5 estratégias para implantar no seu negócio B2B

 Em Marketing Digital

O mercado B2B (Business to Business) se resume a um modelo de negócio baseado nas transações comerciais realizadas entre empresas, o qual apresenta estratégias diferentes daquelas adotadas no mercado B2C (Business to Consumer), no qual o consumidor final é uma pessoa física, e não jurídica.

Então, para que o seu negócio alcance os objetivos estipulados, é preciso investir em planos específicos, voltados ao relacionamento eficiente, ao marketing digital, à gestão otimizada de processos, entre outros.

Pensando nisso, neste artigo abordaremos 5 estratégias para implantar no seu negócio B2B. Para se aprofundar no assunto, continue a leitura!

1. Trace o perfil dos clientes

Considere as seguintes questões:

  • Qual é o perfil dos compradores de sua empresa?
  • Qual é o potencial comercial deles?
  • O que estão procurando?
  • Como solucionar seus problemas com mais eficiência?
  • Qual é a rentabilidade que cada um gera para a empresa?

Seria desnecessário e custoso para a sua companhia, por exemplo, criar campanhas de marketing a fim de aumentar as vendas de um cliente que já consome o máximo que pode. As respostas das questões vistas acima possibilitam que estratégias de marketing sejam criadas de maneira inteligente, visando especificamente as condições de cada comprador.

2. Utilize um software de CRM para gerenciar o relacionamento com o cliente

Ferramentas de Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, são fundamentais para criar estratégias de comunicação tanto no mercado B2C quanto no mercado B2B. Entretanto, elas são utilizadas de maneiras diferentes em cada caso.

No mercado B2B, por exemplo, o volume de vendas por cliente costuma ser maior, assim como a recorrência nas compras, mas as empresas geralmente contam com um número reduzido de compradores e o processo de vendas é mais complexo, pois acaba tendo inúmeras etapas — o relacionamento, portanto, costuma ser mais próximo e personalizado, e é comum que as negociações sejam mais demoradas e envolvam mais de um profissional.

O software de CRM permite conhecer bem o cliente e dar o suporte necessário até mesmo na etapa de pós-venda, o que aumenta as chances de satisfação e fidelização.

3. Invista em Inbound Marketing para alavancar as vendas

Lembra das questões vistas no primeiro tópico? Para desenvolver estratégias eficientes de Inbound Marketing, é preciso conhecer o perfil exato dos clientes que você deseja alcançar. E para quê?

A resposta é simples: para atrair a atenção e o interesse desses compradores por meio de conteúdos relevantes que dialoguem diretamente com eles e solucionem suas dores — principalmente por meio dos produtos ou serviços que a sua empresa oferece! Assim é possível atraí-los e convertê-los.

Além de fomentar uma conexão estratégica com os clientes, o Inbound Marketing tem o poder de gerar autoridade no seu segmento, assim estimulando a confiança em sua marca e a consolidação da sua empresa no mercado.

4. Estabeleça objetivos e mensure os resultados

Como saber se os investimentos feitos e as estratégias adotadas tiveram sucesso? Acompanhando os resultados! Eles podem ser mensurados, monitorados e analisados por meio de ferramentas, como o Google Analytics, e de métricas, como Indicadores de desempenho (KPIs) primários e secundários e cálculo do Retorno sobre Investimento (ROI).

É fundamental analisar os números obtidos para saber se os resultados estão de acordo com os objetivos estipulados. A partir desses dados, o gestor pode modificar as estratégias e estabelecer novas metas.

5. Trabalhe com uma ferramenta de gestão empresarial

Seja B2C ou B2B, qualquer negócio precisa dos campos administrativos, operacionais e comerciais funcionando de maneira coesa e eficiente. Apostar em uma ferramenta de gestão empresarial é a melhor forma de otimizar os processos internos e garantir o total controle sobre os diferentes setores da empresa.

Como o sistema ERP online é integrado, a equipe e o gestor têm uma visão panorâmica da situação atual da companhia por meio do acesso fácil e rápido aos dados do controle financeiro, vendas e controle de estoque, por exemplo.

O software ainda conta com emissão de notas fiscais eletrônicas, de boletos bancários, de carnês de pagamento e de relatórios (os quais auxiliam a análise de resultados).

Como você pôde perceber, implantar estratégias eficientes no seu negócio B2B exige planejamento, não é? Contate a Tech4biz e descubra como nossos consultores podem lhe ajudar a desenvolver estratégias eficientes de Inbound marketing e gestão de processos para sua empresa.

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