Saiba por que 2021 será o ano do vendedor B2B

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A pandemia colocou à prova a capacidade dos profissionais de vendas e mostrou que desenvolver novas habilidades será a chave para enfrentar a nova realidade de mercado. A crise trouxe mudanças que obrigam as áreas de vendas a repensar sua forma de atuar. Uma dessas mudanças foi o aumento da atividade comercial. De acordo com o estudo “Como foi 2020 + Como será 2021”, feito pela Neoxs, os vendedores estão otimistas quanto ao que se aproxima, com 87,2% acreditando que 2021 será um ano para alcançar resultados melhores.

Apesar do otimismo dos vendedores, os Gestores comerciais de vendas B2B ouvidos na pesquisa consideram que vender está 67,9% mais difícil em meio a tantas mudanças. A pesquisa perguntou aos Gestores de vendas sobre seus planos para o tamanho da equipe comercial de suas empresas para 2021 e 58% responderam que manterão suas equipes, 30,4% pretendem aumentar e 10,7% diminuirão, indicando disposição para investir, continuar preparando as equipes para se adaptarem e assim entregarem resultados mesmo em um cenário ainda de mudança.

Vale ressaltar ainda na pesquisa que, enquanto sete em cada 10 empresas que investiram na preparação de suas equipes comerciais para atuar neste novo cenário declararam ter tido resultados maiores em 2020, apenas metade das empresas que não fizeram isso tiveram resultados melhores que em 2019.

A pesquisa concluiu que, em muitos segmentos, a migração quase total para interações virtuais é uma das mudanças que profissionais de vendas ainda estão assimilando, com alguns tendo dificuldade na transição, que deu mais poder ao cliente e exigem mais preparação para abordá-lo de forma relevante. Aqueles que investirem mais tempo para assegurar que há relevância para o cliente em suas conversas podem se diferenciar muito mais no cenário atual

Evolução 

A pesquisa mostrou ainda que os vendedores estão mais ativos, usando ainda mais redes sociais e também o telefone, por outro lado investem pouco tempo na preparação de suas abordagens aos clientes. Ainda assim, para 33% dos vendedores e vendedoras participantes, o resultado de 2020 foi menor do que o ano anterior.

A Neoxs observou ainda na pesquisa que as interações digitais com clientes se tornaram regra: 80% dos respondentes declararam que as interações digitais são a nova regra na hora de interagir com os clientes. Considerando que o fim da pandemia ainda está distante, a nova realidade que se impõe obriga os profissionais a se preparem melhor e desenvolverem suas habilidades para sobreviver em um contexto em que interações presenciais serão evitadas ainda por alguns meses.

Fonte: Mundo do Marketing

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