Redes sociais para negócios B2B: o que priorizar?
Você sabia que 84% dos decisores de compras admitem ser influenciados pelas redes sociais? Elas, como se vê, são essenciais nos negócios B2B — altamente competitivos e sempre em busca de diferenciação competitiva. Agora, será que todas as redes servem aos propósito das companhias que vendem a outras empresas? É mesmo necessário estar presente em todas e acompanhar as trends para garantir presença online?
Essas e outras questões serão respondidas ao longo deste artigo. Continue lendo para entender!
Redes Sociais vs. ‘redes sociais’: por que separar o joio do trigo nos negócios B2B?
Vamos começar desmistificando a ideia de que é preciso usar todas as redes sociais. Isso não é verdade, principalmente nos negócios B2B, que lidam com comitês de compras altamente profissionais.
Com a possível exceção de empresas que dependem fortemente de design e recursos visuais, uma empresa B2B pode evitar esforços de marketing de conteúdo em plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, TikTok ou Pinterest.
Obviamente, essa decisão deve ter como base o comportamento do público, a análise de dados e o engajamento previsto. Em linhas gerais, no entanto, essas mídias não servem para o propósito de falar com um público especializado.
Para empresas B2B, o LinkedIn é o canal principal e deve ser o alvo principal de qualquer estratégia de conteúdo B2B. Afinal, trata-se de uma mídia social ideal para profissionais e conteúdo comercial relacionado com altos níveis de envolvimento dos funcionários.
O Twitter também é uma ferramenta poderosa não apenas para compartilhamento de notícias e conteúdo, mas também para suporte e divulgação ao cliente. Isso porque é nele que os executivos estão para obter informações rápidas, interagir e emitir opiniões.
O YouTube também pode ser uma ferramenta social muito útil como um ótimo lugar para compartilhar vídeos explicativos e instruções, apresentações de benefícios, anúncios direcionados, entre outras táticas.
Em suma, deve-se pensar muito bem no perfil de cliente ideal na hora de montar uma estratégia de marketing ancorada em redes sociais. Sob o risco de os negócios B2B gastarem tempo e dinheiro com canais que não contribuem para fazer os clientes avançarem no funil de vendas.
→ Leia também: Marketing digital B2B: 4 passos para engajar mais e melhor.
Quais são as redes sociais mais indicadas para os negócios B2B
Vamos agora detalhar um pouco mais as redes sociais que podem ser muito úteis para os negócios B2B.
1. LinkedIn
Existem mais de 850 milhões de profissionais no LinkedIn, e eles estão fazendo mais do que apenas procurar novos empregos. Eles estão lendo atualizações de status, clicando para ver artigos e, o mais importante, convertendo em leads.
Na verdade, 80% dos leads obtidos por meio de mídias sociais para profissionais de marketing B2B vêm do LinkedIn. Além disso, se você deseja educar os clientes em potencial sobre o valor de sua solução, o LinkedIn direciona mais tráfego para blogs e sites B2B do que o Facebook e o Twitter juntos.
Como gerar resultados de marketing B2B no LinkedIn?
Torne o marketing de conteúdo no LinkedIn uma prioridade, amplie suas mensagens por meio da defesa dos funcionários e alcance seu público-alvo por meio de anúncios pagos.
→ Leia também: Como gerar vendas B2B por meio do LinkedIn.
2. Twitter
Quando questionados sobre quais canais usam para distribuir conteúdo, 77% dos entrevistados B2B listaram o Twitter. Embora o uso do Twitter tenha caído 8% desde 2014, ele ainda ocupa o segundo lugar na lista das principais plataformas de mídia social.
Os líderes de marketing e seus CEOs entendem que é uma maneira eficiente e eficaz de divulgar suas mensagens.
Como gerar resultados de marketing B2B no Twitter?
Por meio da personalização dos públicos e do remarketing, alcance clientes em potencial que já demonstraram interesse em sua empresa.
Direcione campanhas publicitárias para visitantes de sites ou aplicativos móveis ou carregue sua própria lista de endereços de e-mail e números de telefone de clientes em potencial.
3. YouTube
O YouTube é cada dia mais importante para os negócios B2B. Isso porque é nele que é possível detalhar melhor os produtos e serviços comercializados, além de criar uma audiência ávida por conhecimento e conectividade com seus potenciais fornecedores.
Como gerar resultados de marketing B2B no YouTube?
Otimize seus vídeos para exposição máxima, para que sejam exibidos com destaque nos resultados de pesquisa do Google, atraindo mais tráfego e estabelecendo sua marca como o “especialista de referência”.
Concentre-se em vídeos educativos ou de instruções que expliquem a proposta de valor exclusiva de sua empresa. Mantenha-os com títulos otimizados, palavras-chave relevantes em suas tags e uma transcrição correspondente.
Por fim, use anotações discretas do YouTube com frases de chamariz fortes que promovam seu site ou a oferta de produto mais recente.
O que não fazer: 10 erros a serem evitados no uso de redes sociais nos negócios B2B
Confira, a seguir, os equívocos que devem ser evitados a todo custo ao inserir as redes sociais como estratégia em negócios B2B!
1. Usar as redes sociais como um canal de resposta direta
A razão para grande parte do sucesso dos profissionais de marketing B2C é que a maioria de seus produtos são compras por impulso.
Para empresas B2B, a mídia social é mais sobre interação e compartilhamento de conhecimento (pense em white papers, vídeos, blogs de liderança de pensamento etc.). Logo, deve-se evitar o uso das redes como um mero canal de SAC.
2. Esperar resultados instantâneos
A mídia social não é uma via de mão única e requer tempo para construir confiança e relacionamentos dentro de uma comunidade.
É um erro fatal acreditar que em pouco tempo as redes vão começar a gerar leads e vendas. Isso é um trabalho de médio e longo prazo, inclusive porque a jornada de compra nos negócios B2B é mais longa.
3. Não investir tempo e esforço suficientes
Para construir relacionamentos, é preciso uma quantidade considerável de tempo e energia para manter sua presença na mídia social.
Os negócios B2B bem-sucedidos são aqueles que têm um objetivo claro e implementam uma estratégia baseada em pesquisa de mercado e no compromisso de levar seus esforços até a conclusão.
4. Não ser consistente
Todo mundo está nas redes sociais, isso é bom e ruim.
É fundamental manter um cronograma de postagem consistente para evitar ser manipulado por outros profissionais de marketing mais agressivos. No entanto, isso não quer dizer que você deva postar a cada hora do dia. Essa prática pode prejudicar negócios B2B a longo prazo — ninguém quer conteúdo com spam em seus feeds.
Definir limites para a frequência da postagem pode ajudar a alcançar seu público e maximizar o potencial sem exagerar. Logo, procure postar regularmente e alocar tempo para se envolver com seus clientes em potencial quando não estiver postando ativamente.
5. Destacar o alcance em vez do engajamento
Você está aproveitando as microconversas com leads? Fornecer conteúdo relevante e envolvente nas plataformas de mídia social de sua marca é o primeiro passo, mas você está simplesmente rastreando o alcance e não os engajamentos? Você está respondendo ativamente a esses compromissos?
É importante se envolver com seu público e manter as conversas. Desenvolver novos seguidores é importante para o reconhecimento da marca, contudo, não negligencie os seguidores que já demonstraram lealdade à sua empresa.
Criar um diálogo mostra que você se preocupa com seus clientes em potencial em vez de subir na escada da mídia social.
6. Usar as métricas erradas para calcular o ROI
Ter muitos seguidores é uma coisa boa; no entanto, eles nem sempre se traduzem em um ótimo desempenho. É importante preservar os seguidores atuais e engajar novos seguidores para sua marca.
A geração de leads é a primeira etapa para nutrir clientes em potencial por meio de seu funil de vendas; você deseja atrair o máximo de seguidores possível para que esse processo comece.
Analise métricas como cliques para descobrir se suas postagens estão indo bem o suficiente para que seu público tome uma atitude.
Verifique o tráfego do seu site para identificar se a fonte vem da mídia social. Se sim, divida-o ainda mais e descubra quais plataformas são as mais populares. Por fim, use esses dados para otimizar sua próxima campanha de geração de leads sociais.
7. Criar conteúdo semelhante para todas as plataformas
YouTube, LinkedIn e Twitter podem se encaixar na categoria de mídia social, mas têm funções muito diferentes e atraem diversos segmentos de usuários.
Só porque eles estão na mesma categoria não significa que sua marca deva postar o mesmo tipo de conteúdo em cada um.
É fundamental estudar a natureza das postagens de melhor desempenho por plataforma para criar estratégias que incorporem os assuntos, formatos e mensagens de conteúdo mais relevantes.
8. Esquecer dos anúncios e do remarketing
É isso mesmo, você pode obter um impulso com a publicidade estratégica. Essa estratégia não prevalecia nos primeiros anos da popular mídia social B2B, mas é hora de enfrentar a música.
Alguns até dizem que o alcance orgânico está morto. Aprender sobre anúncios de mídia social é crucial em sua busca para se conectar com o público certo. Aqui está o que você pode fazer:
- realize esforços de teste A/B em várias campanhas;
- explore suas ferramentas de análise e anúncios;
- concentre-se em redirecionar para o público que já visitou seu site, páginas de mídia social ou viu suas postagens.
Você também pode fazer cursos para aumentar sua proficiência e otimizar seus gastos com anúncios.
→ Leia também: Como acertar nas campanhas de mídia paga no Marketing B2B.
9. Não levar a sério a escuta social
Você não está lá apenas para postar nas mídias sociais — é seu trabalho ouvir também. A escuta social significa prestar atenção ao seu público.
O que seus seguidores estão dizendo sobre o seu serviço? Quais são as preocupações relevantes no setor que você pode abordar?
Você pode usar hashtags, grupos e metodologias de pesquisa avançada para “ouvir” conversas sobre sua empresa, seus serviços, seus concorrentes e o setor.
Utilize esses dados de escuta social para criar e otimizar campanhas de mídia social que abordam os tópicos, desafios e necessidades de suas personas-alvo.
10. Ignorar a análise de dados
Analytics deve ser o melhor amigo de todo profissional de marketing.
Você pode estar se esforçando muito em suas postagens sociais, mas não importa se não estiver acompanhando KPIs e métricas relevantes.
Estabelecer e monitorar KPIs específicos de mídia social ajudará você a entender se sua estratégia atual é eficaz tanto nas redes sociais quanto fora delas.
Afinal, você não está fazendo isso para gerar reconhecimento, engajamento e leads? Portanto, sempre tenha em mente que suas postagens de mídia social para geração de leads diferem daquelas postadas para conscientização e liderança de pensamento.
→ Leia também: A importância dos dados no marketing digital.
Conclusão
As redes sociais são essenciais nos negócios B2B, mas nem todas elas precisam ser utilizadas. Pelo contrário: é importante entender o comportamento do público, analisar dados e identificar as plataformas com maior engajamento para investir em uma estratégia de conteúdo eficaz.
No geral, o LinkedIn é o canal principal para empresas B2B, seguido pelo Twitter e pelo YouTube.
Também é muito importante evitar erros cometidos com frequência: do uso das mídias como SAC à não análise de dados, passando por emitir mensagens e não ouvir o público, entre outros.
Em suma, investir em uma estratégia de marketing ancorada em redes sociais requer a consideração cuidadosa do perfil do cliente ideal para evitar gastar tempo e dinheiro em canais que não contribuem para avançar os clientes no funil de vendas. É essencial priorizar as plataformas de mídia social com maior engajamento para obter o máximo retorno sobre o investimento.
O que você achou das nossas dicas para uso das redes sociais em negócios B2B? Faça contato conosco e veja como podemos ajudar a traçar a melhor estratégia!