Como Conectar Sua Estratégia de Marketing Digital a um ERP
O Marketing Digital se tornou uma das principais ferramentas de crescimento empresarial da atualidade. Com o grande número de pessoas conectadas, não existe melhor ambiente para abordar seu público do que a internet, o que tende a se intensificar ainda mais nos próximos anos.
No entanto, não basta ser visto. Além de trabalhar o contato com seus clientes e possíveis clientes, é essencial desenvolver uma estrutura de gestão que suporte as vendas realizadas e permita um controle adequado de todas as etapas existentes antes, durante e após suas campanhas.
Pensando nisso hoje falaremos qual o melhor caminho para alinhar sua estratégia de Marketing Digital com uma das principais ferramentas de gestão da atualidade: o sistema ERP (Enterprise Resource Planning).
O Marketing Digital e o Aumento das Vendas
Para entender como o Marketing Digital se relaciona com o ERP, é preciso entender o conceito da estratégia. Basicamente, ela se refere a iniciativas de marketing desenvolvidas em um ambiente virtual, de forma a atrair a atenção das pessoas que, de alguma forma estejam conectadas.
Os motivos que levaram essa proposta a se popularizar são inúmeros. Além do baixo custo, em relação a metodologias tradicionais, a maior parte das pessoas gastam horas todos os dias navegando na internet e, consequentemente, são facilmente alcançadas por esse meio.
Outro fator importante é a escala e o alcance do Marketing Digital. Por meio dele é possível dar visibilidade a um negócio em qualquer lugar do mundo com internet disponível. Isso, naturalmente, impacta de forma acentuada o volume de vendas da sua empresa.
Dessa forma, toda a estrutura da organização é afetada, uma vez que processos como gestão de estoque e controle financeiro são fortemente afetados com o sucesso das estratégias de Marketing Digital. Nesse ponto se inicia a importância do ERP, também conhecido como Sistema de Gestão Empresarial Online, como ferramenta central de suporte às atividades desempenhadas no negócio.
Planejando para Crescer
Um segundo ponto essencial sobre a relação do Marketing Digital com o ERP é o planejamento. Toda estratégia de negócio precisa ser pensada e estruturada antes de sua execução e depende de fatos e dados que apontem para o caminho correto, além de uma estrutura factível de funcionamento.
Externamente isso se refere principalmente a conhecer os números do seu negócio, definindo indicadores e dashboards que apoiem a tomada de decisões em relação ao seu cliente. O sistema ERP ajuda a identificar os reflexos dos padrões de comportamento no negócio, permitindo maior previsibilidade das operações e das possíveis escolhas do gestor.
Internamente, a ferramenta auxilia na estruturação dos processos de forma otimizada, permitindo a gestão das interfaces e garantindo que elementos correlacionados, como estoque, vendas e financeiro, sejam geridos de forma integrada.
Gerindo o Cadastro de Clientes
Outro ponto relevante quanto ao alinhamento do Marketing Digital com o ERP se refere à gestão de cadastros dos clientes.
Quando você realiza campanhas você não está focado unicamente na venda daquele produto específico ou na atração para um momento em particular. Você deseja estabelecer um diálogo duradouro que abra as portas para oportunidades comerciais por tanto tempo quanto possível.
No entanto, isso só é possível se você tiver uma ferramenta poderosa o suficiente para permitir uma gestão automatizada dos cadastros, simplificando o seu trabalho de controle e garantindo que os dados corretos estejam devidamente registrados e sejam utilizados da forma adequada para atrair e reter seu público.
O ERP cria então, um diretório que suporta suas atividades de marketing digital, ao armazenar e tratar de forma adequada informações dos seus clientes e possíveis clientes.
Alinhando Sua Estratégia Tecnológica
Integrar seu plano de Marketing Digital com seu ERP é apenas um dos muitos passos que devem ser tomados no sentido de aprimorar sua gestão tecnológica. Com o grande número de sistemas e metodologias que surgiram nos últimos anos, é necessário desenvolver medidas para um funcionamento enxuto das atividades em todos os níveis.
Com o dinamismo da administração de negócios na atualidade, sem integrar as várias frentes estratégicas, torna-se fácil se perder em meio aos números e às necessidades da operação. Lembre-se que quanto mais fragmentada a forma de trabalho da sua empresa, mais árdua a tarefa de mantê-la em alto nível de produtividade.
Agora que você viu todas as vantagens de alinhar essas duas estratégias em seu negócio não perca tempo! Traga sua empresa para referências no mercado de marketing digital e ERP.