Como estruturar um bom planejamento de marketing digital para sua empresa em 2022?
Já está com o planejamento de marketing digital para 2022 pronto? Ainda não? Então, veja o passo a passo de como fazê-lo!
Você já fez o seu planejamento de marketing digital para 2022? Caso ainda não tenha começado, é preciso correr contra o tempo e começar a se planejar o quanto antes.
Afinal, é preciso estar bem preparado para vender muito no próximo ano e conquistar bons resultados com o seu negócio.
Está sem saber por onde começar? Não se preocupe! Nós preparamos um passo a passo para você. Acompanhe, na sequência!
Planejamento de marketing digital para 2022: veja um passo a passo para ter sucesso nas campanhas
A seguir, apresentaremos um passo a passo para fazer um bom planejamento de marketing digital para 2022 em sua empresa. Confira!
1º passo: tenha objetivos bem definidos
O primeiro passo para fazer um planejamento de marketing digital bem definido é ter claros quais são os objetivos a serem cumpridos.
De maneira geral, você precisa saber onde quer chegar para que as estratégias possam ter metas a serem cumpridas.
Entre os objetivos mais comuns estão a geração de leads, o aumento das vendas, o crescimento da presença nas redes sociais, etc.
2º passo: pesquise bem os seus públicos e personas
Ao criar um planejamento de marketing digital, é fundamental ter claro quais são os públicos e personas do negócio.
Isso é importante, inclusive, para quem trabalha com negócios B2B. Afinal, por traz de toda pessoa jurídica há uma pessoa física responsável pelas compras. É essa a sua persona!
Para conhecer mais sobre os seus públicos, fazer pesquisas com quem já é cliente é uma das melhores alternativas.
3º passo: faça uma análise SWOT
A análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma forma simples e rápida de gerar estratégias.
Ao fazer um planejamento de marketing digital para 2022, portanto, busque sempre desenvolver a matriz SWOT, para identificar ações que demandam estratégias.
De forma geral, as estratégias devem ser feitas para potencializar os pontos fortes e aproveitar ao máximo as oportunidades do ambiente em que o negócio está envolvido. Ao mesmo passo, deve-se reduzir as fraquezas e amenizar as possíveis ameaças.
4º passo: defina os canais de marketing que serão utilizados
O marketing digital conta com inúmeros canais que podem ser utilizados para estratégias. É importante conhecer quais deles são mais relevantes para o seu negócio, já que nem sempre se dedicar a todos vale a pena.
Você pode investir em redes sociais, em anúncios do Google Ads, em produção de marketing de conteúdo etc. Ter o conhecimento das personas e dos objetivos é o que dirá o que deve ser feito em cada canal.
5º passo: elabore um cronograma de ações
É bem importante que você tenha um cronograma de ações a serem executadas durante o ano de 2022.
A ideia é que se tenha uma espécie de tabela com todas as ações que envolvem o marketing digital, bem como os responsáveis pela execução de cada tarefa.
Também é importante que esse cronograma traga o prazo das ações a serem desenvolvidas e a meta que deve ser cumprida.
6º passo: revise o seu planejamento periodicamente
O planejamento estratégico não deve ser algo estático e seguido sempre à risca. Ele pode mudar nos passar dos meses e isso envolve uma série de fatores, como os políticos, econômicos e sociais.
É importante prestar bastante atenção aos cenários em que o seu negócio está envolvido, para que as ações passem por ajustes pontuais, caso seja necessário.
Com esses seis passos, você poderá estruturar um planejamento de marketing digital para 2022. Sabemos, no entanto, que isso pode ser difícil, ainda mais por estar em cima da hora.
Por isso, nos colocamos à disposição para ajudá-lo! Entre em contato conosco e conheça as formas como podemos contribuir com as estratégias de marketing da sua empresa!