A união do marketing digital com o big data – uma relação que promete

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O marketing digital já é uma realidade consolidada no Brasil, e este tipo de investimento auxilia cada vez mais as empresas a encontrar novas oportunidades, acertar o seu público-alvo e vender mais.

Para acelerar uma estratégia de marketing e a forma como ela pode auxiliar as empresas, um antigo conhecido do mundo digital entra em cena, o Big Data. Fornecer dados específicos para as marcas que necessitam entregar a mensagem correta, à pessoa correta, no momento ideal, gerando uma experiência integral e eficiente entre anunciante e consumidor, é o desejo de todo empresário.

“A indústria da publicidade digital no Brasil é conhecida por ter profissionais com práticas de alta performance e, sobretudo, por uma capacidade única para desenvolver soluções, práticas, processos e experiências que funcionam especificamente no mercado local” assinala Mario Rubino, executivo da Retargetly, uma fornecedora de soluções de marketing baseadas em dados para o mercado latino-americano.

Big Data é o termo que descreve o grande volume de dados obtidos pelas empresas sobre seus negócios e mercado, e que em geral sobrecarregam as suas equipes diariamente. Mas não é a quantidade de dados disponíveis que importa, é sim o que as organizações fazem com eles. O Big Data pode ser analisado para obter insights que levam a decisões melhores e ações estratégicas de negócio.

Neste sentido, e referindo-se especificamente a combinação entre Big Data e MarTech, o executivo acrescenta que “vive-se um momento especial no Brasil, a medida que se consolida o uso da tecnologia em publicidade e as companhias embarcaram no intrincado processo de aprender como e em que profundidade usar os dados que possuem”.

O caminho para a união entre big data e marketing digital acontece naturalmente, uma vez que o ambiente online é propício para a captação de informações dos clientes. Todo movimento do usuário online gera uma série de dados sobre o comportamento dele, e o Big Data torna possível captar tais dados e utilizar as informações, por meio do marketing digital, para tomar a melhor decisão e prever os resultados das ações propostas.

Em 2017, os investimentos em publicidade digital superaram os da TV pela primeira vez, nos EUA, segundo dados do Interactive Advertising Bureau (IAB). Pesquisa do Instituto Provokers, feita em parceria com o Google Brasil e o Youtube, no ano passado, reforça essa tendência.

Por exemplo, o uso de smartphones se consolida cada vez mais: é usado por 83% da população. Um estudo recente realizado com 1500 brasileiros, entre 14 e 55 anos, das classes A, B e C – uma amostragem que representa 123 milhões de pessoas – indica que, em três anos, o consumo de vídeos online saltou 90,1%, enquanto a TV se manteve próximo do estável. Além disso, detectou-se o fato de que 87% dos pesquisados permanecerem online enquanto assiste a algo na TV. Com essa realidade, investir apenas em um ou outro meio, de forma independente, pode deixar oportunidades em aberto – porém o nível de complexidade para esta decisão aumenta bastante comparado com a realidade mais simples de alguns anos atrás, daí a importância de se fazer isto usando uma abordagem de big data.

Fonte: E-commerce News

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  • […] Marketing digital e inteligência artificial são conceitos que dificilmente aparecem na mesma frase em uma conversa informal. A percepção atual já mudou bastante, porém, a verdade é que muitas pessoas ainda associam a IA a robôs humanoides, grandes naves ou outros fatores mais futurísticos. […]

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