Tendências do marketing digital pós-pandemia
A equação é simples: mais pessoas gastando mais tempo online, e empresas ansiosas para aumentar sua presença online é igual a um mundo pós-pandemia promissor para boas estratégias de marketing digital.
Nós pesquisamos quais são as principais tendências para este “novo normal”, e resolvemos listá-las aqui.
As principais tendências do marketing digital no pós pandemia
Marketing de vídeo
Essa tendência é fácil de prever e — muito provavelmente — você já começou a implementá-la em suas campanhas. É relatado que em 2022, 82% do tráfego global da Internet virá de streaming de vídeo e downloads. E mais: uma pesquisa mostrou que 72% das empresas que já publicam conteúdos audiovisuais observaram um aumento considerável em suas taxas de conversão.
O vídeo cobre uma grande variedade de meios, incluindo streaming ao vivo, vídeos um-para-um, formato longo ou curto; a lista é longa.
Não é nenhuma surpresa que isso tenha aumentado durante a pandemia, no entanto, o que é surpreendente é por que as pessoas estão fazendo isso. Mais da metade dos jovens de 13 a 39 anos disseram assistir a séries de TV e filmes em serviços de streaming como uma forma de manter sua saúde mental durante o isolamento social.
Portanto, incrementar o uso de vídeos em suas estratégias de marketing digital é uma excelente escolha!
Busca visual
Outra vez, essa não é propriamente uma novidade, mas é algo que se tornou muito mais popular a partir da pandemia. Hoje em dia, 62% dos consumidores da geração Z e da geração Y querem pesquisa visual mais do que qualquer outro mecanismo.
Basicamente, estamos ficando muito mais preguiçosos na maneira como fazemos as atividades cotidianas, e os usuários agora estão optando por pesquisar informações por meio de fotos.
Neste movimento, Google, Pinterest e Microsoft estão todos na vanguarda com seus vários recursos para permitir que as pessoas encontrem produtos semelhantes com base nas coisas que elas pesquisam visualmente.
Portanto, é aconselhável fazer um uso mais estratégico das imagens no site, no blog e em outros ambientes virtuais da sua empresa. E não esqueça de otimizar suas imagens para que elas sejam facilmente encontradas.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma palavra da moda para se tornar uma realidade, e seu uso pelos profissionais de marketing disparou entre 2018 e 2020. Com serviços cognitivos como os do Microsoft Azure, agora é algo que está ao alcance de todos os sites e de todos os desenvolvedores.
A novidade é que cresce a cada dia o número de empresas que usam IA para coletar dados, gerar insights e antecipar tendências e movimentos do cliente. Dessa forma, conseguem criar campanhas de marketing digital muito mais afiadas e obter melhores retornos.
Boas estratégias de lances e anúncios responsivos, por exemplo, usam formas de IA e aprendizado de máquina para se adaptar aos sinais que estão chegando para melhorar os resultados em tempo real.
→ Leia também: Como a inteligência artificial pode impulsionar o marketing digital!
Realidade ampliada
Este pode parecer um termo novo, mas na verdade é um termo abrangente para três tecnologias imersivas que você certamente conhece:
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Realidade Virtual: o usuário é colocado em um ambiente 100% artificial, como o Oculus Rift.
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Realidade aumentada: são usadas sobreposições para exibir objetos virtuais, mas em um ambiente do mundo real como o Pokémon Go.
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Mixed Reality: espécie de combinação das duas primeiras que vai além de apenas sobreposições, ancorando objetos virtuais no mundo real com os quais se pode interagir. O melhor exemplo disso é o HoloLens da Microsoft.
Esta é uma tendência que está crescendo na velocidade da luz, já que o tamanho de seu mercado global é estimado para aumentar em mais de 3,7 bilhões de dólares até 2025.
Isso pode não parecer aplicável ao mundo do marketing, mas na realidade é uma tecnologia que foi impulsionada nos últimos 12 meses pela redução nos custos de hardware, a disponibilidade deles e o aumento da demanda de pessoas presas em casa procurando por algumas formas alternativas de engajamento.
Não são apenas fones de ouvido grandes e pesados. Você já pode usar os vídeos de 360 graus do YouTube ou os filtros de realidade aumentada que vêm com Instagram e TikTok, até equipamentos e serviços mais sofisticados.
Em suma, a partir de agora você vai ver sua concorrência explorando meios de fornecer experiência imersiva — e deve inovar nisso também em suas campanhas de marketing digital.
Personalização extrema de anúncios
A criação de anúncios personalizados oferece várias vantagens. Ela permite que você vise uma buyer persona específica e faça a ela uma oferta que seria difícil de resistir.
Para dar um passo adiante e demonstrar que a sua é a empresa certa para fazer negócios, incorpore uma estratégia de remarketing.
Pesquisas mostram que grande parte das pessoas gostam de ver anúncios direcionados que agem como um lembrete sobre o que elas já estão interessadas. A resistência a isso antes da pandemia era muito maior, o que mostra uma mudança significativa de comportamento em pouquíssimo tempo.
→ Leia também: Pesquisa global revela que brasileiros são receptivos a anúncios digitais!
Resumindo
Com a pandemia como divisor de águas, entramos em uma nova era para o marketing digital. Por isso, os times responsáveis pelas campanhas corporativas devem estar atentos às tendências nesta área.
Obviamente, cada empresa deve ajustar o que é tendência a sua própria realidade. No entanto, de maneira geral, praticamente todas podem aproveitar os novos comportamentos dos usuários em seu favor.
É isso que fazemos aqui na Tech4Biz: nós entregamos serviços especializados de marketing digital e estamos sempre atentos para colocar nossos clientes na onda do que é tendência, sempre focando em otimizar resultados.
O que você achou das tendências de marketing digital que apresentamos? Quer saber mais? Entre em contato conosco!