Como empresas podem ter melhores resultados com o Inbound Marketing B2B?
O Inbound Marketing B2B é uma excelente estratégia para as organizações fecharem novos negócios. Saiba mais!
O Inbound Marketing B2B envolve diferentes tipos de estratégias em que se ganha o interesse dos possíveis compradores ao longo do processo de compra, ao invés de usar uma enxurrada de dados sobre seu produto ou serviço ao final para conseguir convence-los. Trata-se de uma metodologia que funciona de forma inversa ao marketing tradicional, em que são comprados anúncios em jornais impressos e emissoras de rádio e TV para divulgar um produto, por exemplo.
Para os prestadores de serviços B2B, usar o Inbound Marketing é bastante vantajoso. Afinal, as empresas estão investindo cada vez mais em soluções tecnológicas, fazendo contratos com longo prazo, e por isso tendem a avaliar de forma mais completa seus fornecedores, avaliando seu conhecimento do problema que se propoem a resolver, seu posicionamento de mercado e como suas soluções são aplicadas.
Preparamos este artigo para que você saiba quais são os benefícios e como as empresas podem ter melhores resultados com o Inbound Marketing B2B. Acompanhe!
Benefícios do Inbound Marketing B2B para empresas B2B
Investir em Inbound Marketing B2B proporciona diversos benefícios para as empresas. Destacamos três dessas grandes vantagens. Veja, a seguir!
Investimento mais baixo que as ações de marketing tradicional
As estratégias de Inbound Marketing B2B envolvem tarefas como produção de conteúdo textual para blogs, publicações nas redes sociais, envio de e-mail marketing, entre outras.
Embora seja bastante coisa para fazer, o investimento necessário é menor do que as empresas gastam com ações de marketing tradicional.
O valor cobrado para anunciar em uma emissora de rádio, por exemplo, pode ser bem significativo. Além disso, não se tem a garantia de que as pessoas que estão ouvindo os programas realmente estão interessadas em contratar serviços para as suas empresas.
Foco no público-alvo e aumento do ROI
Com o Inbound Marketing B2B, os conteúdos produzidos têm foco no público-alvo, ou seja, gestores ou compradores de empresas que precisam investir em soluções tecnológicas.
Ao produzir conteúdos para um blog corporativo, por exemplo, você pode trabalhar com palavras-chave com foco em assuntos que são do interesse e pesquisados por esse público.
Vamos imaginar, por exemplo, que a sua empresa seja especialista em sistemas para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Você pode criar blogposts com essa temática e atrair audiência qualificada para o seu blog. As chances dessas pessoas se tornarem leads e posteriormente clientes é muito grande.
Isso tudo faz com que você tenha um aumento no Retorno Sobre o Investimento (ROI) das ações de marketing da sua empresa.
Posicionamento da marca como autoridade no mercado
Outro grande benefício das estratégias de Inbound Marketing B2B é o posicionamento da marca como autoridade no mercado.
Isso acontece porque você gerará conteúdo relevante para os seus clientes e canais, mostrando como a sua empresa tem expertise nos assuntos relacionados à sua prática. Logo, a sua marca tem o potencial de se tornar uma referência no seu segmento.
Dicas para colocar uma estratégia de Inbound Marketing em uma empresa B2B
Para que você possa ter uma estratégia de Inbound Marketing B2B eficiente, preparamos algumas dicas importantes. Confira, logo abaixo!
Crie personas para a sua empresa
As personas são personagens semifictícios e que representam o cliente ideal. Elas podem reunir os traços de seus principais clientes e servem como referência para a produção de conteúdo e outras estratégias de Inbound Marketing B2B.
Para criar personas, você pode fazer pesquisas com os seus clientes, observar comportamentos, analisar dados da sua base etc.
Tenha uma boa estrutura digital
Para abrigar os seus conteúdos, é importante que você tenha uma boa estrutura digital. Contar com um site e um blog responsivo, ou seja, que se adapta a diferentes tamanhos de tela, por exemplo, é indispensável.
Além disso, o seu site e os conteúdos do blog devem ser configurados de acordo com as regras de Search Engine Optimization (SEO). Dessa forma, as páginas perfomarão melhor nos resultados de buscas no Google.
Invista em produção de conteúdo
Os conteúdos de qualidade são o principal pilar de uma estratégia de Inbound Marketing B2B. Por isso, você precisa investir na criação de materiais relevantes para o seu blog e redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o LinkedIn.
É importante que a produção de conteúdo seja realizada por um profissional de comunicação qualificado e que entenda sobre marketing digital. Assim, você garantirá materiais de qualidade e condizentes com aquilo que é esperado pelo seu público.
Crie estratégias envolvendo os seus conteúdos
Para ter sucesso no Inbound Marketing B2B, é fundamental criar diferentes estratégias usando os seus conteúdos como base.
Por exemplo: um conteúdo pode ser originalmente publicado no blog e depois ter o link postado nas redes sociais e encaminhado no formato de newsletter para os usuários inscritos em sua lista de e-mails.
Tão importante quanto a criação de conteúdos, está a distribuição desses materiais em diferentes canais acessados pela sua audiência.
Use ajuda especializada
Como você pode perceber, é preciso ter tempo e bastante conhecimento para estruturar e colocar em prática uma boa estratégia de Inbound Marketing para empresas B2B. Por isso, contar com ajuda especializada é sempre necessário!
A Tech4Biz é uma agência especializada em Inbound Marketing B2B e está à disposição para atender o seu negócio. Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato agora mesmo!