Facebook anuncia ferramenta para assinatura de notícias
Após o lançamento de funcionalidades como o Facebook Delivery Insights e o Estimated Daily Results, mais uma novidade está a caminho na rede social de Mark Zuckerberg: o Facebook anunciou recentemente a contratação de 10 veículos de mídia, entre eles o The Washington Post, The Economist, Le Parisien e Boston Globe, para um teste que dá aos usuários de aplicativos móveis acesso a um número limitado de artigos e notícias por mês e, após isso, a opção de assinatura através dos próprios sites das empresas. O recurso começará a ser testado nos próximos dias e fará parte do serviço de notícias Instant Articles.
A iniciativa se deu por dois principais fatores: evitar a propagação de notícias falsas na rede social, especialmente após as eleições presidenciais americanas de 2016, e ajudar a melhorar ou restabelecer as relações com alguns veículos, uma vez que muitos têm seus artigos amplamente compartilhados no Facebook, mas não conseguem transformar leitores em assinantes.
Um ponto de conflito entre os veículos e a rede social é em relação aos dados dos usuários: apesar de serem donos dos dados de quem comprar uma assinatura, os veículos não terão acesso a informações de quem lê os artigos grátis no Facebook. No início, o sistema de assinaturas estará disponível apenas publicações com as quais o Facebook formalizou uma parceria e em dispositivos com o sistema operacional Android, uma vez que não houve um acordo entre a Apple e o Facebook sobre o modelo de divisão de receitas.
Novidades do Facebook incluem delivery de comida pela rede social
E as novidades de Zuckerberg não param por aí: o Facebook lançou recentemente um serviço para que seus usuários dos Estados Unidos peçam comida para levar ou solicitem uma entrega delivery diretamente pela rede social. Em parceria com algumas das principais redes americanas, como Chipotle, Five Guys e Papa John`s, e com serviços de entrega, como o Delivery.com e o DoorDash, a iniciativa permite ao Facebook expandir sua capacidade de manter os usuários em sua plataforma.
“As pessoas já vão para o Facebook para decidir o que comer, lendo sobre os restaurantes próximos e vendo o que seus amigos dizem sobre eles. Então, vamos tornar isso ainda mais fácil”, afirma Alex Himel, vice-presidente da empresa.
Novidades como essas, mais uma vez, reforçam a importância das redes sociais na vida dos usuários, que passam cada vez mais tempo online e buscam serviços e produtos nestes canais. Por isso, é fundamental que as empresas, independente da área de atuação ou do produto que comercializam, estejam atentas a esses recursos e adaptem suas estratégias de marketing digital para tirar o melhor proveito possível dessas funcionalidades.
A sua empresa está de olho nas novidades das redes sociais? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Tech4Biz e descubra como podemos aumentar e melhorar sua presença nesses canais.
Fonte: Exame e Folha de S. Paulo