Falta de planejamento estratégico prejudica PMEs
Recentemente, o IBGE divulgou dados que mostram que cerca de 60% das empresas fecham as portas antes de completarem 5 anos de existência, sendo que entre as de pequeno porte a porcentagem é ainda maior: cerca de 69% das pequenas empresas fecham antes desse período. E, infelizmente, essa é uma realidade em diversos setores, não se restringindo a apenas uma área ou segmento. Mas por que isso acontece? Quais fatores estão ligados a esses números?
Sempre falamos aqui no blog sobre a importância do planejamento estratégico em um negócio, em todas as suas áreas: vendas, marketing, financeiro, etc. Planejar cada uma das ações é imprescindível para quem quer estar preparado para enfrentar os desafios do mundo dos negócios. No entanto, os números do IBGE nos mostram uma realidade diferente e a falta de planejamento de muitos empreendedores – impactando diretamente no fechamento de muitas empresas logo nos primeiros anos.
De acordo com matéria do portal Mundo do Marketing, a grande maioria dos pequenos e médios empresários não contam com nenhum planejamento estratégico e, quando falamos especificamente em marketing, investem em comunicação sem nenhum planejamento de marketing. O resultado disso? Investimentos com retorno perto de zero.
Muitos empresários abrem um negócio e partem logo para a criação de um site, páginas em redes sociais, materiais impressos, sem antes estudar seu público-alvo, seus concorrentes, seus produtos ou serviços, ou mesmo sem definir seus objetivos de negócio. Com isso, o investimento inicial é alto, mas o retorno fica muito aquém do esperado.
Segundo a matéria, isso se deve especialmente à falta de informação especializada: “Informações especializadas sobre Marketing Estratégico não estão disponíveis em cursos rápidos. Conhecemos muitos pequenos e médios empresários que buscam informações no YouTube e redes sociais, mas, mesmo assim, é difícil saber a qualidade desse tipo de informação. Nenhum pequeno empresário vai entrar em uma faculdade de Marketing e estudar 4 anos para obter respostas que ele precisa obter rapidamente”, explica Alessandro Basile, especialista em marketing e comunicação para PMEs.
Mas como não fazer parte dessas estatísticas? É preciso buscar ajuda especializada de quem entende do assunto: seja um blog de confiança sobre marketing ou mesmo uma consultoria que ajude o empresário a estudar o seu mercado e seu negócio e a colocar no papel todo o planejamento. Isso é fundamental para um planejamento estratégico bem estruturado, que contemple os pontos mais importantes de um negócio e seja voltado a resultados.
A sua PME conta com um planejamento estratégico bem elaborado? Que tal aproveitar o fim do ano para planejar suas ações de 2018? Para ajudar nessa tarefa, confira nosso artigo sobre orçamento de marketing, com várias dicas valiosas que irão tornar esse trabalho muito mais simples e assertivo.
Fonte: Mundo do Marketing