Entenda a importância de um planejamento em redes sociais
As redes sociais podem ser a porta de entrada para a expansão da sua marca, mas é preciso usa-las com inteligência e ter um processo estruturado para isso. Saiba como criar um planejamento de sucesso.
Não são poucos os relatos de empresas que obtêm sucesso utilizando suas redes sociais. Em contrapartida, há as marcas que largam de vez as redes, pois não conseguem alcançar o mínimo de retorno no que estão fazendo. Mas, se as plataformas utilizadas são as mesmas, por que os resultados são tão diferentes?
A diferença principal está no planejamento. É possível que as empresas que não obtiveram sucesso tenham caído na falácia da simplicidade das redes sociais: “basta ter uma conta, postar e o engajamento acontecerá naturalmente”. Não se engane, nenhum bom resultado é por acaso.
Quer ter sucesso nesses canais de comunicação tão relevantes atualmente? Então este post é para você. Continue lendo e entenda a importância do planejamento para as redes sociais.
Boa leitura!
Por que criar um planejamento para as redes sociais?
Sem dúvida, as redes sociais são ferramentas capazes de expandir ou fortalecer uma marca hoje em dia. A Netflix é a prova disso – por mais que o serviço oferecido pela empresa seja de qualidade, o trabalho desenvolvido nas redes ajudou a marca a atingir diferentes públicos.
Porém, engana-se quem acredita que a gestão das redes sociais da Netflix é focada na espontaneidade ou no “improviso do estagiário”. Toda forma de comunicação desenvolvida pela empresa segue um planejamento muito bem pensado e executado. É uma questão muito mais analítica do que impulsiva.
Mas, infelizmente, a ideia de que nas redes sociais basta “pensar e postar” para engajar o público acabou prevalecendo por algum tempo e fez com que muitas empresas caíssem em armadilhas. Sem qualquer estratégia, as marcas viam seus seguidores diminuindo gradativamente.
A boa notícia é que sempre há possibilidade de recuperar o tempo perdido. E um bom planejamento é a solução. A partir dele, você consegue utilizar as redes sociais de maneira inteligente e definir pontos fundamentais para o sucesso da sua página, tais como:
- recursos para impulsionar postagens;
- horários das postagens;
- linguagem adequada.
Como criar um planejamento para as redes sociais?
Agora que você não tem dúvidas que um planejamento é essencial para a sua atuação nas redes sociais, confira agora alguns elementos que não podem faltar na construção dessa estratégia.
Pesquisa sobre público e concorrência
Nas redes sociais os clientes podem ter um comportamento diferente daquele mostrado presencialmente ou em outros canais de comunicação da sua empresa. Por isso, mesmo que você já tenha um perfil traçado do seu público, é importante uma pesquisa focada nas redes sociais.
Além disso, vale a pena aplicar uma análise de concorrência, estudando o comportamento e as iniciativas das outras marcas, bem como, identificando os erros e acertos.
Plano de ação inteligente
No seu planejamento também não pode faltar o plano de ação, ou seja, a forma que você colocará em prática os resultados extraídos da pesquisa anterior. Um ponto extremamente importante, pois é quando se define a linguagem, o tipo de texto, horários de postagem, entre outros.
Para que o plano de ação funcione e seja seguido à risca, é interessante a criação de um cronograma com todos os detalhes definidos.
Mensuração de resultados
Uma das grandes diferenças entre uma empresa e uma pessoa comum nas redes sociais é a mensuração de resultados feita pela primeira. Enquanto o usuário comum pode postar de maneira aleatória, uma marca não pode se dar ao luxo de investir tempo e dinheiro sem analisar a sua performance.
É preciso estabelecer indicadores para esse acompanhamento, a fim de manter a situação sempre sob controle. Se tratando de redes sociais, algumas dicas de mensuradores são: engajamento, ROI (retorno sobre o investimento) e contatos gerados pela ação.
É claro que essas dicas são para mostrar o quanto você precisa de organização para um planejamento. Ser bem-sucedido nas redes sociais demanda tempo, foco e, principalmente, conhecimento. Por isso a parceria de agências especializadas como a Tech4biz é altamente recomendável, afinal, as redes sociais podem oferecer muitas armadilhas, mas com a expertise de uma agência você se torna capaz de atingir todos os objetivos desejados.
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