Newsletter: melhore a comunicação com seus leads
A Newsletter pode ser uma grande aliada na atração e fidelização do seus clientes, mas é preciso utilizá-la corretamente. Entenda mais sobre essa ferramenta.
Com a facilidade de comunicação que a internet nos trouxe, muitas empresas acabaram se “empolgando” e se planejando de forma incorreta, cometendo erros neste processo – como por exemplo entrar em contato com potenciais clientes apenas para mostrar suas ofertas de produtos ou serviços de forma aleatória, com contatos esporádicos. Iniciativas deste tipo em geral são bastante limitadas, deixando passar a oportunidade para um processo de comunicação mais pensado e estruturado, que poderia trazer melhores resultados. É neste contexto que deve-se pensar em partir para o uso de uma Newsletter periódica.
O fato é que, por mais que alguns pensem o contrário, ninguém gosta de ter a sua caixa de e-mail lotada de mensagens sobre ofertas de diferentes produtos. O e-mail pode sim ser explorado para esse objetivo, porém é muito mais interessante construir um elo de confiança antes das abordagens mais diretas.
É exatamente sobre a ferramenta que pode lhe ajudar nesse ponto que falaremos no post de hoje. Continue lendo e saiba o que é uma Newsletter e como ela pode melhorar a comunicação da sua empresa com potenciais clientes.
Boa leitura!
O que é a Newsletter?
A Newsletter, também conhecida como boletim informativo, é uma ferramenta utilizada para manter ativo o relacionamento entre o cliente e uma empresa, sendo bastante adotada dentro do Inbound Marketing. Ou seja, é uma parte essencial para a retenção e fidelização dos clientes.
Por ser enviada normalmente por e-mail, muitos gestores acabam comparando a Newsletter com o e-mail marketing. Um grande erro, pois, como já dissemos, a intenção aqui é fortalecer a relação. A Newsletter, em geral, traz informativos sobre produção de conteúdos que podem ser úteis para o cliente, já o e-mail marketing é uma apresentação de ofertas ou produtos.
Além disso, diferentemente do e-mail marketing, as mensagens não chegam para pessoas aleatórias. A Newsletter só é direcionada para usuários que demonstraram interesse na empresa e nos produtos, serviços ou conteúdos que ela oferece, e optaram por receber informativos de aviso.
Em outras palavras, as mensagens só chegam para potenciais clientes que realmente querem manter algum tipo de contato com a sua marca, e isso faz muita diferença para o crescimento da relação.
Como a newsletter pode melhorar a comunicação com os seus leads?
Como mencionado, a Newsletter tem um papel fundamental para a criação de vínculo entre a sua marca e os potenciais clientes. É esse fortalecimento de elo que a torna uma ferramenta interessante dentro da comunicação.
Na prática, o que a Newsletter faz é avisar para o cliente que existem conteúdos úteis para ele no seu blog, site, rede social etc., garantindo um diálogo contínuo com o público que realmente tem interesse em algo que a sua empresa oferece.
Mas é claro que nada acontece por acaso. Assim como qualquer estratégia de comunicação, a Newsletter não pode ser construída de qualquer jeito. É preciso uma mensagem com linguagem clara e objetiva, de forma que atice a curiosidade do leitor ao ponto em que ele sinta vontade de clicar para ler o restante do texto. Algumas dicas para não errar na criação da sua Newsletter são:
- defina corretamente os “assuntos” abordados no e-mail;
- trabalhe com uma mensagem escaneável;
- invista na simplicidade;
- avalie os resultados.
Além de tudo isso, é importante que a estratégia da Newsletter seja tratada por um especialista com conhecimento do assunto. Uma ação equivocada e a iniciativa pode ser confundida com “mala direta”, sendo sempre direcionada à caixa de spam. Tenha em mente que a concorrência nunca está parada, então não perca tempo.
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