SEO para B2B: como otimizar sua estratégia e vender mais?
Quem não aparece no Google pode ter muita dificuldade no seu ciclo de aquisição de clientes e vendas, já que a maior parte dos processos de compra começa ou passa por esta ferramenta. E você sabe o que ajuda sua empresa a aparecer mais com o melhor custo/benefício? SEO – o Search Engine Optimization. Investir em otimização de SEO para B2B é uma estratégia essencial no ambiente altamente competitivo em que vivemos para quem quer conseguir mais negócios.
Entretanto, sabemos que a negociação B2B é mais complexa quando comparamos às empresas que vendem B2C, e por isso, é preciso ter uma boa estratégia SEO para ajudar nesse processo. Apesar de ser um pouco mais difícil, é possível sim conseguir bons resultados com um programa bem estruturado de SEO.
Se você quer saber mais sobre o SEO para B2B, acompanhe nosso artigo e veja as informações que preparamos para você.
Qual é diferença entre o SEO B2B e o B2C?
Em poucas palavras, a principal diferença é o processo pelo qual passa o público que se quer atingir, para efetivar a sua compra. Oferecer serviços e produtos para empresas é completamente diferente de fazer isso para os consumidores, já que a tomada de decisão neste último caso é mais simples, mais rápida e em geral pode contar com o fator ‘impulso’ na hora de vender.
Desenvolver o SEO para sua empresa começa com um entendimento e priorização de seu público alvo para encontrar as palavras certas para sua estratégia e assim fazer um SEO para B2B efetivo e específico.
Entretanto é importante pontuar alguns desafios que os especialistas em SEO para B2B enfrentam:
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A complexidade do funil de vendas, já que para o SEO para B2B dar certo, o profissional precisa conhecer muito o seu público e seu processo de aquisição;
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É necessário ter conteúdo relevante, já que a compra B2B tende a demandar mais detalhamento e mais tempo de pesquisa, possibilitando que o lead explore mais informações;
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É indicado trabalhar com palavras-chave de baixo volume, considerando que os clientes em potencial para um negócio B2B podem usar diversos termos, inclusive mais técnicos e detalhados, para fazer suas pesquisas.
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O nível de autoridade dos seus sites deve ser alto, porque isto influencia bastante o quanto você aparece para o Google, e por isso otimizar o SEO com uma estratégia voltada para este quesito é necessária.
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É necessário trabalhar com uma taxa de conversão mais baixa do que no mercado B2C. Apesar destas taxas serem mais baixas, os valores negociados são bem mais altos. Por isso, é fundamental atrair o tráfego ideal para o seu site e que esse público entenda que você tem uma boa solução para o que eles procuram.
Por que o SEO para B2B não pode ser ignorado?
De bate pronto podemos mencionar 5 motivos pelos quais você precisa investir em SEO para B2B.
Ele pode ajudar no seu inbound marketing
A ideia do inbound marketing é conseguir atrair e interagir com as pessoas certas, através de conteúdos relevantes que despertem o interesse pela sua empresa. Este conteúdo deve ser apoiado inevitavelmente pelo SEO para ser efetivo.
Vai melhorar a experiência para o cliente no seu site
Além de trabalhar otimização do conteúdo, uma estratégia de SEO também envolve ter um site com um excelente desempenho, compatível com todos os dispositivos, focado em melhorar a legibilidade, etc.
O SEO para B2B vai ajudar no reconhecimento de marca
O SEO para B2B caminha junto com as estratégias de branding, facilitando seu destaque dentro de sua especialidade e no seu mercado de atuação. o SEO ajuda a aumentar o reconhecimento da marca através de suas ações táticas, como buscar ter mais backlinks para seu site, desenvolvimento de um ótimo conteúdo, utilização de palavras-chave da marca, etc., conseguindo com isso ajudar sua empresa a ter uma presença mais positiva.
Destacar sua empresa na Internet para o seu potencial comprador
O SEO para B2B não pode ser ignorado pois, mesmo na negociação entre empresas, o seu comprador fará pesquisas sobre a sua reputação e irá te avaliar no mundo virtual.
Além disso, a estratégia de SEO consiste em ter um conteúdo de grande qualidade, mostrando para o pesquisador a sua liderança no mercado em que você atua.
O SEO para B2B tem um ótimo custo x benefício
É possível tratar seu SEO com um investimento relativamente baixo, ou até mesmo de forma gratuita, se você tiver um entendimento de técnicas e conseguir desenvolver seu conteúdo internamente, e com leads qualificados é possível ter um alto ROI.
Dicas para aplicar na estratégia de SEO para B2B
Até aqui você já sabe que não é interessante deixar de lado o SEO para B2B, então vamos falar agora sobre algumas dicas para você começar a implementar a estratégia no seu negócio.
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Tenha seu público / persona bem definido. Nesse mercado, é fundamental saber quem é o seu cliente ideal para direcionar as estratégias de SEO para B2B;
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Fale com sua equipe de vendas para entender a fundo como funciona o funil de venda. Aqui você vai ter informações valiosas sobre como os clientes acham o seu negócio e o que eles procuram mais;
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Descubra como são feitas as consultas para as pessoas encontrarem a sua empresa em todo o funil de vendas e faça o SEO para B2B usando este conhecimento;
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Procure fazer um mapeamento das palavras-chave em todas as diferentes etapas do funil de vendas, para atingir mais potenciais compradores;
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Use o SEO em tudo que publicar na internet: seu site, suas landing pages, e até suas redes sociais, visando promover e vender os seus produtos e serviços;
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Faça uma estratégia de conteúdo não apenas focado em venda, mas também para conseguir mais links e engajamento, e ajudar os leads orgânicos a passarem pelas diferentes fases do funil de vendas;
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Trabalhe na conquista de backlinks. Além de produzir conteúdos ricos, é importante que ele também seja bem divulgado / recomendado em outros sites.
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