Três passos para pensar o marketing durante a pandemia
É difícil imaginar um ambiente mais desafiador para os profissionais de marketing do que o momento atual. Em face à pandemia global que afeta como quase todo mundo trabalha e vive, nada mais parece seguro e até mesmo as incertezas mudam rapidamente.
Assim, como as marcas devem pensar no marketing dentro da catástrofe pela qual passam os mercados?
Primeira etapa: Faça uma pausa
Pode parecer estranho, mas levará um tempo para que toda essa atividade seja concluída. E se você é líder de marketing, uma das primeiras coisas que precisa fazer é pausar tudo o que puder para repensar estratégias e adequá-las ao momento.
No entanto, falar é fácil. Hoje em dia, muitas das campanhas são automatizadas e executadas por algoritmos sem muita orientação humana, o que pode tornar desafiador saber quais campanhas estão em andamento. Portanto, antes de poder fazer uma pausa, é necessário descobrir tudo o que está sendo feito em todos os canais.
Segunda etapa: Verifique a mensagem
As marcas que desejam seguir adiante com campanhas no ambiente atual precisam questionar se a mensagem ainda é relevante e apropriada. Como transmitir a mensagem correta e adotar um tom apropriado?
As campanhas que as marcas criaram há poucas semanas podem não ser mais eficazes. Pior ainda, podem soar dissonantes ou insensíveis às dificuldades que muitas pessoas enfrentam no momento.
Alguns anúncios são, sem dúvida, uma má ideia. Não é hora de ser muito irreverente. Não é hora de fazer piadas sobre saúde. Não é hora de publicar anúncios com pessoas se abraçando.
É muito mais difícil determinar os anúncios que podem dar certo. Obviamente, é preciso demonstrar um tom mais sério, com certeza. Entretanto, ao mesmo tempo, não dá para parecer depressivo. As pessoas estão buscando motivação. Elas procuram maneiras de se sentir bem enquanto estão nessa situação.
Algumas marcas conseguiram navegar nesse novo ambiente com sucesso. Por exemplo, o Sam’s Club, que recentemente lançou um novo anúncio no horário nobre da televisão, algo raro para a empresa. Na verdade, foi um agradecimento a todos os funcionários que estão trabalhando arduamente para manter as prateleiras estocadas no momento atual. E se superaram e citaram o nome dos funcionários que estão trabalhando duro em todo o país.
Este anúncio funciona em pelo menos três níveis: É um sinal de respeito aos funcionários do Sam’s Club. O anúncio também ajuda a desenvolver a marca, fazendo com que as pessoas tenham um sentimento positivo em relação à organização. E, por fim, comunica uma mensagem de negócio. Expressa: “Estamos abertos. Estamos prontos para trabalhar. Estamos aqui para ajudar. Pode contar conosco”.
Um novo anúncio da Jack Daniels explora as formas como as pessoas estão tentando se conectar virtualmente. A Nike lançou uma campanha sobre como se exercitar em casa. E um novo anúncio da Budweiser saúda os médicos, enfermeiras, funcionários da Cruz Vermelha e cientistas na linha de frente do combate ao coronavírus.
Terceira etapa: Olhe para o futuro
Por fim, as marcas precisam ter certeza de que as mensagens, seja lá o que queiram transmitir, sejam consistentes com o que são e com o que representam.
O objetivo da marca se tornou muito importante. As marcas que se preocupam com essa causa ou com essa crença específica devem agir de acordo com elas. É necessário garantir que esses valores sejam evidentes ao se tomar decisões. É fácil respeitar os valores durante períodos de bonança, mas é muito mais difícil quando passamos por turbulências como o momento atual.
As empresas também precisam se certificar que qualquer mensagem que transmitam possa realmente refletir o futuro. Isso se torna incrivelmente desafiador com tantas mudanças acontecendo tão rapidamente e previsões econômicas cada vez mais negativas.
Por exemplo, embora as empresas desejem transmitir ao mundo que se preocupam com seus funcionários, as mensagens devem combinar com o modo como agem. É muito difícil divulgar uma mensagem dizendo: ‘Nós realmente nos importamos com nossos funcionários’ ao mesmo tempo em que os demite.
Fonte: Exame