Como usar redes sociais na sua estratégia de vendas
Muitas empresas ainda não utilizam a fundo as redes sociais em sua estratégia de vendas, apesar delas serem altamente influentes na web e serem excelentes canais para chegar até o público-alvo.
No entanto, com um pouco de planejamento, técnica e alguns conhecimentos é possível obter ótimos resultados. E é isso que você verá neste artigo. Acompanhe!
As redes sociais mais influentes do momento
Se, ao falar em redes sociais influentes, o Facebook lhe vier primeiro à mente, você está coberto de razão. O Facebook é a rede das redes. Estima-se que mais de 1,9 bilhão de pessoas tenham perfis em todo o mundo e no Brasil mais de 99 milhões de usuários são ativos diariamente.
No entanto, é importante prestar atenção em redes como o LinkedIn, que tem um perfil mais profissional, o Instagram, voltado para publicação de imagens e vídeos curtos, e o Twitter, que é o microblog de até 140 caracteres.
Cada rede social tem suas particularidades e é acessada por um grupo diferente de pessoas, para finalidades também distintas. Portanto, é preciso conhecer bem a linguagem a ser empregada, os conteúdos que funcionam, as possibilidades de anúncios e também o tipo de oferta que deve ser publicada em cada uma delas.
É importante também dizer que estar presente nas redes sociais é uma boa maneira de fazer com que a marca ganhe visibilidade, além de facilitar a interação com o público-alvo.
4 dicas para começar a usar redes sociais para vender produtos e serviços
Com base nas experiências que tivemos, separamos algumas dicas para quem quer começar a usar as redes sociais como canais de comercialização de produtos e serviços:
1 – Escolha as redes certas para o seu público-alvo
É tudo uma questão de saber com quem falar e como falar. Não basta sair criando perfis em todas as redes sociais, sem uma estratégia. Você deve realmente conhecer seu público-alvo para, só depois, partir para as redes sociais onde estas pessoas costumam estar.
E isso se explica por conta da natureza de cada rede. Talvez o Facebook seja a rede mais “café com leite” de todas, mas isso não se aplica a LinkedIn, Instagram e Twitter, por exemplo.
E mais: além de entender em quais redes os seus clientes ideais estão, você deve saber qual é o comportamento deles em cada rede. As perguntas que você precisa responder são: o que meus potenciais clientes fazem nesta rede? Que tipo de conteúdo eles consomem ali? Como se comportam?
Sabendo de tudo isso, vá em frente. Você já pode começar a pensar em um plano de ação para mostrar seus produtos e serviços nas redes sociais certas para as pessoas certas.
2 – Entregue conteúdo e não apenas propaganda
Entenda que as mídias sociais são canais da internet. E na internet não se faz o marketing tradicional; se faz marketing digital!
Quer ver uma coisa que você não deve fazer nas redes sociais? Propaganda pura e simples. Sim, você pode e deve inserir anúncios no Facebook Ads (aproveite o poder de segmentação dessa ferramenta!), mas faça isso trabalhando paralelamente com conteúdo educacional e informações relevantes. Você deve cativar sua audiência com algo útil, que não seja simplesmente com a intenção de vender.
E por que isso? Porque as mídias sociais só funcionam quando há interação. As pessoas só interagem (curtem, compartilham, comentam) com conteúdos e informações relevantes; nunca, ou quase nunca, com anúncios. Elas estão ali para se relacionar, para compartilhar notícias, dicas, novidades. Rede social é lugar de criatividade e – muito importante – diálogo.
Se você tiver uma boa estratégia de conteúdo, conseguirá engajar seu público e então terá autoridade para oferecer seus produtos.
– Leia também: Marketing de Conteúdo: como montar uma estratégia poderosa para sua empresa.
3 – Mensure os resultados, mas não caia na tentação das “métricas de vaidade”
Outro ponto fundamental para quem quer inserir as redes sociais em sua estratégia de vendas é fazer a mensuração correta dos resultados. Acontece que é muito fácil incorrer em métricas que não necessariamente demonstram resultados reais, as chamadas “métricas de vaidade”.
Por exemplo, se você acha que ter muitos seguidores é uma métrica legal, logo perceberá que ter muita gente que não compra é pior do que interagir com poucas pessoas, mas que realmente fazem parte do público-alvo. E isso está ligado lá com a nossa primeira dica: conheça seu público e trabalhe para engajá-lo. Não queira falar com todos, pois quem fala com todos pode não falar com ninguém!
Então aprenda a usar os dashboards das redes sociais. Verifique as áreas de configurações e analytics das redes e aprenda a interpretar os dados demográficos sobre o público, sobre o alcance das publicações. Você precisa, por exemplo, identificar quem são os internautas que mais interagem para verificar se estas pessoas são mesmo seu público-alvo.
Trabalhando com indicadores realmente relevantes, você conseguirá saber em quais horários é melhor publicar, que tipo de conteúdo agrada mais, para quais seguidores direcionar anúncios, qual o tom das postagens que fizer etc.
4 – Tenha ofertas relevantes e direcione as pessoas para elas
Ok, você fez tudo o que indicamos até aqui. Agora é hora de verificar como você está direcionando as pessoas que estão nas redes sociais para comprar seus produtos e serviços. Divulgue landing pages (páginas de destino) onde as pessoas possam deixar seus dados em troca de um conteúdo rico, ou um e-commerce bem estruturado para que seu público possa fazer a compra online.
Perceba que as redes sociais não podem ficar desconectadas do restante dos seus canais digitais. Muito pelo contrário, as redes são “espaços alugados” que não te pertencem. Você precisa ter um bom site, um blog interessante e, quando for o caso, uma loja virtual que funcione bem.
O que você achou destas dicas? Elas te ajudaram a começar a traçar uma estratégia para as redes sociais? Deixe seu comentário!