Profissionais de Marketing recorrem à tecnologia para medir efetividade de ações
Aqui na Tech4Biz, sempre reforçamos que uma das nossas bases de trabalho é a mensuração de resultados, pois, quando o assunto é Marketing Digital, acreditamos que, tão importante quanto planejar bem suas ações, acompanhar o desempenho de cada uma delas é fundamental para atingir os objetivos do seu negócio e otimizar sua presença no ambiente online.
Ao que tudo indica, profissionais de marketing estão entendendo a importância disso e, mais interessante, perceberam como diversas tecnologias disponíveis são grandes aliadas na hora de medir a efetividade das ações da área. É isso que mostra o mais recente estudo da Salesforce, que apontou que profissionais de marketing estão recorrendo a tecnologias como plataformas DMP (Data Management Platform), ferramentas de automação de marketing, analytics, entre outras, para entender melhor como as suas ações estão performando.
Um dado curioso indicado pelo estudo é que, de maneira geral, as tecnologias usadas para essa mensuração são as mesmas, ou similares, tanto para o segmento B2B quanto B2C. É o caso de ferramentas de analytics para websites: 55% dos profissionais de marketing B2B entrevistados afirmaram usar esse tipo de tecnologia em sua estratégia. Entre os profissionais B2C, esse número chega a 53%. Quando questionados sobre o uso de plataformas de automação de marketing, 35% dos profissionais B2B afirmaram usar, enquanto 25% dos entrevistados do segmento B2C disseram usar tais soluções.
No entanto, os números são bem distintos quando analisado o uso de tecnologias de CRM ou DMP: no caso de CRM, ele é usado por 59% das empresas que vendem para outras empresas. Já no segmento B2B, é usado por apenas 42% dos entrevistados.
Apesar das diferenças e do espaço para crescimento no uso de tecnologias pelos profissionais de marketing, os dados da Salesforce são animadores e veem reforçar uma pesquisa divulgada em 2017 pela agência Squiz. O estudo apontou que quase dois terços dos profissionais seniores de marketing entrevistados aumentaram consistentemente seus investimentos em tecnologia de marketing no último ano. A pesquisa da Squiz mostrou também que 62% dos profissionais entrevistados aumentaram os investimentos em tecnologia em busca de maior conhecimento sobre seus clientes e prospects, 57% para automatizar processos e 55% para assumir uma posição “data-driven” no Marketing, ou seja, uma estratégia baseada e orientada por dados.
Sua empresa já está investindo em tecnologias de marketing? Já falamos sobre o tema aqui no blog, no artigo As principais ferramentas para gestão de marketing digital. Que tal ler mais sobre o assunto para entender a importância dele para o seu negócio?
Fonte: eMarketer