O que é um plano estratégico de marketing?

 In Consultoria de Marketing, General, Planejamento

Toda empresa bem estruturada costuma ter um planejamento estratégico para seu negócio. Este plano deixa explícito quais os caminhos a organização pretende seguir para racionalizar seus recursos, como vai trabalhar sua produção ou seus serviços e quais resultados almeja alcançar. Como um mapa que será usado para uma viagem, o plano deve ser a base para que as coisas aconteçam de forma adequada e dentro do que se espera e por conta disto um bom plano tende a ser a base para a boa execução, e consequentemente o sucesso. Claro que não poderia ser diferente quando se considera cada parte das atividades de uma empresa, daí a importância do planejamento de marketing.

Este é um ponto muito relevante, independentemente do tamanho da empresa, porque ter um plano de atividades marketing é fundamental, já quê a concorrência está cada vez mais acirrada porque com o advento do marketing digital, há possibilidades de se trabalhar isto com todos os tamanhos de budgets. Assim, estruturar estrategicamente os produtos e serviços, conhecer o público-alvo e se comunicar com ele de forma eficaz não é um diferencial, mas sim uma necessidade básica de sobrevivência. Mas no final das contas, o que é afinal, um plano estratégico de marketing? Continue lendo para entender como isso é importante para a sua empresa!

O que é e para que serve um plano estratégico de marketing?

Um plano estratégico de marketing é considerado como um  processo criativo no qual a empresa se esforça para implementar ações de comunicação com o mercado e divulgação de seus produtos e serviços de forma a estabelecer e manter um fluxo estável de negócios.

O planejamento estratégico de marketing envolve a combinação de experiências e do histórico da organização com o que a direção geral da empresa quer e precisa fazer para obter sucesso. Por exemplo, a segmentação do mercado desempenha um papel vital no marketing estratégico. Por isso, conhecer os dados do público-alvo (quem é o cliente ideal, o que ele busca, em que situações recorre aos produtos e serviços da empresa etc.) pode ajudar a entender os hábitos de compra e servir de norteador na hora de pensar o posicionamento da marca e a forma de comunicação mais assertiva.

Também é correto dizer que o planejamento estratégico de marketing permite às empresas identificar seus pontos fortes e fracos, conhecer a concorrência, ajustar suas mensagens chave para se comunicar da melhor forma com o mercado, desenvolver produtos e serviços conforme as necessidades detectadas, entre outros fatores.

Quais são as principais ações que compõem um plano estratégico de marketing?

Basicamente, o planejamento estratégico de marketing é composto por cinco pilares:  

1. Determinar o posicionamento da empresa

Neste ponto deve-se compreender muito bem a posição atual da empresa em relação aos seus resultados, concorrentes e clientes. Essa análise permite que a equipe de planejamento identifique o que foi feito até então e e avaliar o sucesso do plano global tendo os resultados históricos como base.

2. Definir as metas e estratégias

O planejamento estratégico de marketing nunca é completo sem formalizar as metas e estratégias organizacionais a serem implementadas. Fazendo isso, fica mais fácil racionalizar os recursos empregados em produção, distribuição e comercialização, e transformar os objetivos em metas a serem alcançadas.

Por exemplo, pode-se definir um objetivo para indicar a intenção de melhorar o reconhecimento da marca e a reputação corporativa, e ao longo do plano se busca listar as ações correspondentes à definição dos meios de comunicação ou promoção e os métodos mais adequados para alcançar os resultados atrelados àquele objetivo.

3. Mapear as oportunidades de mercado

O plano deve sempre avaliar  as oportunidades de mercado emergentes ou existentes, que podem ser aproveitadas no curto e no longo prazo. Ao fazer isso, fica mais fácil e menos arriscado dedicar recursos para ações de marketing, pois estas serão priorizadas e as oportunidade mais promissoras serão endereçadas.

4. Definir o mercado alvo

Outro ponto contemplado num bom plano estratégico de marketing é a definição de quem são as pessoas ou empresas ideais para direcionar os produtos e serviços que a empresa desenvolve e comercializa. A definição do mercado alvo é importante, pois permite conduzir pesquisas sobre as suas necessidades dos consumidores, as demandas e até mesmo preferências. E isso ajuda a direcionar os esforços de vendas e relacionamento com o público-alvo.

5. Alocar o orçamento de marketing

Também é no plano de marketing que é definido qual o montante de dinheiro que será alocado para a execução de ações como publicação de anúncios, realização de eventos, concessão de patrocínios, estratégias no ambiente digital, entre outras.

Quais os benefícios que o plano estratégico de marketing traz para a sua empresa?

Se você já leu até aqui, já percebeu que ter um plano estratégico de marketing torna sua empresa muito mais inteligente e preparada para concorrer no mercado. Ainda assim, vale elencar algumas das vantagens mais significativas de colocá-lo em prática:

  • Eleva o autoconhecimento: a empresa mergulha na sua estratégia e demonstra mais facilmente a todos os envolvidos onde está e onde quer chegar;
  • Melhorias no posicionamento da marca: permite que o negócio crie e utilize mensagens consistentes, interna e externamente;
  • Aumenta a diferenciação perante a concorrência: ao saber como empresas similares se posicionam, como se comunicam e como são seus produtos e serviços, o negócio passa a trabalhar mais ativamente para se diferenciar;
  • Aumento das vendas: tendo ações de marketing mais direcionadas, o resultado comercial tende a melhorar;
  • Aumento do valor agregado: planejando melhor o marketing, a empresa passa a conquistar mais a confiança do consumidor e, com isso, ganha mais reputação e mais valor;
  • Ganho de rentabilidade: empresas que mais investem em marketing são as que mais lucros obtém, pois se posicionam melhor, conhecem melhor seus clientes e vendem mais.

Sua empresa já tem um plano estratégico de marketing? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo neste desafio!

— Leia também: Inovação em Marketing e Negócios: o que sua empresa vai fazer diferente este ano?

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