O que é o mapa de empatia e como aplicá-lo em sua estratégia?
Aprenda o que é mapa de empatia e como essa ferramenta pode contribuir para as estratégias de marketing digital do seu negócio
Conhecer bem os clientes é a chave do sucesso para qualquer negócio. Afinal, quando você sabe quais são os comportamentos, as necessidades e os anseios do seu público-alvo, é possível adaptar os seus produtos ou serviços para que eles se tornem mais eficientes. O mapa de empatia é uma ferramenta que pode ajudar muito nesse processo.
Com esse recurso, você pode levantar informações, fazer uma análise direcionada e traçar o perfil do seu cliente ideal. O mapa de empatia, inclusive, é recomendado para compor personas mais fidedignas para a sua empresa, que são a base de qualquer estratégia digital.
O que é um mapa de empatia e como essa ferramenta funciona?
O mapa de empatia é uma ferramenta visual que permite que os gestores dos negócios, principalmente da área de marketing, possam conhecer os clientes mais a fundo.
Originalmente desenvolvido pela Xplane, uma consultoria de design thinking internacional, o mapa consiste num diagrama com perguntas e tópicos sobre as diferentes áreas da vida de uma pessoa.
Com o mapa de empatia pronto, a empresa terá mais conhecimento sobre as necessidades e desejos de seus clientes. Assim, poderá melhorar os serviços e os produtos oferecidos, bem como, aprimorar as estratégias de marketing.
A produção de conteúdo para blogs corporativos, por exemplo, poderá trazer materiais mais condizentes com aqueles que o público-alvo pretende consumir.
Como traçar um mapa de empatia?
Para traçar um mapa de empatia, devem ser respondidas uma série de perguntas, divididas em três questionários. Veja!
Questionário 1: objetivo
Nesse momento, o estrategista deve pensar na realidade da persona com que ele está lidando. Para isso, deve responder as seguintes perguntas:
- Quem é a pessoa que queremos conhecer?;
- Em que situação ela está?;
- Qual é o papel dela nessa situação?;
- O que ela precisa fazer de diferente?;
- Quais tarefas ela quer ou precisa fazer?;
- Qual decisão ela precisa tomar?;
- Como saberemos se ela foi bem sucedida?
Questionário 2: observações e suposições
Com base na observação e em suposições sobre a persona, devem ser respondidos os seguintes questionamentos:
- O que ela vê no seu meio profissional?;
- O que ela vê no seu ambiente doméstico?;
- Como ela vê o que os outros estão falando e fazendo?;
- Que tipo de conteúdo ela está consumindo?;
- O que já escutamos ela falando?;
- O que imaginamos ela falando?;
- O que ela faz hoje em dia?;
- Qual comportamento dela já observamos?;
- O que ela escuta os outros dizerem (amigos, colegas, familiares etc)?
Questionário 3: a parte interna da cabeça
Nesse momento, as perguntas são voltadas para os sentimentos mais profundos da persona. Para compreendê-los, recomenda-se buscar respostas para perguntas como:
- Quais são os seus medos, frustrações e ansiedades?;
- Quais são as suas vontades, necessidades, esperanças e sonhos?
Com base nas respostas desses três questionários, pode-se construir o mapa de empatia e, dessa forma, ter um conhecimento mais amplo sobre a sua persona.
Quais são as vantagens de trabalhar com um mapa de empatia?
O mapa de empatia é uma ferramenta bastante vantajosa para os estrategistas de marketing. Veja, a seguir, os principais benefícios que ele proporciona!
Melhor entendimento sobre o público-alvo
O principal benefício do mapa de empatia é ter um melhor entendimento sobre o público-alvo da marca.
De tal maneira, fica mais simples para estabelecer uma comunicação direta com a persona, sabendo qual mensagem transmitir em cada momento.
Obtenção de insights para produção de conteúdo
Quando você conhece as dores da sua persona com profundidade, fica mais fácil ter bons insights para produzir conteúdos para redes sociais, blogs, e-mail marketing e outros canais de comunicação da empresa.
Além disso, a sua equipe pode se preparar previamente para responder a possíveis questionamentos que venham a ser feitos em comentários deixados nesses conteúdos.
Baixo custo para implementação
O mapa de empatia tem um custo praticamente nulo! Para realizá-lo, a única coisa necessária será o tempo de trabalho dos profissionais envolvidos.
Fora isso, não é necessário comprar nenhum material específico ou fazer qualquer investimento para implementar a ferramenta.
E aí, que tal elaborar um mapa de empatia para melhorar as estratégias de marketing do seu negócio? Essa ferramenta também é indicada para empresas B2B! Nesse caso, a persona a ser trabalhada é o decisor de compras nas organizações.
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