Site e rankeamento no Google: entenda porque um bom site é essencial para ter resultados
Compreender como site de qualidade e rankeamento no Google se relacionam é essencial para ter mais resultados em estratégias de marketing digital. Saiba mais!
Entender bem a relação entre a qualidade do seu site e o rank que ele alcança no Google é essencial para conseguir resultados positivos nas suas estratégias de marketing digital.
Isso porque aparecer no Google é só o início da jornada de compra que um potencial clientes pode estar trilhando. Seu site tem que estar preparado para receber os visitantes que entram por esta porta, apenas dessa forma é possível se aproveitar de boas estratégias de Search Engine Optimization (SEO) e fazer com que o seu site ocupe posições privilegiadas no maior buscador da internet – trazendo com isto resultados de negócios.
Google: 6 fatores que fazem as páginas terem um melhor rank
Com o objetivo de ajudá-lo a construir estratégias de marketing digital sólidas, listamos alguns dos principais fatores que fazem uma página rankear melhor, obtendo os benefícios que isto traz. Confira!
1. Pagerank
Pagerank é uma métrica que dá notas de 0 a 10 para a autoridade que as páginas têm sobre uma determinada palavra-chave.
Entre outros fatores, a nota é baseada na qualidade e na quantidade de links que a página recebe. Por isso, trabalhar bem as linkagens na produção de conteúdo é algo muito importante.
Quanto mais uma página é citada por outras, mais os robôs do Google entendem que ela é importante. Assim sendo, ela sobe nos resultados de pesquisas.
2. Originalidade e qualidade dos conteúdos
O Google também analisa a originalidade e a qualidade dos conteúdos publicados no seu site. Isto não é difícil para quem tem acesso a todos os sites do planeta e uma base de dados de páginas imensa, inclusive com versões antigas de páginas que estão no ar hoje.
Por isso, não é recomendado copiar textos ou trechos de outros sites e publicar no seu. Sempre produza conteúdos inéditos e que realmente tragam informações relevantes para os leitores.
3. Tamanho do conteúdo
Quanto maior for a quantidade de informações relevantes sobre um assunto, mais palavras terá um conteúdo que fala sobre ele, concorda?
Isso quer dizer que o Google leva em consideração o tamanho dos conteúdos para considerá-los mais ou menos relevantes.
Porém, é preciso ter cuidado! Jamais fique enrolando ou “enchendo linguiça” apenas para o texto render mais palavras.
Se o assunto já foi totalmente explorado, não há motivos para estender o texto, o que tornará a leitura cansativa e afastará usuários do seu site.
O ideal é sempre pensar no meio termo, não produzindo conteúdos de leitura maçante, tampouco superficial demais.
4. Palavra-chave no título
Ter um site de qualidade e rankeamento no Google também passa pelo uso das palavras-chave no título.
Além disso, recomenda-se que, ao produzir conteúdos em formato de texto, a palavra-chave trabalhada também seja colocada em um ou mais subtítulos do artigo.
Se você usa o WordPress, pode instalar um plug-in para ajudar nessas otimizações, o que aumenta muito as chances de você publicar um conteúdo que será bem rankeado no Google.
5. Tempo de permanência do usuário na página
O Google sabe quanto tempo os usuários permanecem nas páginas. Por isso, entende que, se uma pessoa acessou uma página e logo saiu, não encontrou ali o que precisava.
Por esse motivo, é importante ter uma escrita persuasiva e que consiga reter os leitores no site. Trabalhar com imagens impactantes também é uma ideia das mais interessantes.
6. Velocidade de carregamento da página
Para que um site tenha um bom rankeamento no Google, é imprescindível que ele proporcione uma boa experiência aos usuários.
De tal modo, recomenda-se que as páginas levem, no máximo, dois segundos para serem totalmente carregadas.
Reduzir o tamanho das imagens e adotar alguns recursos de otimização da programação pode ajudar muito nesse sentido.
7. Design responsivo
O design responsivo é aquele em que as páginas acessadas se ajustam ao tamanho da tela do dispositivo utilizado para fazer o acesso.
Assim sendo, os usuários sempre terão uma boa experiência, independentemente se estão acessando o site por um computador, tablet ou celular, por exemplo.
Esses são os principais fatores que devem ser analisados para melhorar a relação entre site de qualidade e rankeamento no Google. Considere tudo isso para conquistar melhores resultados em suas estratégias.
Quer saber mais? Então entre em contato conosco e converse com nossos especialistas! Estamos à disposição para ajudá-lo com essas demandas.