Vale a pena investir em um blog para minha empresa?
Leia o nosso artigo e conheça os motivos que fazem com que investir em blog para empresa valha a pena!
Investir em blog para empresas é uma estratégia de marketing muito relevante nos dias atuais. Por meio dessa ferramenta, as organizações conseguem captar leads e também desenvolver estratégias de relações públicas com os seus clientes e prospects. Este é o chamado marketing de conteúdo.
Os blogs, é importante ressaltar, atraem a audiência mais valiosa para uma empresa: aquela que está realmente interessada nas soluções que ela oferece.
Investir em blog para empresa, portanto, vale sim a pena! Neste artigo, você entenderá o porquê dessa afirmação. Vamos lá?
5 razões para investir em blog para empresa
Investir em blog para empresa pode ser muito interessante para o marketing dos seus negócios. Veja, a seguir, algumas das principais razões para realizar esse investimento.
1. A empresa tem total domínio sobre os blogs
Assim como o seu site, o seu blog faz parte do seu “terreno” na internet. Ou seja, você tem total domínio sobre o que será publicado nele, podendo incluir, alterar ou excluir conteúdos quando você quiser.
É o contrário do que acontece quando você contrata um serviço de assessoria de imprensa, por exemplo, em que o assessor produz releases sobre a sua empresa e envia para os veículos de mídia.
Nesse caso, mesmo que jornais, revistas e portais de notícias publiquem conteúdos sobre a sua empresa, você não tem autonomia nenhuma para fazer mudanças.
2. Obtenção de melhor posicionamento nas pesquisas dos usuários
As estratégias de produção de conteúdo para blog são excelentes para melhorar o SEO do seu negócio.
Isso porque os conteúdos podem ser criados com base em palavras-chave que são muito pesquisadas pelos seus possíveis clientes.
Vamos imaginar que você tem um ecommerce B2B que vende parafusos em grande quantidade para lojas de ferragens, por exemplo.
Nesse caso, você pode criar conteúdos interessantes para os gestores desse tipo de comércio, tais como: “como gerenciar uma loja de ferragens”, “X dicas para vender mais na loja de ferragens”, entre tantas outras ideias.
Dessa forma, quando os usuários buscarem por esses termos, o Google poderá mostrar os seus conteúdos, fazendo com que eles conheçam a sua marca.
3. Fica mais fácil para conhecer o público e as personas do negócio
Ao investir em blog para empresa, fica mais fácil para você conhecer o público e as personas do seu negócio de forma eficiente.
Isso porque você pode ativar a função da caixa de comentários, em que os leitores podem compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre os assuntos debatidos.
Dessa maneira, fica mais fácil estreitar o relacionamento e conhecer melhor os gostos, as necessidades e os anseios dos públicos.
Ao ter essas informações, fica mais fácil de gerar conteúdos impactantes e relevantes para o próprio blog e também para os demais canais da empresa.
4. Há possibilidade de explorar diversos tipos de conteúdos em blog
Engana-se quem pensa que os textos são a única modalidade de conteúdo que pode ser explorada em um blog.
Plataformas de gestão de blogs, como o WordPress, possibilitam a incorporação de fotos, ilustrações, infográficos, vídeos, posts de redes sociais, entre outros conteúdos.
Dessa forma, é possível fazer um texto introdutório e fazer um link para um vídeo do seu canal no YouTube, por exemplo.
Basta usar a criatividade para explorar ao máximo todas as possibilidades de conteúdo que podem ser publicadas em um blog.
5. Os blogs geram conteúdos para as redes sociais da empresa
Finalmente, não podemos deixar de comentar que os blogs geram conteúdos para as redes sociais da empresa, podendo ser compartilhados e descobertos pelos seguidores que acompanham a marca nessas mídias.
Um blogpost pode ser facilmente compartilhado no Facebook e no LinkedIn, por exemplo. Já no Instagram, uma boa prática é usar o recurso de “arrastar para cima” na ferramenta “stories” e fazer com que o usuário seja direcionado para o conteúdo.
Viu como investir em blog para empresa vale a pena? Por isso, não deixe de investir nessa estratégia.
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