Times internos de Marketing não devem crescer no primeiro semestre de 2018
Recentemente falamos aqui no blog sobre o perfil de profissionais de marketing mais buscado pelas organizações e como suas principais habilidades estão ligadas ao marketing digital. Agora, um novo estudo, realizado pelo The Creative Group, reforça não apenas as características mais atrativas para equipes de marketing, como também mostra que estas equipes deverão permanecer como estão no primeiro semestre de 2018, ou seja, novas contratações não estão previstas na maior parte das organizações entrevistadas.
O estudo, que entrevistou 400 executivos de marketing e propaganda, aponta que 78% deles irá manter o número de profissionais em suas equipes durante os próximos 6 meses e que novas contratações serão apenas para preencher vagas em aberto. Apenas 5% dos entrevistados afirmaram que irão contratar e aumentar seus times na primeira metade 2018, enquanto 17% disseram que não irão contratar de nenhuma forma – nem para preencher vagas em aberto, nem criando novas posições de trabalho.
Outro ponto levantado pelo estudo foram as especialidades em marketing mais procuradas pelas organizações: a mais citada foi marketing de conteúdo (25%), seguida de gestão de marca/produto (23%), marketing digital (22%), pesquisa de marketing (20%) e mídias sociais (19%).
Além disso, mais de metade dos executivos disseram enfrentar dificuldades em encontrar profissionais que sejam, ao mesmo, criativos e “tecnológicos”, ou seja, que saibam usam a tecnologia a favor da estratégia de marketing da empresa: “Uma prioridade para muitas organizações é usar dados para entregar experiências personalizadas durante toda a jornada de compra do cliente. Encontrar profissionais com experiência nessa área é muito difícil, uma vez que há uma grande demanda por eles, mas poucos com a qualificação desejada”, afirma Diane Domeyer, diretora executiva do The Creative Group.
Outro fator que influencia diretamente na redução de contratações em equipes de marketing é o fato de que, cada vez mais empresas, estão buscando apoio externo em suas estratégias de marketing, através de agências e consultorias, e terceirizando muitas tarefas que antes eram feitas internamente. Um estudo realizado pelo portal Upwork confirma isso: de acordo com a pesquisa, nos próximos 10 anos podemos esperar um salto considerável na contratação de freelancers e em verbas direcionadas para suportes externos.
Qual o cenário do seu time de marketing para 2018? Também está em busca de um especialista externo que possa ajudar a desenhar a melhor estratégia de marketing para sua empresa? Converse com os consultores da Tech4Biz e descubra como podemos ajudá-lo.
Fonte: Marketing Dive