Como e por que definir uma persona no marketing digital?
A persona correta pode alavancar as vendas da sua empresa e ainda torná-la mais competitiva. Entenda mais sobre o assunto.
A criação da persona, sem dúvida, é uma das etapas mais importantes dentro do marketing digital. Porém, empreendedores que estão no início de caminhada ou que não dominam bem os conceitos desse tipo de marketing ainda têm dificuldade em definir personas para suas empresas.
Sem essa definição, eles passam a ter muita dificuldade na criação e na aplicação de ações de marketing. Na verdade, podem até conseguir, mas correm grande risco de se frustrar muitas vezes com os resultados.
Mas, você sabe o que é uma persona? Quais as vantagens de criar uma corretamente para a sua empresa? Para entender mais, continue lendo e confira o nosso artigo completo sobre o assunto.
Boa leitura!
O que é uma persona?
De maneira simples e direta: a persona é o seu cliente perfeito. Um perfil definido pelo departamento de marketing baseado em informações sobre o seu público-alvo, tais como:
- dados demográficos;
- poder aquisitivo;
- necessidades;
- classe social;
- objetivos;
- gênero;
- idade.
Persona x público-alvo
Uma das principais confusões que muitos empreendedores fazem é misturar os conceitos de persona e de público-alvo. Um erro crasso que acaba dificultando que as ações de marketing atinjam os objetivos pretendidos.
O público-alvo é uma ideia muito mais abrangente e se refere a um número grande de pessoas que consomem ou podem se interessar pelos produtos ou serviços da sua marca. Por exemplo, o seu público-alvo pode ser:
- Homens entre 20 e 35 anos;
- Renda mensal entre 10 e 20 mil;
- Escolaridade entre ensino médio e universitário.
Claro, você pode criar campanhas direcionadas somente ao público-alvo. Mas, perceba que você terá que pensar em um planejamento muito maior, como um produto para quem ganha 10 mil e outro para quem pode pagar 20 mil, por exemplo.
Já a persona, como explicado, condensa todas as informações desse público e cria o seu cliente perfeito, um comprador que contempla o melhor e mais indicado de todos os outros usuários.
Qual a importância da persona na estratégia de Marketing Digital?
Imagine você investir alto em um produto, gastar com campanhas e, no final, alcançar um baixíssimo retorno financeiro. Frustrante, não é mesmo? Porém, o mais decepcionante será quando perceber que o problema não estava no produto, mas sim no direcionamento da campanha.
Para impedir esse tipo de cenário é que a criação da persona se mostra essencial dentro do Marketing Digital. Além de lhe mostrar qual o melhor produto ou serviço a ser criado, ela indica o direcionamento adequado para a campanha de atração.
Mas não para por aí. A persona traz vantagens e facilidades como:
- Definição dos canais que serão utilizados na sua estratégia de Marketing;
- Compreensão do valor de seu produto por parte do seu público;
- Definição de pautas e conteúdos que serão abordados;
- Otimização da experiência dos potenciais clientes;
- Tom e linguagem de comunicação corretos.
Como criar a persona da sua empresa?
Agora que você já entendeu o conceito e a importância de uma persona, o próximo passo é criar uma própria para a sua empresa. Não é uma tarefa simples, mas há alguns dicas que podem facilitar o seu trabalho, confira:
– Faça pesquisas para coletar informações relevantes sobre os clientes reais;
– Defina perguntas pertinentes sobre objetivos e necessidades dos clientes;
– Reúna as respostas obtidas e analise-as em conjunto;
– Após a análise, estruture a sua persona passo a passo;
– Compartilhe a persona criada com as áreas de Marketing Digital e de Gestão de Conteúdo.
Enfim, a parte mais importante é você saber o que é exatamente uma persona e o porquê é tão necessário. Já durante a criação, como dito, é interessante uma expertise maior, por isso vale a pena fechar parceria com uma agência especialista no assunto. A Tech4biz, por exemplo, é referência em desenvolvimento de Marketing Digital e criação de persona, sendo uma ótima escolha para ajudar a sua empresa nessa jornada.
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