Até que ponto o ChatGPT pode ser aliado no marketing B2B?
É bem provável que você já tenha ouvido falar do ChatGPT, certo? Afinal, esse assunto tem sido muito debatido nas últimas semanas e virou notícia em jornais, portais de notícias e programas de televisão, entre outras mídias.
Na área do marketing discute-se sobre a forma como essa inteligência artificial pode ser utilizada pelos estrategistas, e principalmente, pelos produtores de conteúdo.
Entendemos o ChatGPT como uma ferramenta capaz de gerar textos sobre praticamente qualquer assunto. No entanto, é importante ressaltar que essa tecnologia ainda não é capaz de substituir completamente o fator humano, aquela emoção que é essencial para a captação e a conversão de leads.
Isso tem feito com que muitos especialistas se questionem: “Até que ponto o ChatGPT pode ser um aliado no marketing?” Neste artigo, traremos subsídios para que você possa refletir sobre essa questão. Continue a leitura!
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que utiliza uma técnica chamada machine learning (aprendizado de máquina) para gerar textos coerentes e inéditos.
Especificamente, o ChatGPT é baseado em uma rede neural de grande escala treinada em uma enorme quantidade de dados textuais.
Por meio desse treinamento, o ChatGPT aprende a reconhecer padrões na linguagem e a produzir textos de maneira natural e convincente.
Como ele funciona?
Para usar o ChatGPT basta acessar o site da ferramenta e criar um login. Por enquanto o acesso é totalmente gratuito, mas já há a possibilidade de fazer a assinatura de um plano pago com mais recursos.
A tendência é que nos próximos meses o ChatGPT seja aprimorado e tenha cada vez mais recursos, que poderão ser acessados em sua plenitude apenas pelos assinantes.
Atualmente, o funcionamento do chat é bem simples. Basta digitar uma pergunta ou uma solicitação e a ferramenta de inteligência artificial dará uma resposta para você, em uma conversa muito dinâmica.
Como usá-lo a seu favor no marketing B2B?
No setor de marketing, o ChatGPT pode ser utilizado de diversas formas. Entre alguns exemplos, destacam-se os seguintes:
Desenvolvimento de conteúdo
O ChatGPT pode ser usado para gerar ideias de conteúdo para blogs e para produzir artigos e posts de redes sociais.
Isso pode ajudar a economizar tempo e recursos na criação de conteúdo e a garantir que o material produzido seja relevante e atraente para o público-alvo.
Descrições de produtos
A ferramenta de inteligência artificial pode ser usada para criar descrições de produtos de maneira eficiente e escalável.
Você pode digitar todas as informações de um produto e solicitar que o ChatGPT crie um texto de descrição para o site de um e-commerce, por exemplo.
Desenvolvimento de e-mail marketing
O ChatGPT pode ser usado para criar textos persuasivos para e-mails marketing.
Ou seja, ele pode ajudar a aumentar as taxas de abertura e conversão de e-mails, tornando suas campanhas mais eficazes.
Atendimento ao cliente
Com o ChatGPT podem ser criadas respostas automáticas para perguntas frequentes dos clientes, ajudando a economizar tempo e recursos da equipe de suporte.
Cuidados a serem tomados
Apesar de ser uma excelente ferramenta para agilizar os processos e escalar atividades no setor de marketing, há vários cuidados que devem ser tomados ao usar o ChatGPT.
Para começar, apesar da linguagem dos textos desenvolvidos ser excelente, a inteligência artificial ainda comete erros conceituais e de lógica, que uma pessoa que conhece o assunto vai perceber. Em alguns casos onde isto já aparece de imediato, a repetição da pergunta trás a resposta corrigida junto com um pedido de desculpas da máquina, porém isto no conteúdo oficial de uma empresa não é possível e deve ser evitado através de uma revisão.
Existe também a possibilidade de erros na escrita, quando a IA peca em pontos referentes à ortografia e à gramática, assim como na repetição de palavras ou frases muito longas e complexas. Cabe aqui também um esforço de revisão.
Além disso, os textos feitos pela ChatGPT ainda são muito “crus”. Eles trazem as informações de forma completa e organizada, mas em geral falta aquele fator emocional que só um ser humano consegue dar.
Outro ponto é que o ChatGPT ainda não produz conteúdos totalmente otimizados para SEO. Então, para ranquear nos motores de busca, é necessário que um redator ou editor dê umas mexidinhas no texto feito pela inteligência artificial.
Há ainda a questão dos direitos autorais! O ChatGPT é alimentado por dados disponíveis na internet e pode se apropriar de conceitos e ideias sem dar os devidos créditos.
Isso pode trazer problemas para a sua empresa, caso seja copiada uma ideia proposta por um autor de livro, por exemplo. Afinal, o plágio não se caracteriza apenas pela cópia literal de uma sentença, mas também pela apropriação de ideias sem citar quem as propõem
Então, ter uma inteligência humana para fazer a verificação, e a checagem das informações levantadas pelo ChatGPT é mais do que necessário.
O que podemos concluir é que o ChatGPT não só pode como deve ser usado como um aliado no marketing. Porém, ele não é capaz de substituir os redatores, os estrategistas de conteúdo, entre outros profissionais da área. Além disso, devem ser tomados cuidados ao utilizá-lo.
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