Marketing digital: quais são as melhores estratégias para cada rede social?
Está com dificuldades para ter engajamento em diferentes redes sociais? Saiba qual é a melhor estratégia para cada plataforma.
Já há algum tempo as empresas perceberam que as redes sociais não precisam ser simples passatempos, mas sim fortes canais para atração e conversão de clientes. Implementando estratégias de marketing digital então, tudo fica mais fácil.
Mas, acontece que aqui no Brasil o público em geral, gestores e pessoas comuns, utilizam diferentes plataformas ao mesmo tempo, com cada rede tem a sua linguagem própria. Assim, surgem algumas questões: como interagir corretamente em cada rede social? Qual estratégia utilizar?
Para ajudar a responder essas perguntas, preparamos este artigo com dicas de como a sua empresa deve agir em 3 das principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros. Confira.
Boa leitura!
Melhores estratégias em redes sociais: Facebook
O Facebook hoje é a rede social mais utilizada no mundo, ultrapassando a marca do bilhão de usuários ativos. E não é à toa que a popularidade da plataforma continua em alta a cada ano, ela é uma das poucas que oferece um leque extenso de ferramentas de negócio para as empresas, tais como:
- páginas de compra ou venda;
- chatbot no inbox;
- geolocalização;
- marketplace.
Em relação aos conteúdos, o próprio Facebook divulgou recentemente uma pesquisa apontando que os usuários da sua rede social tendem a se mostrar mais engajados com postagens de vídeos.
Então, além de manter a regularidade na atualização do perfil, prefira posts de dicas e com vídeos disponíveis.
Melhores estratégias em redes sociais: Instagram
Se o Facebook é a maior rede social do mundo, o Instagram é aquela que mais cresce atualmente – já passando também da casa do bilhão de usuários ativos. O Brasil se destaca na história da plataforma, sendo o segundo país que mais a utiliza, só ficando atrás dos Estados Unidos.
O Instagram não oferece tantos recursos para empresas como o Facebook, pois a “pegada” aqui é realmente entreter. Mesmo gestores e empreendedores, em geral, não entram no Instagram para ver anúncios ou coisas do tipo, mas sim para se “encantarem”.
É dessa forma também que grandes marcas estão atraindo o público nessa rede social, entregando conteúdos que encantam e melhoram o dia dos seguidores.
Então, aposte em conteúdos que conversem com os seus usuários. Mesmo que você queria oferecer um produto ou serviço, pensa em uma estratégia mais suave, como storytellings ou participação de influencers.
Melhores estratégias em redes sociais: LinkedIn
O Linkedin é mundialmente conhecida como a rede social das empresas. Não que os empresários ou gestores não utilizem o Facebook ou Instagram, mas aqui no Linkedin você pode falar abertamente do seu negócio, mostrar iniciativas institucionais, divulgar vagas etc.
A estratégia aqui é “ser empresa”. Enquanto no Instagram você deve priorizar a leveza, aqui as postagens precisam ser mais formais. Não “engessadas”, mas de uma forma que passe credibilidade ao negócio. O Linkedin é um ótimo lugar para atrair parceiros comerciais.
Seguindo essas dicas a sua empresa tende a ter um começo promissor nas principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros. Porém, para uma continuidade de sucesso, conhecimentos básicos não serão suficientes. É preciso contar com a participação de uma especialista no assunto como a Tech4biz, agência com expertise na implantação de marketing digital e gerenciamento de redes sociais.
Entre em contato, solicite uma consultoria e saiba como a Tech4biz pode ajudar a sua empresa hoje.