Como utilizar o marketing digital em tempos de crise
Empresas que já estavam no mundo digital conseguiram se adaptar ao atual contexto de forma mais branda, mas para os que não estavam é necessária uma mudança rápida
As crises em geral não se anunciam com antecedência. Eventualmente há sinais do que pode acontecer, mas às vezes elas chegam rápido e sem aviso. E esta fase que atravessamos neste início de 2020 é um grande exemplo disso. Uma crise de saúde, política e com consequências econômicas que surgiu de forma inesperada, se refletindo em mudanças na forma como as empresas operam no dia a dia.
Nesse contexto, a atuação na internet e o marketing digital está sendo um dos meios que as companhias encontraram para se manter e se desenvolver e enfrentar o atual momento. Mas para quem ainda não tinha se iniciado nisto, como fazer?
O que é o Marketing Digital?
Resumidamente, é uma estratégia de marketing usada na promoção de produtos e serviços através das plataformas online, de forma estruturada, planejada e muito bem controlada.
Como a sociedade utiliza cada dia mais a internet para fazer compras, negócios e solucionar seus problemas, é cada vez mais forte a importância dessa estratégia para o sucesso de uma marca. E isto se mostra muito verdadeiro neste momento.
Para se fazer marketing digital existem várias opções de meio digital, tais como blogs, sites institucionais e de busca (Google), redes sociais e mensagens via canais digitais. Os canais a serem escolhidos dependem, exclusivamente, do público alvo e do objetivo da empresa.
Mas seja para fortalecer a imagem da marca, aumentar as vendas ou desenvolver a rede de contatos, o marketing digital é o aliado fundamental para qualquer tipo de negócio.
Importância do Marketing Digital nas crises
Devido à pandemia, aproximadamente um terço da população global está em casa, seja trabalhando, estudando ou se divertindo por meio digitais.
Ou seja, utilizar estratégias de marketing para alcançar essas pessoas é vital para a sobrevivência das empresas. Algumas vantagens da utilização dessa ferramenta são:
Aumento do conforto dos clientes
Independente de vivermos um momento delicado ou não, a tendência é sempre as pessoas buscarem comodidade.
E a internet permite que os processos de visualização e de compra de produtos ou serviços sejam feitos em casa com o conforto e segurança.
Melhora da comunicação
Com o uso do celular presente na maioria das atividades diárias e nele conter todas as ferramentas de comunicação possíveis, é fundamental as empresas estarem presentes nas redes de interação.
Seja através de um site, um blog ou redes sociais, é essencial se manter recorrência em conteúdos e predisposição a interagir, fortalecendo a comunicação com os clientes e a preferência deles em futuras compras.
Além disso, estar presente em várias plataformas aumenta a possibilidade de ser visto por diferentes perfis atendidos pelo seu negócio.
Manter a marca em evidência
Uma das ferramentas do marketing digital é o marketing de conteúdo. Com ele é possível gerar leads de maneira recorrente ao publicar conteúdos estratégicos que visam ensinar e solucionar problemas das pessoas.
Utilizando corretamente essa estratégia, ela fará os leitores assimilarem a sua marca a algo bom, aumentando as possibilidades de desenvolver novos clientes e fidelizar os que já possui, uma vez que entrega o conteúdo certo de acordo com o perfil, maturidade e momento do usuário.
Mensuração de resultados
Diferente do marketing tradicional, ao trabalharmos no digital tudo pode ser mensurado com exatidão.
Dessa forma, é possível verificar quais campanhas deram mais resultados, quais estratégias trazem mais vendas e quais criam um maior relacionamento.
E ao visualizar em tempo real, é possível ajustar e corrigir publicações que não estão gerando o retorno desejado.
Investimento inteligente
Além de possibilitar um acompanhamento imediato das campanhas de marketing, investir nessa modalidade por meio digital é mais vantajoso financeiramente.
O marketing tradicional pode trazer bons resultados, porém, é necessário investimentos em comerciais de TVs, rádio e/ou revistas. Essas ações possuem um elevado valor, o que inviabiliza pequenos e médios empresários.
Já o meio digital permite baixos investimentos e com campanhas direcionadas com assertividade ao perfil ou localização com que se busca atingir.
O seu concorrente está investindo em marketing digital
Faça agora mesmo uma busca no Google por seu produto ou serviço e confira se seu concorrente já está investindo em marketing digital neste período de crise ou até mesmo antes. Ao não investir em marketing digital você está facilitando o trabalho dele, perdendo clientes importantes e, com eles, perdendo oportunidades e faturamento.
Viu a importância dessa ferramenta na gestão de uma empresa?
Independente do ramo do negócio, o marketing digital é uma excelente ferramenta para passar pelas crises.
E se você quiser saber mais sobre como usufruir dessa prática para se superar nas crises, estamos à disposição com a nossa equipe.