Facebook vira Meta: entenda a mudança e os impactos na gestão de redes sociais
Entenda o movimento do Facebook com a marca Meta e veja como isso deve impactar a gestão de redes sociais nas empresas.
Em 28 de outubro de 2021, Mark Zuckerberg, CEO e criador do Facebook, anunciou que mudou o nome corporativo da companhia para Meta. O anúncio aconteceu durante o Facebook Connect, conferência de realidade virtual e aumentada promovida pela big tech.
Obviamente, a notícia correu o mundo na velocidade da luz. Não sem trazer uma série de interrogações, tanto para os usuários comuns quanto para profissionais de Marketing Digital.
Quais mudanças vem por aí? Como elas vão impactar a gestão de redes sociais das organizações?
Por que o Facebook mudou o nome da empresa para Meta
Conforme Zuckerberg, o novo nome reflete as ambições crescentes da empresa além das mídias sociais. Daí que a nova nomenclatura é baseada no termo “metaverso” da ficção científica, para descrever a visão de trabalhar e jogar em um mundo virtual.
“Hoje somos vistos como uma empresa de mídia social, mas em nosso DNA somos uma empresa que desenvolve tecnologia para conectar pessoas, e o metaverso é a próxima fronteira, assim como as redes sociais eram quando começamos”, disse o executivo.
Nos últimos anos, o Facebook intensificou seus esforços em hardware, introduzindo uma linha de dispositivos de videochamada Portal, lançando os óculos Ray-Ban Stories e lançando várias versões dos fones de ouvido de realidade virtual Oculus. Em suma, a empresa indicou que a realidade aumentada e virtual será uma parte fundamental de sua estratégia nos próximos anos.
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Que impactos a mudança terá na gestão de redes sociais das empresas
Alguns impactos já são esperados pelos profissionais de Marketing Digital que fazem gestão de redes sociais nas empresas. Confira quais são eles nos tópicos que seguem!
Realidades virtual e aumentada
Para além da segmentação extrema já conseguida via Facebook (sobretudo para as empresas que investem em impulsionamentos), o ambiente imersivo prometido com a chegada da Meta promete revolucionar tudo.
Dentro disso, quem faz gestão de redes sociais deve estudar os temas das realidades virtual e aumentada. Em seguida, quando chegarem modificações na plataforma, os profissionais terao mais facilidade para visualizar como usá-las a favor da marca que representam.
Dados mais profundos e insights mais poderosos
Para Dave Kelly, CEO e fundador da AnalyticsIQ, o redirecionamento da atuação do Facebook — agora Meta — vai exigir mais inteligência de dados dos profissionais de Marketing Digital.
“Já se foi o tempo em que se dependia de públicos-alvo demográficos ou comportamentais tradicionais para campanhas de exibição direcionadas. A marca Meta representa a necessidade de alavancar públicos preditivos e contextuais enraizados na psicologia cognitiva que vão além da idade e do gênero e falam aos corações e mentes das pessoas a fim de invocar uma resposta”, declarou Kelly.
Conteúdo
Também a criação e publicação de conteúdos deve sofrer profundas mudanças com este movimento do Facebook. A companhia promete que o investimento no “metaverso” vai abarcar conexões sociais, games, esportes, trabalho, educação e comércio.
Não há dúvida de que essa inovação também será gradualmente incorporada por outras redes, como LinkedIn, Twitter e YouTube, que deverão fazer adaptações. Isso porque a tendência é que os próprios comportamentos dos usuários de mídia social se alterem, especialmente no que diz respeito à experiência imersiva.
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Em resumo
O movimento do Facebook ao posicionar-se corporativamente com a nova marca Meta demonstra a influencia dessa big tech no ambiente digital. Ele é um sinal de alerta para profissionais de Marketing Digital que fazem gestão de redes sociais, ao mesmo tempo em que marca um novo momento para todo o ecossistema de negócios.
Ainda há muito o que se descobrir no que diz respeito à incorporação das realidades virtual e aumentada em plataformas de socialização online. E é por isso que os profissionais da área devem ficar atentos às novidades.
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