Principais tendências de marketing para 2022
Não há como negar que a transformação digital, que já estava em curso últimos anos, foi acelerada pela pandemia. Do comércio à construção civil, a digitalização de processos pôde ser observada nos mais diversos setores ao longo dos últimos meses – mas fica ainda mais evidente quando olhamos para a área da comunicação.
Prova disso é que, dos mais de 8.200 profissionais de marketing entrevistados pela Salesforce entre maio e junho deste ano em 37 países (incluindo o Brasil), mais de 80% afirmou que a pandemia mudou a maneira de as marcas alcançarem o público e impactou suas estratégias de engajamento digital. Os dados fazem parte do relatório Global State of Marketing.
A pesquisa também revelou que, apesar do desconforto que essas mudanças poderiam causar, os profissionais de marketing continuam otimistas no que diz respeito ao futuro de seus empregos e ao impacto que a área pode causar dentro das organizações.
Veja, abaixo, alguns outros insights e tendências do setor compartilhados no documento, que são tendências para este próximo ano.
1. O marketing precisa de dados
A maior parte (78%) dos profissionais de marketing entrevistados pela Salesforce afirma que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acredita que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais.
Mas, com a migração acelerada dos consumidores para o ambiente digital, a tendência é que esse número cresça cada vez mais. Para 2022, os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam, ante 2020.
2. Profissionais mais tecnológicos e conectados
Com tantas informações à disposição, o relatório pontua a crescente importância de ferramentas e plataformas capazes de fazer o gerenciamento destes dados, como a Customer Data Platform (CDP); e ressalta que o perfil esperado dos profissionais de marketing estará cada vez mais relacionado à sua capacidade de transitar no ambiente digital.
“Embora a demanda pela criatividade dos profissionais de marketing não vá acabar, o perfil cada vez mais digital dos clientes significa que os profissionais de marketing mais completos também serão tecnológicos”, diz o relatório.