O que você precisa saber sobre campanhas por email
Quer melhorar os números de atração e retenção de clientes? Use o email, veja aqui como.
A utilização de diversos canais e táticas de comunicação digital é algo necessário para o crescimento e desenvolvimento de um negócio lucrativo, e de fato existem muitas opções que precisam ser avaliadas e implementadas.
Porém, por mais que nos últimos tempos tenham surgido novas opções, como por exemplo os aplicativos de mensagens instantâneas, o e-mail continua sendo uma das ferramentas mais importantes nas campanhas das empresas. Ainda é grande o número de marcas que utilizam o e-mail marketing em suas estratégias digitais, e isto não é a toa.
Sendo uma ferramenta de alcance abrangente, o e-mail marketing consegue chegar em uma grande quantidade de usuários de uma única vez, permitindo, por exemplo, que uma campanha de lançamento ou de fidelização tenha uma cobertura muito completa.
Mas como utilizar o e-mail marketing a favor da sua empresa, e quais os benefícios em investir nessa estratégia?
Usando o email marketing
Como mencionado, o e-mail marketing é uma ferramenta de cobertura ampla, utilizada para abordagens em massa. E, embora seja associada frequentemente a ações comerciais, a relevância da estratégia vai muito mais além.
Em geral, o e-mail marketing é adotado para usuários que já tiveram contato com a sua marca, demonstraram algum interesse e cederam seus endereços de e-mail para comunicação. Ou seja, a ferramenta já entra como um agregador para uma relação pré-existente.
A partir das mensagens enviadas pelo e-mail marketing você consegue manter o seu lead em contato com a marca, garantindo que ele sempre esteja atualizado com as novidades da sua empresa. De maneira simples e com uma única ferramenta, você consegue:
- se relacionar com atuais clientes;
- promover conteúdos de valor;
- nutrir e educar seus leads;
- engajar potenciais clientes;
- vender.
Quais os benefícios da utilização do e-mail marketing?
Agora que você já sabe para quais frentes o e-mail marketing é utilizado, entenda as vantagens que a sua empresa pode obter ao adotar a ferramenta.
Alcance em massa
Milhões de pessoas no Brasil utilizam seus endereços de e-mail para se comunicarem com empresas e amigos. O e-mail é como se fosse o nosso “número de identidade” no mundo digital, pois para quase toda inscrição em sites precisamos dele.
Uma estratégia de e-mail marketing utiliza bem esse cenário a favor. Graças à possibilidade de disparos em massa, a sua empresa alcança muitos usuários de uma vez só, garantindo bons números já no início da estratégia.
Números controlados
Mesmo tendo um alcance em massa, o e-mail marketing oferece a vantagem dos números controlados. Por exemplo, ao criar uma campanha nas redes sociais nem todos os seguidores conseguirão enxergá-la, pois os algoritmos das plataformas selecionam as mensagens que chegam aos usuários.
Em um disparo de e-mails é diferente. A não ser que haja um endereço errado, a mensagem enviada chegará para todos os usuários selecionados, não importando se forem 10 ou 1000.
Baixo custo, ótimo retorno
Diferentemente de outras estratégias mais complexas, o e-mail marketing não é uma iniciativa custosa para as empresas. Tendo um especialista em comunicação com o cliente no gerenciamento das ações, todo o processo acontece sem complicações ou grandes gastos.
Além disso, como vimos, a chance de bons retornos é muito alta, com um alcance inicial aos destinatários garantido. Tudo isso faz do e-mail marketing uma das estratégias com melhor custo-benefício do mercado.
Mas, é sempre importante frisar que, como em qualquer outra iniciativa, os bons resultados não virão por acaso. Mesmo não sendo uma ferramenta complexa, o e-mail marketing demanda conhecimento na prática e no uso de ferramentas específicas. Experiência, preparação e conhecimento de benchmarks são fundamentais para uma estratégia de email bem sucedida. Leve isto em consideração quando pensar em enviar suas mensagens para o mercado.
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