Marketing Digital: Confira as principais tendências para 2023

 Em Marketing Digital, Notícias, Planejamento
A comunicação digital, que já vinha apresentando um crescimento nos últimos anos, ganhou um novo impulso com a pandemia. E o marketing digital, acompanhando essa ascensão mudou a forma da empresa se comunicar e vender os seus produtos. Nesse sentido, a perspectiva é que continue nessa trajetória de mudanças e transformações.

Para ter uma noção do que estamos falando, o investimento em publicidade nos marketplaces brasileiros – grandes sites varejistas que trabalham com lojas parceiras – terão um crescimento de 550%, atingindo uma receita de 2,6 bilhões em 2023, segundo pesquisa do Grupo WPP.

Isso mostra que investir em marketing digital é um território vasto a ser explorado. Mas outros caminhos estão se solidificando no mercado digital e para sair na frente é preciso seguir essas dicas.

Veja o que esperar do marketing digital em 2023

Uma das tendências é o marketing focado em smartphones que se tornaram uma extensão do indivíduo. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem atualmente mais de um smartphone por habitante, são 242 milhões de celulares ativos, no país que conta com aproximadamente 214 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE. Assim, os anúncios devem ser priorizados para dispositivos móveis em 2023.

Outra grande tendência para o ano que vem é o aumento de conteúdos em vídeos curtos. Assim como o TikTok, plataforma que ganha cada vez mais força no mercado, o Instagram se prepara para entregar cada vez mais o conteúdo publicado no Reels.

Dessa forma, a criação de conteúdo com a forma de se comunicar ágil e direta precisam ser direcionado e alternado. Materiais como e-books, conteúdos rápidos e interativos e que tenham a participação do público também vão se fortalecer em 2023.

Um outro levantamento, dessa vez da Global Interconnection Index (GXI), aponta que 64% dos entrevistados pretendem construir novos modelos de negócios digitais para seguir economicamente viáveis em 2023, e que até 2025, 75% dos líderes de negócios usarão as plataformas digitais e recursos de ecossistema para impulsionar suas cadeias de valor a novos mercados.

Já a pesquisa feita pelo EY Parthenon, mostrou que 23% dos entrevistados passaram a usar a internet para descobrir novos produtos e serviços. Esse aumento deve seguir também dentro das redes sociais, principalmente no Whatsapp e Instagram, processo que ainda está ganhando corpo, mas se mostra uma grande tendência para o ano que vem.

Dentro desses movimentos que citamos acima, a criação de conteúdos com qualidade em podcasts, com áudios longos que podem ser ouvidos em segundo plano, também será uma aliada no mundo digital. Isso porque, as transações de anúncios por voz atingirão o marco de US$ 19,4 bilhões até 2023, de acordo com estudo da Juniper Research.

É um fator importante para mostrar que o marketing de influência deve seguir forte e as empresas estar atentas ao uso de influenciadores digitais nas estratégias de marketing digital.

Contudo, é importante salientar que as ações de marketing devem possuir planos e estratégias de acordo com o objetivo do seu negócio, tendo em mente aonde a empresa pretende chegar, além de traçar um plano de acordo com o perfil, escolher soluções e ferramentas, acompanhar métricas e indicadores, avaliar constantemente os seus resultados.

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