Tudo que os profissionais de Marketing Digital precisam saber sobre a LGPD

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Entenda a LGPD, seus impactos e benefícios para o Marketing Digital.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em 2020 e vem provocando profundas mudanças na forma com que as empresas lidam com dados pessoais. Da obtenção ao tratamento das informações, passando pelo armazenamento, uma série de regras precisa ser seguida à risca.

Para quem trabalha com Marketing Digital, a LGPD também remodela responsabilidades e impacta diretamente em ações relacionadas ao uso de dados dos usuários. E é sobre isso que vamos lhe ajudar a refletir ao longo deste artigo.

Continue lendo para entender!

O que é a Lei Geral de Proteção de dados (LGPD)

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um importante update no arcabouço jurídico brasileiro. Ela representa um salto à modernidade, pois unifica mais de 40 estatutos diferentes que regiam os dados pessoais dos cidadãos (online e offline), substituindo alguns e complementando outros.

Essa unificação de leis anteriormente díspares — e muitas vezes contraditórias — é bastante semelhante ao determinado pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), da União Europeia.

Na prática, a LGPD se aplica a qualquer empresa ou instituição que processe dados pessoais de brasileiros, independentemente de onde essa empresa ou instituição esteja localizada. Seus pilares podem ser assim resumidos:

  • Direito à privacidade: maior controle sobre as informações, via práticas transparentes e seguras, o que está intimamente ligado aos  direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos;
  • Regras claras para empresas e instituições: normatização jurídica sobre como as empresas e instituições podem coletar, armazenar, processar e compartilhar dados pessoais;
  • Promoção de desenvolvimento: base legal para o desenvolvimento econômico e tecnológico nacional, uma vez que os dados são cada vez mais importantes em todos os segmentos do mercado;
  • Direito do consumidor: garantia de que o uso de dados, dentro das normativas, favoreça a livre-iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor/usuário;
  • Fortalecimento da confiança: tranquilidade para a sociedade quanto à coleta e o uso de dados pessoais, impactando, por exemplo, o e-commerce;
  • Segurança jurídica: amparo legislativo para as empresas que manejam dados de pessoas físicas, pois elas têm regras claras a serem seguidas.

Por que a LGPD importa para os profissionais de Marketing Digital

É impossível pensar o Marketing Digital sem a gestão de dados pessoais de usuários, tanto em negócios B2C quanto B2C — uma vez que os agentes das negociações são, em última instância, pessoas físicas. Neste sentido, os profissionais da área estão entre os principais interessados em seguir à risca as normativas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ao mesmo tempo, há a certeza de que os concorrentes também estão sob essa legislação. Eles, portanto, não podem driblá-la para fazer campanhas com informações de consumidores de maneira escusa. E isso põe a todos em pé de igualdade no que se refere ao tratamento das informações de seus públicos-alvo.

No que diz respeito aos cuidados para não ferir os direitos garantidos pela LGPD, os profissionais de Marketing Digital devem seguir o que toda a empresa também seguirá.

Por exemplo, é preciso receber autorização dos proprietários dos dados (os cidadãos) para coletar informações em troca de um eBook. E mais: os usuários têm por direito saber o que será feito com seus dados e pode, a qualquer momento, revogar essa concessão.

E as vantagens também despontam. Uma delas está relacionada a um dos maiores dilemas do Marketing Digital: o aumento e a mensuração precisa do retorno sobre os investimentos (ROI).

Ao seguir à risca a LGPD, a área chega a uma gestão de dados mais afinada, inteligente e eficiente. Com isso, alcança criar campanhas e ações bem mais orientadas por informações confiáveis e com a devida autorização do usuário. Logo, há uma melhora na experiência ofertada (por meio da segmentação, entre outros aspectos), o que eleva o ROI e o torna mais quantificável e qualificável.

→ Leia também: LGPD no Marketing Digital: como proceder!

Em suma…

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é desafiadora, mas também pode ser aproveitada para tornar a gestão de Marketing Digital ainda mais inteligente e eficiente. Os profissionais da área que entenderem isso terão vantagens competitivas até que todo o mercado esteja confortável para lidar estrategicamente com essa legislação.

Que tal, nós conseguimos te ajudar a pensar sobre como a LGPD pode ser aproveitada pelo Marketing Digital? Se precisar de ajuda, faça contato conosco agora mesmo!

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