Por que investir em conteúdo no Linkedin?
Será que você está utilizando o seu Linkedin de maneira correta? Veja como essa plataforma pode ser altamente benéfica para a sua marca
O marketing de conteúdo é estratégia que visa à atração, conversão e retenção de usuários por meio de informação de qualidade, e já é uma realidade em muitas empresas por causa da grande eficácia e ótimo custo-benefício. As principais marcas do mercado utilizam esta prática para aumentar cada vez mais o seu alcance no mercado.
Um dos pontos mais interessantes do Marketing de Conteúdo é o fato de ele ser aplicado em diferentes canais, incluindo redes sociais como o Linkedin. Uma plataforma que mesmo tendo sido lançada em 2003, ainda não é devidamente explorada por muitas empresas.
Quer entender como o investimento em conteúdos relevantes no Linkedin pode favorecer o seu negócio? Vamos explorar esta questão neste artigo.
Qual a importância do Linkedin para as ações de Marketing de Conteúdo?
Tal como o Facebook é a principal rede social para interação pessoal, o Linkedin é a plataforma referência para relacionamentos profissionais. Contando com quase 600 milhões de usuários ao redor do mundo, a rede social é perfeita tanto para atrair clientes quanto para firmar parcerias com outras empresas.
Atualmente, no Brasil, são cerca de 40 milhões de usuários na plataforma, desde pessoas buscando empregos, novos negócios ou expansão da networking, até clientes analisando através da rede social a credibilidade das empresas que pretendem se aproximar.
É exatamente esse cenário que faz o Linkedin fundamental dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Um dos objetivos principais é mostrar que a sua empresa tem autoridade em assuntos-chave, e um perfil bem construído e gerido no Linkedin é essencial para confirmar essa mensagem.
Quais benefícios uma estratégia desenvolvida no Linkedin traz para a sua empresa?
Não há dúvidas que o Linkedin deve fazer parte de uma ação completa de Marketing Digital. Mas, em relação a sua empresa, quais são os benefícios reais? Vamos listar alguns:
Credibilidade e autoridade
Como é sabido, o Linkedin é a rede social referência em termos profissionais, impactando diretamente na construção da credibilidade de uma marca. Com a devida presença na plataforma, a sua empresa já sai na frente em termos de avaliação.
Além disso, apesar de o Facebook ser de grande importância para a comunicação com seu público-alvo, a segurança e seriedade passada pelo Linkedin são em geral maiores. Ao conquistar a atenção, e depois a confiança dos usuários da rede, a sua autoridade digital se torna mais forte.
Leads segmentados
Um dos benefícios do Marketing de Conteúdo é conseguir atrair leads de maior qualidade, ou seja, pessoas que realmente estão interessadas nos produtos e serviços oferecidos para a sua empresa. E quando você adiciona o Linkedin na estratégia, essa vantagem aumenta.
Por ser uma plataforma com direcionamento claro, os conteúdos publicados tendem a atrair leads que conhecem a sua empresa e buscam, por exemplo, confirmar informações dos profissionais da sua empresa, ou já iniciar um contato mais direto – podendo ser o caso de potenciais clientes ou de futuros parceiros.
Ranqueamento aprimorado
Mesmo já com anos de atividade, podemos dizer que o Linkedin ainda pode ser um trunfo para as empresas. Isso porque muitas organizações ainda não utilizam ou exploram a rede social de forma incorreta, abrindo oportunidades de miaor competitividade para aqueles que constroem uma estratégia completa.
Por exemplo, talvez muitos empreendedores não saibam, mas o Linkedin contribui diretamente para o ranqueamento nos motores de busca. O Google, principal plataforma de pesquisa da internet, também leva em consideração a existência de uma página no Linkedin para determinar o posicionamento de uma empresa em cada procura. Com uma gestão profissional do seu Linkedin, a sua empresa só tem a ganhar em buscas na internet.
Enfim, não há como criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo e deixar o Linkedin de fora hoje em dia. É um cenário onde a sua empresa pode aumentar sua competitividade. No entanto, toda estratégia de sucesso precisa ser planejada e executada de forma estruturada e por quem realmente entende. Considere isto quando for pensar em usar mais esta ferramenta efetiva de marketing.