5 novas tecnologias para sua micro ou pequena empresa

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Você, empreendedor, tem se informado sobre as novas tecnologias para pequenas empresas? Não?! Então, definitivamente, você precisa ler este artigo.

Antes de mais nada, saiba que as novas tecnologias disponíveis no mercado, e vistas neste texto, têm o potencial de atrair e converter novos clientes, otimizar a gestão do negócio, aperfeiçoar a gestão online de projetos e facilitar a execução de outras atividades.

Tudo isso, claro, serve para organizar processos e alavancar o negócio de pequenos empresários. A seguir, revelamos para você quais tecnologias permitem obter os resultados mencionados. Acompanhe!

1. Computação em nuvem

A computação em nuvem pode ser desconhecida para pequenos empresários e novos empreendedores, mas muitos sistemas já aderiram à solução, e não é pra menos: essa tecnologia permite armazenar informações de maneira remota e segura e acessá-las através da internet.

E não é só: soluções baseadas na nuvem prometem trazer muitas novidades quando se trata de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas, então, vale a pena ficar atento!

2. Software de gestão empresarial

Pode não ser uma tecnologia tão nova assim, mas é uma das mais importantes e que muitos pequenos empresários ainda desconhecem!

Em vez de utilizar planilhas para controlar as áreas de vendas, finanças, estoque, compras, cadastros, entre outras, é possível utilizar apenas um sistema ERP integrado que possui funcionalidades e módulos completos de gestão.

Por meio dele, você consegue:

  • cadastrar clientes, produtos/serviços e fornecedores;
  • controlar os orçamentos, as ordens de serviço e as vendas realizadas;
  • controlar o fluxo de caixa, os pagamentos e recebimentos e outros pormenores da área financeira;
  • emitir boletos bancários, notas fiscais eletrônicas e relatórios gerenciais;
  • fazer a gestão completa do estoque e das compras;
  • realizar a gestão dos atendimentos e dos contratos de vendas/serviços/locações.

Muito útil, não é?

3. E-mail Hunter

Imagine utilizar uma ferramenta que facilita a aproximação entre sua empresa e seus futuros clientes ou parceiros: isso é possível com o E-mail Hunter! Essa ferramenta está ligada à prospecção e à inteligência comercial, pois auxilia tanto gestores quanto vendedores na busca por parcerias, inclusive internacionais.

Resumidamente, essa solução fornece uma lista de e-mails de grandes empresas localizadas em diferentes locais do mundo, facilitando o primeiro contato. Ela também ajuda a conferir se um endereço de e-mail existe e pode ser integrada ao LinkedIn.

4. Plataforma online para gestão de projetos

Há mais de uma plataforma para realizar a gestão de projetos, mas aqui vamos citar uma das mais conhecidas e utilizadas: o Trello!

Com essa ferramenta, se organizar se torna simples: de modo geral, a plataforma do Trello permite criar diferentes quadros para diferentes projetos. Nesses quadros, por sua vez, podemos criar diferentes listas e adicionar cartões relacionados às atividades.

Vamos entender um pouco melhor com um exemplo?

Suponha que a sua equipe esteja trabalhando com um projeto de prospecção comercial. Ao criar um quadro para ele, é possível adicionar, por exemplo, as listas:

  • Clientes em potencial;
  • Empresas a serem contatadas via ligação/e-mail;
  • Empresas já contatadas;
  • Reuniões agendadas.

Quando se trata de gestão eficiente, organização é a palavra-chave, concorda?

5. Ferramentas de Marketing Digital

Acredite, fortalecer a presença online da sua empresa é uma das melhores formas de atrair novos clientes, fidelizá-los e se aproximar do sucesso. Para isso, há um conjunto de tecnologias para pequenas empresas a serem utilizadas, como:

  • softwares de e-mail marketing;
  • ferramentas para construção de landing pages;
  • plataformas para trabalhar estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo;
  • ferramentas de SEO e de analytics;
  • sistema de gerenciamento de conteúdos (CMS).

O Marketing Digital é imprescindível para PMEs, mas é válido ressaltar que qualquer estratégia precisa ser planejada e seguir uma metodologia criada por uma equipe qualificada para gerar resultados.

Afinal, de nada adianta adquirir as ferramentas acima sem saber como utilizá-las com maestria, não é?

Enfim, a transformação digital tornou fundamental investir em softwares, máquinas e demais ferramentas ou aplicativos que otimizam as áreas administrativa, operacional e comercial das empresas. Por isso, considere utilizar as tecnologias para pequenas empresas mencionadas se quiser obter melhores resultados.

Agora, o que acha de aprimorar a gestão da sua empresa varejista? Confira agora mesmo como desenvolver estratégias e digitalizar o seu negócio!

 

 

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