Por que implantar inbound marketing no seu negócio?
Inbound Marketing uma estratégia de marketing que utiliza o compartilhamento de conteúdo relevante e de qualidade, direcionado para o público-alvo e com o objetivo de atrair, conquistar e converter clientes. Assim, a empresa reforça a sua imagem diante da concorrência e, possivelmente, aumenta a quantidade de vendas.
Como funciona?
O inbound marketing compreende muitas técnicas para atração do cliente. Uma delas é o funil de vendas, que consiste em entender o caminho que uma pessoa percorre até se tornar um cliente (realizar uma compra). São 4 etapas: “aprendizado e descoberta” (topo do funil), “reconhecimento do problema” e “consideração da solução” (meio do funil) e “decisão de compra” (fundo do funil).
Além de entender a jornada de consumo, também é preciso investir em marketing de conteúdo, mostrar que a sua empresa tem conhecimento sobre o assunto, é uma forma de converter uma pessoa que está procurando sobre o tema, em cliente. Porém, para conquistar o indivíduo através do conteúdo, não se deve ir diretamente sobre os serviços prestados pela sua empresa, recomenda-se que o material seja 80% de conteúdo especializado e 20% falando sobre a empresa e as vantagens que ela pode oferecer.
Quando conteúdos que atraem a atenção do seu público-alvo e que não estejam diretamente relacionados a venda do seu produto ou serviço são divulgados, você atrai a atenção de forma sutil daquelas pessoas que ainda não identificaram a necessidade de adquirir o serviço ou estão indecisos sobre qual é o mais adequado para elas. Por isso, fazer uso de um blog com temas atuais mesclados com assuntos atemporais, que sempre vão gerar interesse do consumidor, é imprescindível.
Conteúdos relevantes, explicativos e que mostrem seu know how são importantes, mas, muitas vezes o consumidor presta mais atenção em posts criativos e diferenciados, claro que esse tipo de divulgação depende do seu público-alvo e de bom senso por parte dos criadores.
Quanto mais pessoas engajadas com o seu conteúdo seja em redes sociais ou no portal da sua empresa, maior credibilidade estará agregada ao seu negócio e maiores são as chances de converter os consumidores de conteúdo em clientes, já que eles entenderão sobre o assunto, identificarão as suas necessidades e poderão supri-las através dos serviços prestados pela sua empresa.
Fonte: E-commerce News