criar um quadro para ele, é possível adicionar, por exemplo, as listas:
- Clientes em potencial;
- Empresas a serem contatadas via ligação/e-mail;
- Empresas já contatadas;
- Reuniões agendadas.
Quando se trata de gestão eficiente, organização é a palavra-chave, concorda?
5. Ferramentas de Marketing Digital
Acredite, fortalecer a presença online da sua empresa é uma das melhores formas de atrair novos clientes, fidelizá-los e se aproximar do sucesso. Para isso, há um conjunto de tecnologias para pequenas empresas a serem utilizadas, como:
- softwares de e-mail marketing;
- ferramentas para construção de landing pages;
- plataformas para trabalhar estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo;
- ferramentas de SEO e de analytics;
- sistema de gerenciamento de conteúdos (CMS).
O Marketing Digital é imprescindível para PMEs, mas é válido ressaltar que qualquer estratégia precisa ser planejada e seguir uma metodologia criada por uma equipe qualificada para gerar resultados.
Afinal, de nada adianta adquirir as ferramentas acima sem saber como utilizá-las com maestria, não é?
Enfim, a transformação digital tornou fundamental investir em softwares, máquinas e demais ferramentas ou aplicativos que otimizam as áreas administrativa, operacional e comercial das empresas. Por isso, considere utilizar as tecnologias para pequenas empresas mencionadas se quiser obter melhores resultados.
Agora, o que acha de aprimorar a gestão da sua empresa varejista? Confira agora mesmo como desenvolver estratégias e digitalizar o seu negócio!