A era do TikTok: ele serve para minha estratégia de marketing digital?

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A era do TikTok é um fenômeno, mas, não é todo tipo de negócio que pode inseri-lo na sua estratégia de marketing digital. Entenda o porquê!

O desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital eficiente nas empresas depende de vários aspectos, e entre eles está seu posicionamento nas redes sociais.

De acordo com um estudo publicado pela Cuponation, uma multinacional alemã, em média os brasileiros ficam cerca de 5 horas por dia nos aplicativos de interação com outras pessoas, sendo este um dos maiores tempos de consumo no mundo inteiro.

Nesse sentido, essas plataformas podem ser muito bem aproveitadas na divulgação da empresa, em seu posicionamento de mercado e mesmo na captação de novos leads, possibilizando uma interação mais efetiva com potenciais clientes das empresas.

Dentre as redes sociais, o TikTok vem ganhando bastante destaque. Muitos negócios já apostam na ferramenta por conta de seu grande potencial de conquistar o público. No entanto, será que qualquer tipo de empresa pode aproveitar essa ferramenta para alavancar seus resultados, incluindo-a em sua estratégia de marketing digital? É o que você vai descobrir neste nosso conteúdo.

TikTok: o impacto da rede social em todo o mundo

Embora tenha sido criado em 2014 pela empresa chinesa Musical.ly, a era do TikTok só começou a ganhar forma a partir do ano de 2018, quando a empresa conterrânea ByteDance comprou o projeto que ainda carregava o nome da antiga proprietária.

Desde então, o TikTok é um verdadeiro fenômeno que vem conquistando milhões de usuários em todo o mundo. Um levantamento feito pela consultoria alemã Statista diz que o Brasil só fica atrás da China, país de origem e controle da plataforma, em número de pessoas que o utilizam.

Além disso, em 2018, o aplicativo teve cerca de 663 milhões de instalações, superando o número de downloads que o Instagram teve no mesmo ano. Sem contar que, o TikTok ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários em 2021.

Não à toa, muitas empresas estão aplicando os recursos da plataforma para o mundo dos negócios para potencializar seus resultados, já que um canal de comunicação que apresenta números tão expressivos não pode ser simplesmente ignorado na estratégia de marketing digital de forma alguma.

Entenda como o TikTok pode ser aplicado no marketing digital das empresas

O TikTok é uma rede social focada na criação e visualização de vídeos virais de curta duração, sobretudo com temáticas humorísticas que cativam o público mais jovem, entre 16 a 24 anos.

Por meio dos recursos do aplicativo, os usuários podem gravar o conteúdo, editá-lo de diversas formas e compartilhá-lo com seus seguidores para obter relevância como TikToker.

Enquanto no marketing digital das empresas, essa plataforma pode servir para atrair novos leads e clientes, assim como na retenção dos compradores de algum dos produtos ou serviços oferecidos.

Como o tom da comunicação no TikTok é descontraído e seus vídeos possuem pouca durabilidade, as empresas podem chamar a atenção dos consumidores com histórias contadas de um jeito mais informal ou bastidores do funcionamento do negócio, por exemplo.

Além disso, é possível investir nos anúncios pagos da plataforma, aumentando tanto o alcance quanto a eficiência na segmentação do público. Os criativos devem ser bem direcionados para os potenciais clientes do seu negócio e persuasivos o bastante para atraí-los a sua proposta, nos mesmos moldes da produção de conteúdo.

Diante das possibilidades que o TikTok proporciona para o marketing digital empresarial, é natural pensar que basta cadastrar-se na plataforma e começar produzir conteúdos que atraiam mais seguidores, não é?

Contudo, antes de inseri-lo na estratégia de marketing digital da sua empresa, as características do aplicativo precisam ser consideradas de acordo com seu modelo de negócio.

Apesar da febre, o TikTok serve para sua estratégia de marketing digital?

A resposta é: depende. De fato, a utilização dos recursos do TikTok pode ser muito benéfica para o marketing digital de muitas empresas, mas por outro lado, essa pode não ser uma boa ideia para outras.

Isso porque, diferente de outras redes sociais, o TikTok não tem um público tão abrangente. Pelo contrário, segundo dados da própria plataforma 66% dos usuários têm menos de 30 anos, sendo a maioria de 16 a 24 anos.

Desse modo, empresas que são mais formais, com uma persona mais séria e numa faixa etária de 40, 50 ou 60 anos, podem não obter resultados eficientes com o uso do TikTok.

Só que, caso sua empresa tenha clientes dentro da idade especulada pelo TikTok, inclui-lo na estratégia de marketing digital pode trazer resultados excelentes, por conta das diversas possibilidades que o aplicativo disponibiliza.

Conclusão

Portanto, apesar da febre do TikTok, é necessário uma boa avaliação de seu público alvo na rede e seus objetivos com ela, para definir se de fato serve para seu modelo de negócio. Como em todas as outras ações e estratégias de marketing digital, você precisa estudar os comportamentos da sua ‘persona’, entender os benefícios e desvantagens da aplicação da novidade e se possível realizar alguns testes para então tomar uma decisão em definitivo.

Então, converse com os líderes da sua equipe de colaboradores e coloque na mesa os prós e os contras do TikTok, em relação às características da sua empresa e comprador ideal.

Gostou deste artigo? Então aproveite e veja também o nosso conteúdo sobre como melhorar os resultados da sua estratégia de marketing digital!

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