O que aprendemos com o WhatsApp Business até agora e como usá-lo no B2B?
Segundo a pesquisa Digital 2022: Brazil, 96,4% dos usuários de internet no Brasil estão no WhatsApp. Esse número equivale a mais de 165 milhões de usuários.
Com tanta gente assim usando o aplicativo mensageiro, traçar estratégias de marketing digital usando o WhatsApp Business é mais do que necessário para as empresas.
No mercado B2B, isso também é válido. Afinal, o WhatsApp já se consolidou como uma ferramenta utilizada no ramo empresarial, principalmente após o lançamento de sua versão Business.
Dicas para usar o WhatsApp Business nas vendas B2B
O WhatsApp Business oferece grandes vantagens para os negócios. Desde que o aplicativo foi criado, em 2018, testamos várias estratégias com nossos clientes.
Abaixo, veja algumas dicas interessantes para conquistar mais vendas B2B usando o WhatsApp Business.
Mantenha seu perfil completo e atualizado
Uma das maiores vantagens do WhatsApp Business é que ele permite a criação de um perfil comercial. Nele, podem ser inseridas informações como e-mail, site, endereço físico, entre outros dados importantes da sua empresa.
Ter o perfil bem completo é importante para que o seu cliente não precise sair do aplicativo, caso queira saber alguma dessas informações.
Além disso deve ser fácil para ele se comunicar com você a partir das informações que estão lá, pense bem nisso quando for inclui-las.
Crie mensagens de ausência e saudação
O WhatsApp Business também permite a criação de mensagens automáticas para serem enviadas aos usuários.
Você pode programar mensagens de saudação, dando boas-vindas ao contato e explicando que, em breve, alguém responderá a solicitação enviada.
Mensagens de ausência também podem ser programadas, para não deixar os seus contatos sem resposta, caso eles iniciem uma conversa fora do horário de atendimento da empresa.
Na mensagem de ausência, você pode informar os horários de atendimento do seu negócio e deixar claro que, assim que possível, o contato será retomado.
Disponibilize o WhatsApp em seu site e redes sociais
Mesmo no meio empresarial, muitas pessoas rejeitam as chamadas telefônicas e preferem trocar mensagens de texto pelo WhatsApp.
Por isso, é uma boa prática instalar um plugin para mostrar o ícone do seu WhatsApp no site e no blog do seu negócio. Nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, você também pode fazer essa inserção.
Use o WhatsApp para qualificar leads
O WhatsApp também é interessante para qualificar leads. Você pode enviar conteúdos do seu blog, catálogos de produtos, apresentações comerciais, etc. Isso pode ser feito tanto diretamente como através de um grupo.
Assim como nas estratégias de e-mail marketing, o WhatsApp pode servir para que você inicie um fluxo de nutrição e consiga transformar leads em clientes para o seu negócio.
Mas, atenção! Para evitar problemas e estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), peça autorização ao usuário antes de enviar materiais publicitários pelo canal, ou deixe a opção de entrar em algum grupo para ele, enviando um convite.
Segmente os seus contatos com etiquetas
Outra funcionalidade muito interessante do WhatsApp Business são as etiquetas. Elas permitem que você organize os contatos por categorias.
Dessa forma pode criar grupos com clientes que já fecharam negócios, com os que ainda estão sendo feitas negociações etc.
Tudo fica muito mais organizado e facilita a comunicação com os leads e os clientes. Você poderá trabalhar com diferentes abordagens em cada etapa do funil de vendas, por exemplo.
Fique de olho nas estatísticas
O WhatsApp Business também tem um menu de estatísticas. Por meio dele, você pode acompanhar a quantidade de mensagens que foram enviadas, entregues, recebidas e lidas.
Tal recurso auxilia no entendimento de como está funcionando a comunicação com os clientes. A partir dos indicadores, medidas podem ser tomadas para tornar o atendimento ainda melhor.
Se você ainda não usa o WhatsApp Business em seu negócio B2B, vale a pena incluir essa ferramenta em suas estratégias de marketing.
Mantenha-se informado acessando nosso blog, e caso precise de alguma orientação mais específica, estamos à sua disposição. Entre em contato e fale conosco em nosso WhatsApp!