Gestão de varejo – como desenvolver estratégias e digitalizar seu negócio
Administrar uma empresa varejista não é, certamente, uma tarefa das mais fáceis. Ao contrário do que alguns podem pensar, a gestão varejista vai muito além de apenas lidar com fornecedores. Para alcançar o sucesso nesse segmento, é preciso garantir o desenvolvimento de estratégias que permitam à sua marca se manter sempre à frente da concorrência, acima de qualquer crise e, principalmente, que garantam a saúde financeira do seu negócio.
Ufa! Haja fôlego!
Para aplicar os princípios de uma gestão varejista de sucesso, eficiência e automatização necessitam ser palavras de ordem dentro da organização. Se preocupar com a modernização de processos e investir em transformação digital são formas de conquistar não só uma maior satisfação dos seus clientes, mas principalmente um melhor funcionamento interno do seu negócio.
Que saber como? A gente te conta a seguir:
#1. Trabalhe sua Força de Vendas
Para qualquer empresa que atue no varejo, acompanhar e investir no desempenho de sua força de vendas é essencial. Boas práticas incluem o estabelecimento de metas tanto para a equipe, quanto para cada vendedor.
E aqui vale sempre lembrar que estas metas devem ser baseadas no planejamento estratégico da empresa e refletir resultados possíveis de serem alcançados. O acompanhamento do desempenho individual e do time em relação às metas ao longo do mês, do semestre e até do ano, são um indicador importante da motivação e produtividade da sua força de vendas.
É importante também fazer um diagnóstico de marketing para saber como e onde você pode melhorar seu processo de vendas. É a partir desse indicador que a sua gestão poderá definir as melhores estratégias para seu negócio e a partir disso criar bonificações para manter o time motivado, determinar a necessidade e o enfoque de novos treinamentos e workshops, realizar a contratação de novos membros para a equipe e até decidir pelo desligamento de colaboradores com prolongado desempenho abaixo do esperado.
#2. Eficiência na Gestão de Estoques & Fornecedores
Mas uma equipe bem alinhada não basta para garantir uma gestão varejista de sucesso: é preciso uma gestão de fornecedores e controle de estoque que garanta o abastecimento e a circulação de produtos, fator essencial à manutenção da saúde financeira do seu negócio.
Má gestão de estoques é um erro tão grave quanto frequente em empresas varejistas de pequeno e médio porte. O descuido com os estoques pode resultar na perda do valor total investido nas mercadorias, em especial no caso de empresas que trabalham com produtos perecíveis.
Por isso, é preciso controlar o status dos seus estoques em tempo real, determinando a organização física e a logística de saída dos produtos de acordo com o perfil de rotatividade das mercadorias que mais se adequa ao seu negócio. Um software ERP que permita linkar o seu PDV à gestão de estoques é uma ferramenta que com certeza pode ajudar nesse processo.
Da mesma forma, encontrar fornecedores de confiança, ágeis na reposição de itens, e que ofereçam preços competitivos, é uma necessidade de qualquer empresa que busque eficiência na gestão de estoques.
Para isso, nossa dica é investir algum tempo em pesquisar e conhecer as opções de fornecedores disponíveis, favorecendo sempre os fornecedores sediados na mesma região que a sua empresa. E isso porque, além de estes normalmente oferecerem melhores prazos de entrega e reposição, é sempre bom ter contatos no comércio local.
#3. Seja Visto: Marketing Digital
Equipe alinhada, estoques em dia: a sua empresa está pronta para receber novos potenciais clientes. Mas, como qualquer gestor bem sabe, clientes não caem do céu…
Daí a importância em buscar uma consultoria de marketing eficiente: determinar claramente o perfil do seu público-alvo, traçar as estratégias que permitirão à sua marca melhor se comunicar com esse público, acompanhar as interações online de potenciais clientes com a marca – esses são só alguns dos passos necessários ao desenvolvimento de um marketing digital de resultados.
Acompanhando as tendências atuais, vale ressaltar a importância de marcar o seu território na web. Afinal, é lá que uma parcela significativa de consumidores da nova geração começa a desenvolver o relacionamento com as marcas que, posteriormente, resultará na compra.
Estratégias de Inbound Marketing, que incluem ir além do marketing do produto em si, agregando valor à sua marca pelo oferecimento de conteúdos relevantes para o seu público-alvo, devem estar na sua linha de frente digital.
#4. Administrando as Finanças
Por fim, mas de forma alguma menos importante, a gestão financeira é um dos principais pilares de uma administração de sucesso, em especial no setor varejista.
Uma boa gestão começa por um controle claro das contas fixas e variáveis da sua empresa e uma projeção das vendas baseada no cruzamento de resultados anteriores e análise do mercado. A partir daí, será possível começar a esboçar um planejamento financeiro.
Outra ferramenta essencial para a manutenção das finanças em dia, é o acompanhamento diário do seu fluxo de caixa. Embora este controle possa ser feito manualmente ou em planilhas, o ideal para garantir a precisão dos dados contidos no seu fluxo de caixa é a utilização de um sistema de gestão de recursos – ou ERP.
Um software ERP é sinônimo de eficiência na gestão de empresas, visto que permite reunir em uma única plataforma o controle dos mais diversos setores do seu negócio – do controle de contas ao controle de estoques, passando inclusive pela gestão de vendas, emissão de NF-e e conciliação bancária!
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