Como nutrir seus leads com marketing digital?
As estratégias de marketing digital são ótimas alternativas para nutrir os leads da sua empresa. Confira quais as melhores ações
Nutrição de leads é o processo de manter seus potenciais clientes interessados no que sua organização faz, de forma contínua e otimizada, buscando se manter na mente do público que pode buscar produtos e serviços da sua empresa. Se uma pessoa fez contato de alguma forma, com interesse em informações de seus negócios, ela pode em algum momento avançar neste interesse para uma ação efetiva de busca de opções de compra, e se você se fizer lembrar, poderá ser considerado.
É justamente com o uso do Marketing Digital que aumentamos a possibilidade de um trabalho eficiente de nutrição, principalmente quando se fala de maior volume de contatos. A partir de uma análise de jornada de compra e características dos prospects, são definidas as melhores ações e conteúdos a serem desenvolvidos em cada etapa do processo de venda para seus clientes.
Por que se atentar à nutrição de leads?
Basicamente, o lead é a pessoa que demonstra algum tipo de interesse por um produto, serviço ou diretamente pela sua marca. Ele pode ser também um profissional representando uma pessoa jurídica, se tratando de negócios B2B.
Mas, como você deve imaginar, mostrar interesse não é garantia de venda fechada. E é justamente para assegurar uma futura negociação que você deve focar na nutrição de leads.
A verdade é que por mais que o lead tenha encontrado a sua marca ou até mesmo deixado informações contatos, dificilmente ele estará pronto para realizar uma compra imediata. E, geralmente, isso acontece por dois motivos:
- O lead ainda não entendeu como, de fato, o seu produto ou serviço por ajudá-lo;
- O lead ainda não tem plena confiança na sua marca.
Em ambos os casos, a nutrição pode mudar completamente o cenário. Com informações e conteúdos relevantes, você demonstra conhecimento no setor, passando credibilidade para o lead, e mostra como o seu produto ou serviço ajudará a resolver a necessidade.
Por outro lado, sem esse trabalho de nutrição, o lead se manterá desconfiado e dificilmente entrará em contato novamente para fechar negócio.
Como nutrir os seus leads com o marketing digital?
Agora que você já sabe a importância de nutrir os leads, o próximo passo é definir ações para ser bem sucedido. E nada melhor do que utilizar estratégias de marketing digital para isso. Confira algumas dicas.
Crie conteúdo direcionado para cada passo do processo de compra
Embora o conceito de lead seja sempre o mesmo, as etapas de relacionamento são diferentes. Uma jornada de compra é formada por quatro estágios: descoberta, reconhecimento do problema, consideração e decisão.
Em cada uma dessas etapas reside um grupo de leads que precisa ser nutrido de maneira específica. Por isso, é essencial que você crie conteúdos de acordo com cada grupo, considerando sempre suas necessidades naquele momento de sua jornada de compra.
Dessa forma, você consegue manter o público interessado e ainda levá-lo para o próximo estágio do funil de maneira natural.
Envie mensagens personalizadas
O e-mail pode não ser mais a primeira opção de ferramenta de comunicação de muitos usuários, mas dentro das formas de contato com possíveis clientes ele ainda exerce um papel protagonista para a nutrição de leads.
Mensagens de e-mail permitem comunicação de forma estruturada, com facilidades para como por exemplo uso de links externos, imagens ilustrativas, possibilidade de marcar a mensagem para ver em momento mais adequado, etc. que facilitam a compreensão e atuam para aumentar o interesse do receptor.
Esse fator mais restrito do e-mail é justamente o que faz dele uma ferramenta poderosa. Porém, é necessário se diferenciar para não sua mensagem não ficar perdida no meio de outras. Para isso a recomendação é procurar enviar e-mails personalizados, onde você tem maior possibilidade de chamar a atenção, passar seu recado e conseguindo criar uma comunicação direta entre seu prospect e a sua empresa.
Integre suas postagens nas redes sociais
As redes sociais são plataformas de comunicação muito importante atualmente na internet. Com bilhões de usuários ao redor do mundo, elas são perfeitas para atingir um número grande de leads de uma única vez, trazendo-os para um processo mais personalizado de comunicação.
As redes sociais são abrangentes e apresentam linguagem própria. Elas são ótimas alternativas para o estágio inicial do relacionamento, quando o lead começa a descobrir uma necessidade e precisa buscar uma solução. Com o uso de técnicas de marketing de conteúdo é possível trazer estas pessoas para sua base de contatos e a partir daí trabalhar uma comunicação mais personalizada.
Utilize ferramentas que permitem automação
A automação de marketing se utiliza de tecnologia para automatizar processos de comunicação, aumentando a eficiência das ações de marketing. Considerando o volume de contatos via canais digitais que sua empresa pode ter, podemos considerar a automação de Marketing como uma ferramenta fundamental para nutrir e avançar os potenciais clientes na jornada de compra para chegar aos seus produtos e serviços.
Exemplos disto são sites que, conforme a navegação do visitante, vão enfatizando determinadas informações ou ofertas, ou mensagens de email que vão variando conforme o receptor atue em emails recebidos anteriormente.
Enfim, quanto mais efetiva a estratégia digital, maior é a chance de sucesso com os seus leads. E para empresas que apresentam pouca expertise no assunto, o melhor caminho é contar com a parceria de especialistas no assunto.
Aqui na Tech4biz apoiamos empresas no planejamento de marketing digital, gestão de redes sociais, desenvolvimento de marketing de conteúdo e na definição de estratégias para atração e nutrição de leads. Saia na frente e garanta bons números para a sua empresa já, entre em contato.