Inovação em Marketing e Negócios: o que sua empresa vai fazer diferente este ano?
Iniciar um novo ano de trabalho é sempre um desafio estimulante, mas, muitas vezes, intimidador para as pequenas e médias empresas, principalmente quando estamos falando de um ano como 2016, que já começa marcado por um pessimismo na economia. Neste tipo de cenário, os empreendedores ficam receosos, suspendem investimentos estratégicos e acabam contaminando sua gestão com um medo paralisante. Contudo, é preciso ressaltar que momentos difíceis exigem posturas inovadoras, e não estagnação.
Se as perspectivas de melhora do mercado não são promissoras, se o governo encontra-se dividido entre escândalos e ações sem efeito e se os seus concorrentes estão com medo, saiba que esta é a hora de fazer diferente, de destacar sua empresa e, principalmente, de adotar uma postura de inovação no Marketing e nos Negócios. Não dá mais para esperar por medidas econômicas salvadoras ou por intervenções governamentais que acelerem a recuperação da economia brasileira. É preciso ter iniciativa para superar obstáculos e pensar na frente. A pergunta a se fazer no momento é: O que sua empresa vai fazer diferente em 2016?
Quem não se mexer corre o risco de ficar para trás
As micro, pequenas e médias empresas surgem como protagonistas no atual cenário econômico brasileiro, seja por absorverem pedidos que antes iriam para empresas maiores que usavam o peso de sua estrutura, seja por questão da flexibilidade e agilidade que trazem em momentos mais difíceis, e por isso precisam assumir a responsabilidade de continuar pensando em crescer. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os pequenos negócios são responsáveis por 27% do PIB do Brasil, atuando como os principais geradores de opções aos clientes no segmento do comércio, além de apresentarem importante participação na indústria e no setor de serviços.
Diante destes dados, fica evidente que os pequenos negócios podem ter uma posição de destaque neste ano, e para isso devem investir com inteligência e apoio profissional para continuarem sendo relevantes no mercado – e para aumentar o alcance junto aos clientes e a participação no mercado, o trabalho consistente em marketing é o melhor caminho. Em 2016, quem não adotar uma postura de inovação corre o risco de ficar esquecido. Por isso, mesmo empresas com verbas limitadas devem investir em estratégias de marketing que sejam mais acessíveis e efetivas. Um exemplo seria investir, com o suporte empresarial especializado, em marketing digital, que tem custos atraentes para as pequenas e médias empresas e permite ações efetivas para conquistar relevância no ambiente virtual, onde encontram inúmeros clientes e parceiros em potencial. A mídia digital é o melhor investimento para quem deseja se manter em evidência sem estourar o orçamento disponível no planejamento de marketing 2016.
O que sua empresa vai fazer diferente em 2016?