Baixa conversão? Como melhorar índices de conversão em campanhas B2B

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Melhorando índices de conversão em campanhas B2B

Quando pensamos em campanhas de marketing, buscamos ferramentas que nos ajudem a avaliar as atividades de marketing digital e qual o rumo que estão levando tanto para o lado positivo como o negativo.

A taxa de conversão é uma delas, uma métrica habitualmente utilizada como indicador para apontar a eficácia da estratégia de comunicação digital. Com o passar do tempo, o setor de marketing – que pode se valer de uma empresa especializada em marketing B2B – vai avaliando e analisando o crescimento, estabilidade ou até as quedas nesta métrica, e em caso de baixa performance é necessário uma reavaliação tática e eventualmente novas estratégias.

A conversão é o primeiro tópico para a captação de leads(ou possíveis compradores), que pode ser realizado, por exemplo, com uma landing page, onde o cliente acessa algum conteúdo que interesse e fornece seus dados para a empresa. Desta forma se inicia o processo para desenvolver leads utilizando conteúdos que são divulgados através de e-mail marketing, newsletter e outras formas de contato com o cliente.

Em relação a isto, é necessário entender como funciona a otimização da taxa de conversão e a sua influência  no aumento das vendas. Este será um “termômetro” utilizado para medir a aceitação do público alvo diante das estratégias comerciais traçadas.

Por isso, listamos aqui 3 passos importantes para aumentar o seu número de conversões.

Conheça seu público alvo

Para aumentar a taxa de conversão, é necessário que a equipe realize uma análise profunda para entender qual a real necessidade que o público-alvo precisa, procurando atender às suas expectativas.

Listadas estas necessidades você pode direcionar seus esforços a partir disto, oferecendo conteúdo relevante e de interesse, de forma a despertar uma maior curiosidade em sua empresa, e assim aumentar o desejo de adquirir o produto ou serviço que você oferece. 

Lembrando que a empresa deve sempre procurar otimizar seu SEO, investir em design de seu conteúdo e fazer uso de técnicas de comunicação persuasiva, sem ser invasivo. 

Coloque foco na experiência

A jornada de compra é uma das maiores prioridades do marketing digital das empresas. Essa fase começa quando o potencial cliente tem o primeiro contato com a sua organização. Se há uma boa experiência nas interações na web, no atendimento, etc., com certeza as chances dele adquirir seu produto ou serviço fica maior.

Gerenciar constantemente suas campanhas

Um bom gerenciamento de campanhas ajuda a evitar ruídos na comunicação e por isso é importantíssimo. Se puder fazer isto com uma ferramenta especializada, melhor ainda. E quais os principais pontos que você precisa se atentar para gerenciar bem a sua campanha? São os seguintes:

– Direcionar diferentes campanhas para diferentes públicos

Ter um briefing bem detalhado, baseado em estudos, pesquisas e fontes, de maneira que o público-alvo possa ser bem identificado e segmentado. Assim é possível ter uma melhor noção de com quem a campanha deve ‘conversar’ e do que precisa ser feito para garantir que tudo está no caminho certo para atingir as metas traçadas.

– Monitorar constantemente as métricas

O acompanhamento constante das métricas é essencial, assim você pode saber se vale a pena continuar com as ações da forma que estão ou se há necessidade de mudanças para melhorar os resultados. Daí a importância de se definir já de início claramente quais serão estas métricas.

– Implementar mudanças necessárias rapidamente

A partir do monitoramento constante, quando detectadas necessidades de mudanças, elas precisam ser feitas de forma rápida. O investimento na campanha precisa ser otimizado, e quanto mais se demora para ajustar alguma coisa, menor o retorno geral que é possível se conseguir, fazendo assim com que a campanha seja um sucesso.

– Explorar mais as campanhas que estão dando certo e abortar as que vão mal

Após os passos acima executados é hora de ver quais campanhas realmente estão rodando bem e quais não estão. Estas últimas só vão contribuir para um resultado menor do que o esperado, por isso devem ser finalizadas. Já as que estão dando certo não só melhoram o resultado da campanha como servem de modelo para campanhas futuras.

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Fonte: Mundo do Marketing

 

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