Entenda como funciona o funil de vendas
Hoje uma das bases do marketing digital para aumentar os resultados comerciais de uma empresa é a aplicação do Inbound Marketing.
O Inbound Marketing é a estratégia de marketing que tem como objetivo atrair o interesse dos clientes, sendo completamente diferente do marketing tradicional em que a empresa precisa ir atrás deles.
Ele também é conhecido como Marketing de Atração, e possui três pilares principais que formam um mecanismo de atração de público: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégias em Redes Sociais.
E uma das ferramentas fundamentais para o Inbound Marketing é o funil de vendas, também conhecido como pipeline, que é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente na empresa, desde o primeiro contato até a concretização da venda e, em alguns casos, até o pós-venda.
É o caminho que um cliente faz através de todos os recursos de marketing utilizados pela empresa até que a venda seja fechada.
Como funciona um funil de vendas?
Um cliente que teve apenas um primeiro contato com a empresa certamente está menos propenso a comprar um produto ou serviço do que outro que já faz parte de uma base de relacionamento e até leu sobre as avaliações no seu site.
Então, para auxiliar na descoberta sobre o nível de maturidade do cliente em relação à decisão de compra, o funil de vendas é dividido em três diferentes partes.
Quais são as etapas do funil de vendas?
O funil de vendas é dividido em topo, meio e fundo que também são conhecidas como TOFu (Top Of the Funnel), MOFu (Middle Of the Funnel) e BOFu (Bottom Of the Funnel).
Topo de Funil – Onde ocorre a descoberta
Essa é a etapa da consciência, pois até esse momento o cliente muitas vezes nem sabe que tem um problema ou necessidade. Ou seja, ele não esta procurando pelo produto ou serviço, mas quando tem o primeiro contato com a empresa, percebe que existe o problema e começa a pesquisar a respeito dele.
Essa etapa é o momento de mostrar que você é um especialista. Para isso você deve fornecer materiais que ajudem o seu visitante a descobrir que ele tem um problema.
Falar sobre o problema, ou as “dores”, do cliente é uma ótima forma de atrair visitantes para o seu site. O ideal é oferecer materiais ricos em troca de um contato mais próximo, como o endereço de e-mail dele, que o transformará em um lead com o qual você poderá ter uma conversa mais direta.
Meio do funil – Reconhecimento do problema e a consideração da solução
Se você tiver oferecido bons materiais provavelmente muitos leads se cadastraram na sua lista e agora estão na segunda etapa do funil de vendas.
Nessa etapa o visitante já leu muito sobre o assunto e reconheceu que existe uma demanda e então ele busca por maneiras de saná-la. O papel da sua empresa é justamente apresentar dicas e técnicas que podem ajudá-lo.
É importante que você seja sincero com o seu lead e diga quando for o caso de comprar realmente um produto ou não. Isso pode acontecer através de novos conteúdos mais direcionados que o qualifiquem e que favoreçam a conquista de ainda mais informações sobre ele.
Mostrando a ele que o objetivo da sua empresa é ajudá-lo e não apenas vender para ele é possível construir uma relação de confiança que será benéfica quando o lead estiver qualificado e puder passar para a próxima etapa.
Fundo de funil – A decisão de compra
No fundo do funil estamos lidando com leads qualificados, ou seja, pessoas que já conhecem a empresa, já reconheceram um problema e já estudaram sobre as soluções. Elas estão prontas para receber um contato direto de um vendedor.
Esse contato funciona como um empurrãozinho para que ela perceba que a sua empresa tem a solução certa.
Após fazer algumas comparações no mercado, o lead qualificado irá escolher em qual empresa irá confiar e fechará o funil de vendas realizando uma compra e se transformando em um cliente.
Pode existir ainda uma quarta etapa, o pós-venda, dependendo da empresa, que é focada em fidelizar o novo cliente e transformá-lo em um promotor da marca.
Todo esse processo precisa estar muito bem integrado com outros sistemas de gestão para que toda informação referente aos clientes seja armazenada e atualizada automaticamente.
Contar com um sistema de gestão empresarial que permita essa integração entre os setores internos e até mesmo entre outros softwares é fundamental para que todo o funil de vendas seja acompanhado de perto, desde o primeiro cadastro até a venda, permitindo também identificar padrões de comportamento e preferência ou frequência de compras.
Além desses benefícios, o sistema de gestão ainda facilita o dia a dia da empresa oferecendo recursos através dos módulos específicos como financeiro, controle de estoque, emissão de notas fiscais, vendas, relatórios e muito mais.
Agora que você já sabe o que é o funil de vendas pode implementá-lo na sua empresa para começar a aproveitar seus benefícios agora mesmo. E a GestãoClick pode te ajudar a encontrar as melhores soluções de software para gerir o seu negócio.