Tecnologia a favor do e-commerce B2B em mercado cada vez mais exigente
O comércio eletrônico cresceu em 73,88% com a pandemia e acelerou a transformação digital, ponto importante para o e-commerce b2b
O isolamento social fez as pessoas olharem mais para as telas. Lojas fechadas e diversas recomendações de distanciamento, várias pessoas enxergaram nos e-commerces opções reais e práticas para compra dos mais diversos artigos, roupas, alimentos ou aparelhos eletrônicos.
Os consumidores, que já utilizavam esse método de compra, só fizeram dele prioritário. O resultado dessa movimentação levou aos números: em 2020, por exemplo, a modalidade de comércio eletrônico obteve um crescimento de 73,88%, segundo o MCC-ENE.
Diante dos fatos, fica claro que a pandemia deu um novo ritmo à transformação digital. Hoje, o processo está muito mais acelerado e urgente. Tudo isso acabou chamando atenção da indústria e dos distribuidores, que acabaram decidindo investir pesado no modelo. E houve um aumento de 62% da participação do B2B no e-commerce brasileiro após a pandemia, segundo o estudo realizado pela McKinsey.
É correto afirmar que se trata do reflexo de uma percepção cada vez maior mundo afora: tanto consumidores quanto vendedores acreditam que lojas virtuais são mais eficientes.
Olhando para os dados, fica impossível não focar no crescimento exponencial do segmento e das possibilidades inerentes a ele. No caso do B2B, especificamente, vejo, no dia a dia, que as indústrias e os distribuidores estão cada vez mais próximos dos varejistas. E isso significa que existe uma margem enorme de progressão do modelo no Brasil e em outras localidades.
De acordo com dados da E-Consulting, em 2019, por exemplo, as vendas online B2B movimentaram R$2,39 tri no Brasil, registrando um crescimento de 17,1% em relação a 2018.
Tecnologia no centro
A evolução mencionada depende de vários fatores, como em todos os tipos de negócios. Só que no momento em que estamos entender que reconhecer a importância da tecnologia é necessário. O estudo realizado pela Gartner, por exemplo, mostrou que os investimentos em TI cresceram em 2021, o que foi fundamental para ajudar as empresas a saírem da crise gerada pela pandemia.
Já no caso do e-commerce, é essencial entender que a inovação vai muito além do que simplesmente um ambiente virtual para consolidar vendas. Trata-se de um ecossistema que oferece diversas soluções para ajudar as plataformas virtuais a enxergar a empresa como um todo. Esse é o ponto do Customer Experience as a Service (CXaaS), conceito em que a Infracommerce é líder e pioneira no Brasil, um ecossistema engloba tudo, tecnologia, pagamento, inteligência de vendas e logística, tudo integrado na proposta de um serviço horizontal que incorpora marketing digital, omnicanalidade e atendimento, entre outros detalhes importantes para o negócio.
Estar sempre atento a novos recursos, integrá-los à operação, disponibilizar as ferramentas adequadas e uma experiência satisfatória são essenciais para se destacar no mercado e chamar a atenção do cliente B2B.
Assim como os que pertencem ao segmento de B2C, eles estão mais exigentes e informados. Uma pesquisa realizada pela McKinsey apontou que esse grupo pesquisa em até 20 canais diferentes antes de fechar um negócio (sobretudo para consultar informações e comparar preços). Refere-se um cliente complexo e quem entender atender essa demanda e oferecer os melhores meios irá se diferenciar dos demais.
No geral, os resultados das vendas online fizeram várias empresas aumentarem os investimentos no digital. O resultado dessa movimentação? Maior concorrência. A partir disso, é importante ter uma estratégia robusta para se destacar nesse mercado que está cada vez mais conectado e competitivo.
As primeiras iniciativas das empresas B2B focadas no mercado online foram pensadas mais em digitalizar um pedido, do que na experiência de compra em si. Atualmente, o consumidor tem as mesmas exigências no B2B que ele tem na B2C, de que adianta enviar um catálogo online se não possui uma experiência de compra diferenciada, simples e efetiva.
Visão panorâmica
Conforme foi mencionado, a omnicanalidade é um dos pilares do e-commerce B2B. É uma condição do mercado atual. Trata-se de um efeito cascata, primeiro lugar integrar todos os canais de venda proporciona uma experiência de compra eficiente para os clientes, sejam elas online ou offline.
Segundo porque essa multipresença oferece algo muito importante: uma visão panorâmica da jornada de compra, importante destacar o conceito CXaaS. Quando vemos algo de outra perspectiva é quando conseguimos enxergar tendências, necessidades, pontos de melhoria e formas de fidelizar o cliente.
O terceiro e último, porque a digitalização de todos os canais nos traz uma fonte de dados que é alimento para poder criar uma jornada melhor, personalizada. O comprador B2B possui pouco tempo para pesquisas devido às responsabilidades que normalmente tem. Diante desse fato, ele precisa receber de maneira correta, e no canal certo, uma oferta personalizada para a realidade do seu negócio, que seja mais assertiva e completa para facilitar seu processo de tomada de decisão.
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Fonte: Exame