8 tendências do Marketing Digital para 2023
Análise mostra que coleta de dados em várias frentes surge como uma importante ferramenta
O mercado segue em constante evolução à medida que a demanda e o interesse pela tecnologia cresce no mundo inteiro. Como consumidores, esperamos muito das empresas que trabalham no online e a experiência do usuário é fator determinante na tomada de decisão de adquirir ou não um serviço ou produto.
Atualmente, são mais 1,5 bilhão de pessoas conectadas às redes sociais no mundo, isso nos mostra que o Marketing Digital precisa ser explorado totalmente pelas organizações que já estão no online ou por aquelas que ainda não migraram para uma plataforma digital.
Para ajudar quem está inserido e quem ainda não está, vamos apresentar 8 tendências do Marketing Digital para 2023.
Coleta de dados de terceiros por meio de formulários
Mais do que nunca, a Big Data tornou-se relevante para as empresas, principalmente na maneira como a coleta de dados teve que mudar devido às leis de privacidade em vigor no mundo inteiro. Quando falamos de Marketing Digital, a tendência que mais chama atenção envolverá as empresas sendo mais proativas na coleta de informações por meio de uma variedade de práticas.
Com isso, a criação de formulários pode ser útil para desvendar as informações dos seus clientes, que poderão influenciar o próximo lançamento do seu produto, por exemplo. A ideia é que os formulários sejam curtos e agradáveis para manter os usuários engajados e ter uma melhor taxa de sucesso na coleta dos dados.
E-mail Marketing para lançamentos de produtos
O e-mail marketing é disparado uma das ferramentas mais utilizadas – cerca de 89% dos profissionais usam a ferramenta, principalmente para gerar leads. E essa é uma tendência que se manterá firme em 2023.
Isso acontece porque quase todos os usuários presentes no digital tem uma conta de e-mail, tornando extremamente acessível para marcas e empresas se conectarem com seus clientes.
Para lançamentos de produtos, um dos métodos que podem trazer mais benefícios é a utilização de listas de assinantes de e-mail para alcançar clientes existentes e aqueles que talvez se inscreveram, mas ainda não compraram nada.
Com e-mails de lançamento de produtos para pequenas empresas, eles podem ser úteis para ajudar a ampliar significativamente as margens de lucro que você obtém como empresa, momento considerado crítico para uma nova empresa.
Mais criatividade virá por meio novas ferramentas de aplicativos já conhecidos
Hoje, temos a sorte de contar com diversos aplicativos e ferramentas que podem facilitar na criatividade quando se trata de Marketing. Certamente ser criativo em seu conteúdo prevalecerá em 2023, visto que para competir de igual para igual com os concorrentes, é essencial que cada peça que você lança como empresa, precisará se destacar mais para ganhar atenção e engajamento do seu público.
As plataformas de mensagens em tempo real para coleta de dados
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e com pressa, querem tudo e querem tudo de forma rápida. As plataformas disponíveis de mensagem se tornaram fundamentais para essa comunicação ficar ágil entre empresa e cliente – e também para coleta de dados.
Para um profissional de Marketing Digital, é preciso ficar atento a uma questão: quanto mais essas plataformas de mensagens em tempo real amadurecem, mais elas podem ganhar quando se trata de dados de clientes. Isso significa que ela poderá se tornar um hub de informações que pode armazenar tudo o que você precisa para entender mais sobre seu cliente.
O marketing de influenciadores continuará crescendo
Uma tendência que seguirá firme e forte em 2023 é o Marketing de Influenciadores. O que antes era usado por um pequeno número de profissionais, isso mudou. Agora todos os negócios estão utilizando dessa estratégia digitalmente, possibilitando que as empresas que colaboram com esses usuários possam gerar um ótimo ROI (Retorno sobre Investimento) com a influência que alguns perfis têm, seja através do Tik Tok, Instagram ou YouTube.
Mesmo com esses resultados a partir dessa estratégia, as empresas precisam tomar cuidados na hora de escolher a pessoa certa para divulgar o seu negócio. Uma decisão equivocada pode acabar frustrando na hora de verificar os resultados visto que o influencer poderá não possuir o público de acordo com o perfil da sua empresa ou o alcance necessário que possibilite um retorno sobre o investimento realizado por você.
Os clientes vão querer mais gratificação ao comprar
Sabemos que os clientes detém o maior poder no mundo digital e a gratificação nesse cenário é importante para fidelização. Após a compra online, os clientes não querem ter problemas, como atraso na entrega. Se isso acontecer, acabará certamente indo para outro lugar numa próxima aquisição. Nesse sentido é muito importante que a equipe de Marketing pense de forma proativa em vez de apenas reagir quando os clientes se aproximem com uma consulta.
A terceirização para agências de Marketing Digital será popular
A terceirização continuará sendo uma ótima maneira de fazer mais seja para uma pequena ou grande empresa. Nenhuma organização quer perder oportunidades porque simplesmente não tem recursos suficientes internamente.
Se o seu negócio precisa de ajuda, porque não terceirizar a ajuda com agências especializadas? Para pequenas empresas e startups essa pode ser a diferença entre fazer um pequeno progresso no primeiro ano e fazer grandes mudanças no setor. Muitas dessas agências também têm muito mais conhecimento para compartilhar e implementar tendências crescentes no ambiente digital.
Os chatbots serão essenciais para experiência do usuário
Os chatbots tornaram-se um forte valor de investimento e muito útil para profissionais do Marketing. Essa funcionalidade permite que empresas que não operam durante 24h por dia respondam automaticamente perguntas de clientes que possam necessitar de assistência fora do horário de trabalho. De acordo com uma pesquisa feita pela Drift, muitos sites agora estão incorporando isso em seus negócios, sendo os chatbots o canal de comunicação de marca que mais cresce globalmente.
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Fonte: Mundo do Marketing